Aviso n.º 17815/2023

Data de publicação15 Setembro 2023
Data25 Julho 2022
Número da edição180
SeçãoSerie II
ÓrgãoCiência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior
N.º 180 15 de setembro de 2023 Pág. 50
Diário da República, 2.ª série
PARTE C
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR
Direção-Geral do Ensino Superior
Aviso n.º 17815/2023
Sumário: Regista a criação do curso técnico superior profissional de Turismo e Hotelaria do Insti-
tuto Politécnico de Castelo Branco — Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova.
Torna -se público, nos termos do n.º 2 do artigo 40.º -T do Decreto -Lei n.º 74/2006, de 24 de
março, na sua redação atual, que, por despacho de 25 de julho de 2022, da à data Diretora -Geral
do Ensino Superior, Prof.ª Doutora Maria da Conceição Bento, proferido ao abrigo do n.º 1 do
artigo 40.º -T do Decreto -Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, foi registada, nos
termos do anexo ao presente aviso, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior
profissional de Turismo e Hotelaria, a ministrar pela Escola Superior de Gestão de Idanha -a -Nova
do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
5 de setembro de 2023. — O Diretor -Geral, Joaquim Mourato.
ANEXO
1 — Instituição de ensino superior:
Instituto Politécnico de Castelo Branco — Escola Superior de Gestão de Idanha -a -Nova.
2 — Curso técnico superior profissional:
T038 — Turismo e Hotelaria.
3 — Número de registo:
R/Cr 56/2022.
4 — Área de educação e formação:
811 — Hotelaria e restauração.
5 — Perfil profissional:
5.1 — Descrição geral:
Coordenar, organizar e avaliar as atividades realizadas em diferentes áreas em unidades ou
cadeias hoteleiras e planear, promover e vender produtos e serviços turísticos, de modo a garantir
um serviço de qualidade e a satisfação dos clientes.
5.2 — Atividades principais:
a) Desenvolver operações de gestão em empresas turísticas;
b) Gerir e dinamizar produtos, espaços e equipamentos turísticos considerando as boas prá-
ticas e legislação aplicável;
c) Gerir reservas e o alojamento em hotelaria;
d) Organizar e efetuar o atendimento e a receção de clientes com vista a garantir um serviço
de qualidade;
e) Planificar e organizar abordagens e técnicas de interação com os clientes no sentido de
maximizar os efeitos das atividades;
f) Coordenar e organizar as operações de comidas e bebidas garantindo a qualidade dos
serviços;
g) Gerir equipas;

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