Decreto n.º 55/80, de 01 de Agosto de 1980

Decreto n.º 55/80 de 1 de Agosto Em 1 de Janeiro de 1980 foi o arquipélago dos Açores assolado por um violento e devastador sismo, que atingiu de forma particularmente violenta as ilhas Terceira, S.

Jorge e Graciosa, provocando graves danos materiais, deixando sem abrigo nem haveres alguns milhares de pessoas e enlutando muitas famílias açorianas.

De entre as unidades militares que pronta e abnegadamente desencadearam imediatas acções de socorro às populações atingidas, destacou-se o N. R. P. Jacinto Cândido pela dedicação e empenhado esforço de toda a sua guarnição em apoio aos sinistrados da ilha de S. Jorge.

Tendo recebido ordens imediatamente após a ocorrência do sismo para aprontar e seguir para Angra do Heroísmo, fê-lo apenas em cerca de meia hora, graças à abnegação e espírito de missão de toda a sua guarnição, sendo o primeiro meio exterior à ilha que ali chegou com socorros e que garantiu, nas primeiras horas, as necessáriascomunicações.

Seguindo para S. Jorge ainda no mesmo dia, recolheu a bordo os feridos e desalojados de várias fajãs que então estavam sem ligações terrestres, tendo prestado cuidados médicos e transportado muitas dezenas de pessoas. Nesta missão humanitária, manifestou toda a guarnição do navio inesgotável espírito de sacrifício e solidariedade humana, suportando sem desfalecimento a adversidade do tempo e a dureza do esforço exigido.

Continuou a unidade até 29 de Fevereiro de 1980 a sua eficaz e persistente acção de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT