Aviso n.º 1752/2023

Data de publicação26 Janeiro 2023
Data12 Janeiro 2023
Número da edição19
SeçãoSerie II
ÓrgãoPresidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral
N.º 19 26 de janeiro de 2023 Pág. 21
Diário da República, 2.ª série
PARTE C
PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS
Secretaria-Geral
Aviso n.º 1752/2023
Sumário: Abertura de procedimento concursal na modalidade de procedimento concursal comum
tendo em vista a ocupação de um posto de trabalho na carreira e categoria de técnico
superior — área financeira, do mapa de pessoal não dirigente da Secretaria-Geral da
Presidência do Conselho de Ministros.
1 — Nos termos do disposto no n.º 3 do artigo 30.º e do artigo 33.º da Lei Geral do Traba-
lho em Funções Públicas (aprovada em anexo à Lei n.º 35/2014, de 20 de junho), conjugados
com o artigo 11.º da Portaria n.º 233/2022, de 09 de setembro, faz -se público que na sequência
do meu despacho de 12 de janeiro de 2023, encontra -se aberto procedimento concursal na
modalidade de procedimento concursal comum tendo em vista a ocupação de 1 (um) posto de
trabalho na carreira e categoria de técnico superior — área financeira, do mapa de pessoal não
dirigente da Secretaria -Geral da Presidência do Conselho de Ministros, a prover por contrato de
trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, pelo prazo de 10 dias úteis a contar da
data da publicação do presente procedimento no Diário da República e na Bolsa de Emprego
Público (BEP).
2 — Entidade que realiza o procedimento: Secretaria -Geral da Presidência do Conselho de
Ministros;
3 — Unidade Orgânica: Divisão Financeira
4 — Número de postos de trabalho: 1 (Um)
5 — Caracterização dos postos de trabalho a ocupar:
O posto de trabalho é para funções de gestor. O gestor tem como missão conhecer e acom-
panhar os gabinetes e entidades à sua gestão, assumindo -se como a primeira linha de contacto
com os interlocutores operacionais das respetivas entidades, garantindo todos os registos conta-
bilísticos em sistema (GERFIP, SGR). O gestor é o primeiro responsável por garantir a celeridade,
tempestividade e correção dos registos orçamentais. Para o efeito, assumem particular relevância
o tempo de emissão dos cabimentos, o tempo de registo e pagamento de faturas, a preparação
e negociação das propostas de alteração orçamental e a produção de informação de suporte ao
acompanhamento dos respetivos orçamentos, enquanto fatores -chave da satisfação das entidades
apoiadas e consequentemente do sucesso do modelo de serviços partilhados da Presidência do
Conselho de Ministros. Na qualidade de primeiro conhecedor da realidade operacional e dos res-
petivos pontos fortes e constrangimentos do modelo em vigor, o gestor assume um papel determi-
nante na construção de soluções de fundo que garantam a evolução dos padrões de desempenho
da equipa, bem como o desenho de rotinas e automatismos que permitam verificar ganhos de
qualidade de vida dos próprios.
6 — Formação académica: Licenciatura
7 — Perfil Profissional:
a) Experiência na área de gestão de recursos financeiros e em GeRFiP;
b) Conhecimentos e interesse na área de gestão orçamental e financeira do Estado;
c) Conhecimentos da legislação aplicável às matérias relacionadas com a gestão de recursos
financeiros e patrimoniais;
d) Interesse no exercício de funções na área da gestão de recursos financeiros, orçamentais
e patrimoniais;
e) Conhecimentos de informática na ótica do utilizador (Excel);
f) Capacidade de análise e de organização no trabalho;
g) Adaptação a novas situações e domínio da legislação em matéria da contratação pública.

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