Aviso n.º 20150/2020

Data de publicação15 Dezembro 2020
SectionSerie II
ÓrgãoCultura - Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural

Aviso n.º 20150/2020

Sumário: Torna pública a inscrição na Lista do Património Mundial do Santuário do Bom Jesus do Monte, na cidade de Braga.

Nos termos da decisão 43.COM8B.31, do Comité do Património Mundial, com base no critério (iv), foi inscrito na Lista do Património Mundial da UNESCO o Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, nos termos da Declaração de Valor Universal Excecional que a seguir se publica:

«Breve síntese

Localizado na cidade de Braga, no Norte de Portugal, o Santuário do Bom Jesus do Monte foi construído no alto de uma colina, com fachada voltada a oeste, com amplas vistas sobre a cidade de Braga, a Bracara Augusta romana, da qual é historicamente inseparável. O santuário é um conjunto arquitetónico e paisagístico construído e valorizado ao longo de um período de mais de 600 anos, definido, principalmente, por uma longa e complexa Viae Crucis que se expande pela colina, conduzindo os peregrinos através de capelas que abrigam coleções escultóricas evocando a Paixão de Cristo, fontes, estátuas e jardins formais. Está inscrita num recinto de 26 hectares acessíveis ao público. Pertence à Confraria do Bom Jesus do Monte, a instituição que continuamente supervisiona este Sítio desde há quase 400 anos.

O conjunto paisagístico e arquitetónico do Santuário do Bom Jesus do Monte faz parte de um projeto europeu para a criação de Sacri Monti, impulsionado pelo Concílio de Trento, neste caso encarnando um monte que testemunhou vários momentos da história da cidade de Braga e da sua arquidiocese, atingindo uma complexidade formal e simbólica única, de carácter e dimensões monumentais sem precedentes no contexto dos montes sagrados europeus, ao estilo barroco, e contemplando a narrativa religiosa característica da Contrarreforma.

É uma manifestação completa e complexa resultante de um génio criativo, sintetizado na escadaria monumental onde os modelos de conceção e as preferências estéticas representam claramente os diferentes períodos da sua construção, culminando num obra de grande unidade e harmonia entre o edificado e a paisagem. Está organizado em duas secções: (1) os momentos antes da morte de Jesus Cristo, terminando na igreja e (2) a vida gloriosa de Cristo ressuscitado, culminando no pátio dos Evangelistas. O recinto e o santuário fundem-se, resultando numa paisagem cultural única.

O estudo realizado no Bom Jesus do Monte mostrou que a história da sua construção é extremamente rica em eventos e iniciativas, destacada por importantes personalidades, permitindo definir vários períodos de tempo, desde a sua criação até aos nossos dias. A sua evolução ao longo dos séculos tem permitido uma integração contínua dos elementos, dentro da mesma narrativa religiosa, atingindo o seu ponto mais alto durante o período barroco. A sua execução foi possível através de uma extraordinária mobilização de recursos, nomeadamente através de esmolas e ofertas, representando um esforço contínuo e determinado ao longo de gerações, por um período de mais de seis séculos. O resultado é uma construção sólida e de alta qualidade, onde encontramos uma concentração de expressão artística e técnica, uma paisagem onde, juntamente com a água, se celebra o granito...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT