Aviso n.º 13759/2021

Data de publicação20 Julho 2021
SeçãoParte H - Autarquias locais
ÓrgãoMunicípio de Alcobaça

Aviso n.º 13759/2021

Sumário: Aprova o Código de Conduta da Câmara Municipal de Alcobaça.

Para os devidos efeitos se torna público o Código de Conduta aprovado pela Câmara Municipal de Alcobaça em sua reunião extraordinária realizada no dia 28 de junho de 2021:

Código de Conduta da Câmara Municipal de Alcobaça

Nota Justificativa

Estatui a Lei n.º 52/2019, de 31 de julho (regime do exercício de funções por titulares de cargos políticos e altos cargos públicos), no n.º 1 do seu artigo 19.º, que "[a]s entidades públicas abrangidas pela presente lei devem aprovar Códigos de Conduta a publicar no Diário da República e nos respetivos sítios na Internet, para desenvolvimento, entre outras, das matérias relativas a ofertas institucionais e hospitalidade".

Assim, ao abrigo do estatuído no artigo 241.º da Constituição, conjugado com o n.º 1, alínea k), do artigo 33.º do Anexo I da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, e atenta a norma habilitante prevista no n.º 2, alínea c), do artigo 19.º da Lei n.º 52/2019, de 31 de junho, foi elaborado o presente documento, submetido à Câmara Municipal para aprovação.

Artigo 1.º

Objeto e âmbito

1 - O presente Código de Conduta, adiante designado por Código, tem por objeto, em cumprimento do estatuído no n.º 1 do artigo 19.º da Lei n.º 52/2019, de 31 de julho, o desenvolvimento, entre outras, das matérias de relativas a ofertas institucionais e de hospitalidade.

2 - O presente Código é aplicável:

a) Aos membros do executivo camarário e dos respetivos gabinetes de apoio;

b) Aos dirigentes e trabalhadores da Câmara Municipal.

3 - O presente Código tem efeitos meramente internos, sem prejuízo do disposto nas demais normas constantes da legislação aplicável à atividade do Município.

Artigo 2.º

Deveres de conduta

1 - As pessoas a que se refere o n.º 2 do artigo anterior estão, no exercício das suas funções, exclusivamente ao serviço do interesse público, tendo o dever de atuar no sentido de criar no público confiança na ação da Câmara Municipal, em especial no que à sua imparcialidade diz respeito.

2 - As pessoas a que se refere o n.º 2 do artigo 2.º devem, no exercício das suas funções:

a) Ser isentas, não retirando vantagens diretas ou indiretas, pecuniárias ou outras, das funções que exercem, e atuando com independência em relação aos interesses e pressões particulares de qualquer índole, na perspetiva do respeito pela igualdade dos cidadãos;

b) Adotar uma conduta de integridade, atuando com honra, honestidade e dignidade;

c) Pugnar pela cabal...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT