Aviso n.º 16351/2021

Data de publicação30 Agosto 2021
SeçãoParte G - Empresas públicas
ÓrgãoCentro Hospitalar Universitário de São João, E. P. E.

Aviso n.º 16351/2021

Sumário: Abertura do ciclo de estudos especiais de Pediatria, área de Neuropediatria.

Ciclo de estudos especiais de Pediatria - Área de Neuropediatria

Por deliberação do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de São João, EPE, de 23 de junho de 2021, faz-se público que se encontram abertas inscrições, pelo prazo de 10 dias úteis, a contar da data da publicação deste aviso no Diário da República, para a frequência do Ciclo de Estudos Especiais de Pediatria - área de Neuropediatria - criado por despacho do Vogal do Conselho Diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde, IP, de 29 de janeiro de 2009, e nos termos da Portaria n.º 227/2007, de 05 de março.

1 - Designação

Ciclo de Estudos Especiais de Neuropediatria (CEENP).

2 - Duração

O período de formação será de 24 meses.

3 - Número de vagas para frequência do Ciclo de Estudos Duas (2) vagas.

4 - Condições de admissão

Ter o grau de especialista em Pediatria ou Neurologia.

5 - Prazo de apresentação de candidaturas

Dez (10) dias úteis, contabilizados a partir da data da publicação do presente aviso no Diário da República.

6 - Regime e condições de trabalho

Todos os formandos deverão cumprir, obrigatoriamente, o mínimo de 28 horas semanais no âmbito do programa do CEENP.

7 - Objetivos

No final do CEENP, o formando deverá estar habilitado a:

Prestar cuidados diferenciados de Neuropediatria no grupo etário dos 0 aos 18 anos no internamento (incluindo Cuidados Intensivos Neonatais e Pediátricos), Serviço de Urgência e ambulatório, isolado ou integrado numa equipa neuropediátrica, sempre em estreita colaboração com as outras áreas pediátricas, com o fim de proporcionar o melhor nível de cuidados e a melhor qualidade de vida possível às crianças com doença neurológica e suas famílias;

Estabelecer a colaboração adequada com instituições de cuidados de saúde primários ou hospitais sem quadros médicos de neuropediatria, com a finalidade de prestar cuidados de neuropediatria de qualidade e de acordo com o "estado da arte"; - Colaborar em programas de investigação com outros neuropediatras e especialistas em áreas afins;

Estabelecer e desenvolver um plano adequado na transição de doentes para o seguimento por Neurologia do adulto;

Ser capaz de desenvolver e coordenar atividades de gestão e de investigação clínica na área da Neuropediatria.

8 - Programa de Formação

8.1 - Conteúdo geral

O programa do Ciclo de Estudos Especiais de Neuropediatria abrange todas as áreas do conhecimento básico e clínico da assistência pediátrica nas doenças neurológicas, com formação teórica e experiência prática estruturada nas seguintes áreas:

Embriologia, anatomia e fisiologia do sistema nervoso;

Fundamentos de bioquímica e metabolismo;

Genética e dismorfologia;

Estatística e epidemiologia;

Investigação clínica;

Desenvolvimento pré-natal e pós-natal normal;

Patologia neurológica neonatal;

Semiologia, etiologia, diagnóstico, tratamento, prognóstico e reabilitação das patologias neurológicas na criança e adolescente;

Conhecimento de técnicas de neuroimagem, estudos funcionais e neuropatologia;

Uso racional dos princípios terapêuticos;

Trabalho em equipa multidisciplinar;

Consultor de outras áreas pediátricas em doentes agudos e crónicos; - Transição para o seguimento em Neurologia do adulto.

8.2 - Conteúdo detalhado

a) Formação básica teórica

Anatomia das estruturas neurológicas e fisiologia normal do sistema nervoso; desenvolvimento embriológico normal;

Metabolismo cerebral dos neurotransmissores; metabolismo intermediário, da cadeia respiratória mitocondrial; metabolismo lisossomal;

Hereditariedade e genética molecular;

Aplicação das técnicas de genética molecular ao diagnóstico da patologia neurológica da criança;

Referenciação para consulta de aconselhamento genético;

Sinais dismórficos e síndromes malformativos mais comuns;

Conhecimentos básicos de estatística e de epidemiologia;

Metodologia de investigação, preparação e apresentação de trabalhos científicos.

b) Formação clínica teórica

Conhecimentos de semiologia e abordagem neurológica em idade pediátrica;

Conhecimentos da técnica, indicações e valorização de resultados em neuroimagem: tomografia computorizada; ressonância magnética cerebral, medular e muscular; ressonância com espectroscopia e funcional; tomografia com marcadores radioisotópicos (SPECT e PET); angiografia cerebral; indicações e técnica de ultrassonografia cerebral; correlação entre imagem e desenvolvimento e principais sinais patológicos;

Conhecimentos de técnicas, indicações, valorização dos resultados dos estudos funcionais cerebrais e periféricos: eletroencefalografia com provas de estimulação; monitorização vídeo-EEG prolongada; eletromiografia; potenciais evocados somatosensoriais, visuais e auditivos; provas complementares...

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