Aviso n.º DD3064, de 09 de Setembro de 1977

Aviso Por ordem superior se torna público que foi assinado em Moscovo, em 17 de Junho de 1977, o Protocolo da segunda sessão da Comissão Mista Luso-Soviética sobre Navegação Mercante, cujo texto em português acompanha o presente aviso.

Direcção-Geral dos Negócios Económicos, 11 de Julho de 1977. - O Director-Geral Adjunto, Paulo Manuel Lage David Ennes.

PROTOCOLO DA SEGUNDA SESSÃO DA COMISSÃO MISTA LUSO-SOVIÉTICA SOBRE NAVEGAÇÃO MERCANTE A Comissão Mista, criada em conformidade com o artigo 16.º do Acordo entre o Governo da República Portuguesa e o Governo da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas sobre Navegação Mercante, celebrado em 20 de Dezembro de 1974, realizou a sua segunda sessão de trabalhos em Leninegrado e Moscovo, de 13 a 17 de Junho de 1977.

A composição das Delegações Portuguesa e Soviética consta do anexo I do presente Protocolo.

Comissão Mista aprovou a seguinte ordem de trabalhos: 1) Análise da participação dos navios portugueses e soviéticos no transporte das cargas do comércio bilateral e estudo das possibilidades de ampliação da cooperação nestedomínio; 2) Desenvolvimento da cooperação técnico-científica entre Portugal e a URSS no domínio dos transportes marítimos; 3) Troca de pontos de vista sobre problemas actuais da navegação marítima internacional; 4) Ampliação da esfera de acção do Acordo Luso-Soviético sobre Navegação Mercante; 5) Outros assuntos; 6) Marcação da data e local da próxima sessão da Comissão Mista.

  1. Análise da participação dos navios portugueses e soviéticos no transporte das cargas do comércio bilateral e estudo das possibilidades de ampliação da cooperação nestedomínio.

    A Comissão Mista examinou os dados estatísticos referentes ao transporte das cargas do comércio luso-soviético em 1976 e assinalou com satisfação um considerável aumento do transporte das cargas em relação a 1975, assim como constatou que praticamente todas as cargas do comércio bilateral foram transportadas em navios portugueses e soviéticos. Os dados estatísticos que dizem respeito ao referido transporte constam do anexo II.

    A Comissão Mista assinalou que em 1976 os navios portugueses transportaram 1026000 t, na quase totalidade petróleo e derivados, e os navios soviéticos transportaram 127000 t, na sua totalidade carga geral.

    Ambas as Delegações reafirmaram a necessidade de tomar medidas com a finalidade de se conseguir, num prazo o mais curto possível, uma distribuição equilibrada no transporte das cargas do comércio bilateral, segundo o previsto na alínea 2 do artigo 4.º do Acordo Luso-Soviético sobre Navegação Mercante.

    Para se conseguir uma participação mais equilibrada das empresas de navegação marítima de ambos os países no transporte das cargas do comércio bilateral, a Comissão Mista recomenda aos armadores portugueses e soviéticos interessados: Que estudem a possibilidade de organizar uma...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT