Resolução do Conselho do Governo N.º 52/2005 de 7 de Abril

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES

Resolução do Conselho do Governo n.º 52/2005 de 7 de Abril de 2005

Considerando que as condicionantes físicas do terreno da Montanha da Ilha do Pico, consequência de antigo corte na encosta, desaterros, aterros com terras provenientes de outros locais bem como terraplanagens, provocaram a instabilidade do solo e imprevisibilidade do seu comportamento em toda a área a intervir para a construção da Casa de Apoio à Montanha do Pico - Centro Interpretativo.

Considerando que a interrupção de antigas drenagens subterrâneas e de superfície vieram aumentar a dificuldade da definição de uma solução estrutural correcta e a escolha do local teve como objectivo a sua renaturalização, integrando o edifício de modo a que este se constitua como o factor de estabilidade paisagística.

Considerando que a restabilização física desta área geográfica foi fortemente violentada a pretexto da instalação de um terreno para estacionamento.

Considerando que a complexidade da solução consagrada qualitativamente no âmbito da disciplina de arquitectura, pressupõe uma execução totalmente rigorosa da estrutura, na medida em que o edifício é concebido para ser construído como uma peça única em betão - pavimentos, paredes e cobertura - incorporando algumas redes.

Atenta a impossibilidade de previsão exacta da solução arquitectónica encontrada, atentos os motivos aduzidos e pelo facto de necessariamente se virem a verificar alterações no decurso da obra, e estas implicarem o redesenho total da pormenorização, apenas foi possível proceder, numa primeira fase, ao lançamento de uma empreitada especifica de contenção de terras, correcção hidráulica, implantação de fundações e construção de toscos em betão.

Verificando-se que no presente, após total estabilização dos problemas de ordem estrutural aduzidos, se revela necessário o lançamento da empreitada de acabamentos e instalações especiais da Casa de Apoio à Montanha do Pico - Centro Interpretativo, na qual serão...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT