Aviso n.º 3481/2022

Data de publicação18 Fevereiro 2022
Data06 Janeiro 2022
Número da edição35
SeçãoSerie II
ÓrgãoMunicípio de Lisboa
N.º 35 18 de fevereiro de 2022 Pág. 412
Diário da República, 2.ª série
PARTE H
MUNICÍPIO DE LISBOA
Aviso n.º 3481/2022
Sumário: Abertura de procedimento concursal para constituição de reservas de recrutamento na
carreira e categoria de assistente operacional (educação).
1 — Nos termos do disposto no n.º 2 do artigo 33.º da Lei Geral do Trabalho em Funções
Públicas (doravante designada por LTFP), aprovada em Anexo à Lei n.º 35/2014, de 20 de junho,
na sua redação atual, e do artigo 11.º da Portaria n.º 125 -A/2019, de 30 de abril, alterada e repu-
blicada pela Portaria n.º 12 -A/2021, de 11 de janeiro (doravante designada por Portaria), e no uso
de competência que me foi subdelegada, no âmbito das atribuições do Departamento de Gestão
de Recursos Humanos, pelo Despacho n.º 3/DMRH/2022, de 3 de janeiro, publicado no Boletim
Municipal n.º 1455, de 6 de janeiro de 2022, faz -se público que, a Câmara Municipal de Lisboa, em
sua reunião extraordinária de 20 de janeiro de 2022, aprovou a Proposta n.º 15/CM/2022, subscrita
pelo Sr. Vice -Presidente, Filipe Anacoreta Correia, referente à abertura de procedimento concursal
para constituição de reservas de recrutamento na carreira e categoria de assistente operacional
(Educação), do mapa de pessoal do Município de Lisboa, com vista ao preenchimento de 180 (cento
e oitenta) postos de trabalho para constituição de vínculo de emprego público mediante a celebração
de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, o qual se encontra aberto pelo
prazo de 10 (dez) dias úteis, a contar da data da publicação do presente aviso no Diário da República.
2 — Dos 180 postos de trabalho a ocupar, 9 (nove) destinam -se a pessoas com um grau de
incapacidade igual ou superior a 60 %, nos termos do Decreto -Lei n.º 29/2001, de 3 de fevereiro,
devendo estas, para tal, fazer referência dessa qualidade no ponto 10 do Formulário de Candida-
tura a Procedimento Concursal.
3 — Nos termos do Despacho Conjunto n.º 373/2000, de 1 de março, publicado no Diário
da República, n.º 77, 2.ª série, de 31 de março de 2000, faz -se constar a seguinte menção: «Em
cumprimento da alínea h) do artigo 9.º da Constituição, a Administração Pública, enquanto entidade
empregadora, promove ativamente uma política de igualdade de oportunidades entre homens e
mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente
no sentido de evitar toda e qualquer forma de discriminação».
4 — Para efeitos do disposto nos artigos 16.º e 16.º -A do Decreto -Lei n.º 209/2009, de 3 de
dezembro, na sua redação atual, declara -se que a Área Metropolitana de Lisboa (AML), enquanto
entidade gestora de requalificação nas autarquias (EGRA), ainda não se encontra constituída. Mais
se declara que o Município de Lisboa não assume posição de EGRA, por não existirem trabalha-
dores em situação de valorização profissional.
5 — Local de trabalho: Estabelecimentos de ensino da rede pública localizados na área geo-
gráfica do Concelho de Lisboa.
6 — Caracterização dos postos de trabalho, conforme mapa de pessoal:
O perfil funcional corresponderá ao exercício de atividades inerentes à carreira e categoria de
Assistente Operacional, nos termos do mapa anexo a que se refere o n.º 2 do artigo 88.º da LTFP,
correspondente ao grau de complexidade 1, compreendendo as seguintes funções: Tarefas de
apoio à atividade docente de âmbito curricular e de enriquecimento do currículo; exerce tarefas de
enquadramento e acompanhamento de crianças e jovens, nomeadamente, no âmbito da anima-
ção socioeducativa e de apoio à família; presta apoio específico a crianças e jovens portadores de
deficiência; acompanha as crianças nas atividades educativas e/ou lúdicas, proporcionando -lhes
ambiente adequado e controla essas atividades; vigia as crianças durante o repouso e na sala de
aula; assiste a crianças nos transportes, nos recreios, nos passeios e visitas de estudo; zela pela
conservação e boa utilização das instalações, bem como do material e equipamento didático ne-
cessário ao desenvolvimento educativo.
7 — Perfil de competências pretendido:
7.1 — Orientação para o Serviço Público;
7.2 — Relacionamento Interpessoal;
7.3 — Otimização de Recursos;

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