Aviso n.º 18190/2023

Data de publicação21 Setembro 2023
Data08 Agosto 2022
Número da edição184
SeçãoSerie II
ÓrgãoCiência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior
N.º 184 21 de setembro de 2023 Pág. 100
Diário da República, 2.ª série
PARTE C
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR
Direção-Geral do Ensino Superior
Aviso n.º 18190/2023
Sumário: Regista a criação do curso técnico superior profissional de Gestão de Vendas e Marketing
do ISLA — Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia — Escola Superior de Gestão.
Torna -se público, nos termos do n.º 2 do artigo 40.º -T do Decreto -Lei n.º 74/2006, de 24 de
março, na sua redação atual, que, por despacho de 8 de agosto de 2022, da à data Diretora -Geral
do Ensino Superior, Prof.ª Doutora Maria da Conceição Bento, proferido ao abrigo do n.º 1 do
artigo 40.º -T do Decreto -Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, foi registada, nos
termos do anexo ao presente aviso, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico supe-
rior profissional de Gestão de Vendas e Marketing, a ministrar pela Escola Superior de Gestão do
ISLA — Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia.
5 de setembro de 2023. — O Diretor -Geral, Joaquim Mourato.
ANEXO
1 — Estabelecimento de ensino superior:
ISLA — Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia — Escola Superior de Gestão.
2 — Curso técnico superior profissional:
T068 — Gestão de Vendas e Marketing.
3 — Número de registo:
R/Cr 61/2022.
4 — Área de educação e formação:
341 — Comércio.
5 — Perfil profissional:
5.1 — Descrição geral:
Gerir o processo de tomada de decisão e a operacionalização da estratégia comercial e de
marketing das empresas, em qualquer setor de atividade (comércio, indústria ou serviços). Desen-
volver oportunidades de mercado, através da aplicação de técnicas de vendas, negociação, gestão
e fidelização de clientes.
5.2 — Atividades principais:
a) Elaborar e executar o planeamento de marketing e comunicação para clientes atuais e
potenciais;
b) Definir estratégias orientadas para a concretização da venda, adaptada às novas tendências
comerciais e de marketing;
c) Analisar e definir do posicionamento e principais critérios de segmentação dos mercados
concorrenciais;
d) Proporcionar uma visão global das vendas no contexto atual, através do domínio de métodos
e técnicas que facilitam a real tomada de decisões;

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