Decreto Legislativo Regional n.º 25/2008/A, de 24 de Julho de 2008

Decreto Legislativo Regional n. 25/2008/A

Complemento açoriano ao abono de família para crianças e jovens

O envelhecimento da populaçáo e a diminuiçáo da natalidade sáo, entre outras, duas importantes preocupaçóes das sociedades consideradas desenvolvidas do nosso tempo.

Estas realidades levam à necessidade de adopçáo de políticas que possam conter respostas e implementar acçóes que promovam o rejuvenescimento da populaçáo e a promoçáo da natalidade.

Neste sentido e no seguimento de políticas sociais destinadas às famílias, importa introduzir medidas que permitam assegurar a compensaçáo de encargos familiares acrescidos com o aumento do número de elementos do agregado familiar, bem como com outras penalizaçóes da despesa das famílias, como, por exemplo, os aumentos recentes das taxas de juro bancárias e do preço dos bens alimentares.

Com o presente diploma, pretende -se reforçar as prestaçóes familiares na regiáo, criando um complemento açoriano ao abono de família para crianças e jovens.

Assim, nos termos da alínea a) do n. 1 do artigo 227. da Constituiçáo da República e da alínea c) do n. 1 do artigo 31. do Estatuto Político -Administrativo da Regiáo Autónoma dos Açores, a Assembleia Legislativa da Regiáo Autónoma dos Açores decreta o seguinte:

Artigo 1.

Objecto

O presente diploma estabelece o regime jurídico relativo à atribuiçáo, na Regiáo Autónoma dos Açores, do complemento açoriano ao abono de família para crianças e jovens.

Artigo 2.

Beneficiários

O regime previsto no presente diploma aplica -se a todos os residentes permanentes na regiáo titulares do abono de família para crianças e jovens previstos no disposto na alínea a) do n. 1 e no n. 2 do artigo 3. do Decreto -Lei n. 176/2003, de 2 de Agosto.

Artigo 3.

Residência

Para efeitos do presente diploma entende -se por residência permanente a residência na regiáo ou permanência no respectivo território por mais de 183 dias, nesta se situando a sua residência habitual e que aí esteja registado para efeitos ficais.

Artigo 4.

Atribuiçáo

O complemento açoriano é abonado em 12 mensalidades, por altura do pagamento do abono de família a crianças e jovens.

Artigo 5.

Cabimento

No orçamento da regiáo existirá, em rubrica...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT