Resolução do Conselho do Governo N.º 148/2008 de 30 de Outubro

A casa onde nasceu Manuel de Arriaga, o primeiro presidente constitucional da República Portuguesa, localiza-se na Travessa de S. Francisco / Rua do Arco, freguesia da Matriz, cidade e concelho da Horta, ilha do Faial.

Também conhecido pela “Casa das Florinhas”, o edifício data dos inícios do século XIX. É propriedade da Diocese de Angra e encontra-se em estado de grande deterioração.

Durante o primeiro quartel do século XX, a agora denominada Casa Manuel de Arriaga serviu de Centro de Acção Católica. A partir de meados dos anos 50 e até inícios da década de 70, ali funcionou o Lar Académico da Horta, albergando alunos de fracos recursos, provenientes das ilhas do Pico, S. Jorge, Graciosa, Flores e Corvo, os quais para o Faial se deslocavam para completar estudos liceais.

Manuel José de Arriaga Brum da Silveira nasceu a 8 de Julho de 1840, filho de Sebastião José de Arriaga Brum da Silveira, último administrador do morgado dos Arriaga, e de D. Maria Cristina Pardal Ramos Caldeira.

Professor liceal, escritor, poeta, advogado e um grande orador, Manuel de Arriaga, um dos vultos eminentes no quadro cultural da sua época e um dos subscritores do “Manifesto das Conferências do Casino”, foi um republicano histórico, chamado a desempenhar diversas funções.

Estudou direito na Universidade de Coimbra de 1860 a 1865. Membro do Partido Republicano, de cujo directório fazia parte, foi eleito quatro vezes, deputado pelo círculo da Madeira (de 1882 a 1892). Considerado um orador notável, muitos dos seus discursos deram um impulso não negligenciável à causa republicana. Não partilhava, porém, o anti-clericalismo próprio dos primeiros republicanos portugueses.

Depois da proclamação do regime republicano, e para serenar os ânimos agitados dos estudantes da Universidade de Coimbra, foi nomeado reitor daquela Universidade, tomando posse a 17 de Outubro desse ano. Desempenhou também as funções de Procurador da República.

Foi deputado constituinte em 1911 e, nesse mesmo ano, a 24 de Agosto, já com a idade de 71 anos, foi eleito Presidente da República, proposto por António José de Almeida, chefe da tendência evolucionista, contra o candidato mais directo, Bernardino Machado, proposto pela tendência que, mais tarde, dará...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT