Resolução do Conselho do Governo N.º 112/2004 de 29 de Julho

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES

Resolução do Conselho do Governo n.º 112/2004 de 29 de Julho de 2004

O Convento da Esperança, localizado na freguesia de S. José, na cidade de Ponta Delgada, integra a igreja de Nossa Senhora da Esperança, conhecido templo de culto católico, onde se venera a imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres, centro das grandiosas festividades que, anualmente, são promovidas em louvor do Ecce Homo. Por essa razão, a respectiva igreja foi elevada, há já alguns anos, à categoria de santuário diocesano, constituíndo um fortíssimo núcleo de difusão de fé e religiosidade, a que o povo açoriano está profundamente ligado.

Extinto por força da Lei de 4 de Abril de 1861, o Estado tomou posse do mosteiro em 29 de Dezembro de 1894, data do falecimento da última religiosa, ali recolhida, altura a partir da qual a guarda e conservação do mesmo foram confiadas a uma comissão.

Logo nesse ano, a Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres solicitou a cedência do edifício para nele instalar um recolhimento de senhoras, ensino e oficinas de trabalho para menores do sexo feminino.

Em 1901 é a Associação Caridade do Século XX que é autorizada, provisoriamente, a instalar na área do extinto convento um recolhimento para manter e educar crianças expostas, abandonadas e desvalidas.

Actualmente, todo o convento se encontra, assim, adstrito a fins de carácter religioso, educativo e assistencial. Nele estão albergadas a Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres e a Congregação das Irmãs de Maria Imaculada e, ainda, um Lar para assistência a raparigas e um Jardim de Infância, a cargo do Patronato de S. Miguel.

Desde há muito tempo, designadamente desde 1959, a Diocese de Angra e Ilhas dos Açores tem manifestado interesse em que o direito de propriedade do Convento da Esperança lhe seja cedido.

Por força da publicação do Estatuto Político - Administrativo da Região Autónoma dos Açores, o Convento da Esperança, classificado como imóvel de interesse público pelo Decreto nº 39.175, de 17 de Abril de 1953, integra o património regional desde 1980.

Assim, nos termos...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT