Aviso n.º 16351/2021
Data de publicação | 30 Agosto 2021 |
Seção | Parte G - Empresas públicas |
Órgão | Centro Hospitalar Universitário de São João, E. P. E. |
Aviso n.º 16351/2021
Sumário: Abertura do ciclo de estudos especiais de Pediatria, área de Neuropediatria.
Ciclo de estudos especiais de Pediatria - Área de Neuropediatria
Por deliberação do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de São João, EPE, de 23 de junho de 2021, faz-se público que se encontram abertas inscrições, pelo prazo de 10 dias úteis, a contar da data da publicação deste aviso no Diário da República, para a frequência do Ciclo de Estudos Especiais de Pediatria - área de Neuropediatria - criado por despacho do Vogal do Conselho Diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde, IP, de 29 de janeiro de 2009, e nos termos da Portaria n.º 227/2007, de 05 de março.
1 - Designação
Ciclo de Estudos Especiais de Neuropediatria (CEENP).
2 - Duração
O período de formação será de 24 meses.
3 - Número de vagas para frequência do Ciclo de Estudos Duas (2) vagas.
4 - Condições de admissão
Ter o grau de especialista em Pediatria ou Neurologia.
5 - Prazo de apresentação de candidaturas
Dez (10) dias úteis, contabilizados a partir da data da publicação do presente aviso no Diário da República.
6 - Regime e condições de trabalho
Todos os formandos deverão cumprir, obrigatoriamente, o mínimo de 28 horas semanais no âmbito do programa do CEENP.
7 - Objetivos
No final do CEENP, o formando deverá estar habilitado a:
Prestar cuidados diferenciados de Neuropediatria no grupo etário dos 0 aos 18 anos no internamento (incluindo Cuidados Intensivos Neonatais e Pediátricos), Serviço de Urgência e ambulatório, isolado ou integrado numa equipa neuropediátrica, sempre em estreita colaboração com as outras áreas pediátricas, com o fim de proporcionar o melhor nível de cuidados e a melhor qualidade de vida possível às crianças com doença neurológica e suas famílias;
Estabelecer a colaboração adequada com instituições de cuidados de saúde primários ou hospitais sem quadros médicos de neuropediatria, com a finalidade de prestar cuidados de neuropediatria de qualidade e de acordo com o "estado da arte"; - Colaborar em programas de investigação com outros neuropediatras e especialistas em áreas afins;
Estabelecer e desenvolver um plano adequado na transição de doentes para o seguimento por Neurologia do adulto;
Ser capaz de desenvolver e coordenar atividades de gestão e de investigação clínica na área da Neuropediatria.
8 - Programa de Formação
8.1 - Conteúdo geral
O programa do Ciclo de Estudos Especiais de Neuropediatria abrange todas as áreas do conhecimento básico e clínico da assistência pediátrica nas doenças neurológicas, com formação teórica e experiência prática estruturada nas seguintes áreas:
Embriologia, anatomia e fisiologia do sistema nervoso;
Fundamentos de bioquímica e metabolismo;
Genética e dismorfologia;
Estatística e epidemiologia;
Investigação clínica;
Desenvolvimento pré-natal e pós-natal normal;
Patologia neurológica neonatal;
Semiologia, etiologia, diagnóstico, tratamento, prognóstico e reabilitação das patologias neurológicas na criança e adolescente;
Conhecimento de técnicas de neuroimagem, estudos funcionais e neuropatologia;
Uso racional dos princípios terapêuticos;
Trabalho em equipa multidisciplinar;
Consultor de outras áreas pediátricas em doentes agudos e crónicos; - Transição para o seguimento em Neurologia do adulto.
8.2 - Conteúdo detalhado
a) Formação básica teórica
Anatomia das estruturas neurológicas e fisiologia normal do sistema nervoso; desenvolvimento embriológico normal;
Metabolismo cerebral dos neurotransmissores; metabolismo intermediário, da cadeia respiratória mitocondrial; metabolismo lisossomal;
Hereditariedade e genética molecular;
Aplicação das técnicas de genética molecular ao diagnóstico da patologia neurológica da criança;
Referenciação para consulta de aconselhamento genético;
Sinais dismórficos e síndromes malformativos mais comuns;
Conhecimentos básicos de estatística e de epidemiologia;
Metodologia de investigação, preparação e apresentação de trabalhos científicos.
b) Formação clínica teórica
Conhecimentos de semiologia e abordagem neurológica em idade pediátrica;
Conhecimentos da técnica, indicações e valorização de resultados em neuroimagem: tomografia computorizada; ressonância magnética cerebral, medular e muscular; ressonância com espectroscopia e funcional; tomografia com marcadores radioisotópicos (SPECT e PET); angiografia cerebral; indicações e técnica de ultrassonografia cerebral; correlação entre imagem e desenvolvimento e principais sinais patológicos;
Conhecimentos de técnicas, indicações, valorização dos resultados dos estudos funcionais cerebrais e periféricos: eletroencefalografia com provas de estimulação; monitorização vídeo-EEG prolongada; eletromiografia; potenciais evocados somatosensoriais, visuais e auditivos; provas complementares...
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