Convenção Colectiva de Trabalho N.º SN/1979 de 31 de Maio

S.R. DO TRABALHO

Convenção Colectiva de Trabalho Nº SN/1979 de 31 de Maio

Convenções Colectivas de Trabalho

Contrato Colectivo de Trabalho celebrado entre a Associação Comercial e o Industrial do ex-distrito da Horta e Sindicato dos Estivadores do mesmo.

- Aos vinte e sete dias do mês de Outubro de 1978, reuniram-se os representantes da Associação Comercial e Industrial do ex-Distrito da Horta e os do Sindicato dos Estivadores do mesmo ex-Distrito, para discussão conjunta da proposta apresentada pelo Sindicato de actualização das condições contratuais vigentes para o trabalho prestado em terra e a bordo das embarcações.

Foram acordadas as condições seguintes:

Cláusula 1.ª

1 - A partir de 1 de Novembro de 1978, vigorará a tabela seguinte para a carga/descarga de navios:

2 - A partir da mesma data referida no número anterior, a prestação de trabalho nas embarcações de ligação navio/cais e cais/navio será retribuída com 30% das remunerações constantes da tabela prevista no número anterior.

3 - A composição mínima das equipas de estivadores a contratar por embarcação será de 4 homens na ilha do Pico e 5 homens na ilha das Flores.

Cláusula 2.ª

1 - As retribuições fixadas nas tabelas referidas na cláusula anterior obrigam os trabalhadores, quando em operações de descarga de navios, a prolongar o serviço até uma hora após o termo da descarga de cada porão.

2 - O período referido no número anterior destina-se a carregar camionetas com as mercadorias que, procedentes do navio em operações descarregaram para o cais.

Cláusula 3.ª

1 - O horário de serviço para o pessoal abrangido pelo presente contrato, será o seguinte:

Da 2.ª a 6.ª Feira - 08.00 as 17.00 e das 18.00 às 21.00/

Sábados - 08.00 as 12.00 Horas.

2 - Caso a Associação pretenda a prestação de trabalho aos domingos ou feriados e aos sábados depois das 12.00, as tabelas referidas nos números anteriores serão acrescidas de 100%.

Cláusula 4.ª

1 - A facturação será apresentada directamente pelo Sindicato aos recebedores/exportadores e será efectuada de acordo com as tabelas e condições previstas neste contrato, tomando por base as quantidades referidas nos manifestos de carga dos navios, ordens de embarque de conhecimentos de embarque.

2 - Sobre o total facturado nos termos do número anterior incidirão os encargos seguintes:

19% para a Previdência

19% para o seguro de acidentes de trabalho

12% para férias e subsídio de Ferias

3 - A falta de pagamento depois de 24.00 horas após a apresentação das...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT