Aviso n.º 23386/2023

Data de publicação04 Dezembro 2023
Número da edição233
SeçãoSerie II
ÓrgãoCiência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior
N.º 233 4 de dezembro de 2023 Pág. 112
Diário da República, 2.ª série
PARTE C
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR
Direção-Geral do Ensino Superior
Aviso n.º 23386/2023
Sumário: Torna público o registo de criação do curso técnico superior profissional de Gestão
de Negócios Internacionais do Instituto Português de Administração de Marketing do
Porto.
Torna -se público, nos termos do n.º 2 do artigo 40.º -T do Decreto -Lei n.º 74/2006, de 24 de
março, na sua redação atual, que, por despacho de 24 de março de 2023, da Subdiretora -Geral do
Ensino Superior, proferido ao abrigo da alínea h) do n.º 2, conjugada com o n.º 4, ambos do Des-
pacho n.º 3724/2023, de 23 de março, foi registada, nos termos do anexo ao presente aviso, que
dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Gestão de Negócios
Internacionais do Instituto Português de Administração de Marketing do Porto.
21 de novembro de 2023. — O Diretor -Geral, Joaquim Mourato.
ANEXO
1 — Estabelecimento de ensino superior:
Instituto Português de Administração de Marketing do Porto.
2 — Curso técnico superior profissional:
T652 — Gestão de Negócios Internacionais.
3 — Número de registo:
R/Cr 9/2023.
4 — Área de educação e formação:
345 — Gestão e administração.
5 — Perfil profissional:
5.1 — Descrição geral:
Pesquisar e monitorizar os mercados internacionais em que a empresa se movimente, atuar
no âmbito da prospeção e ou promoção, negociação, realização e acompanhamento das vendas
dos seus produtos e ou serviços nos mercados estrangeiros e otimizar processos de importação
e exportação.
5.2 — Atividades principais:
a) Gerir relações profissionais em contexto multicultural;
b) Desenvolver, organizar e dinamizar os espaços de vendas;
c) Desenvolver e implementar uma estratégia de comércio eletrónico;
d) Realizar a prospeção de mercado, recorrendo a diversas fontes de informação;
e) Elaborar estudos de mercado relativos aos segmentos estratégicos do mercado alvo da
empresa, posicionamento e estratégia de marketing nos mercados externos;
f) Gerir as compras em contexto internacional (importação);
g) Coordenar os serviços de apoio à importação e à exportação;
h) Elaborar relatórios de atividades comerciais no contexto da exportação do país destino;

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