Aviso n.º 12801/2016
Data de publicação | 20 Outubro 2016 |
Seção | Serie II |
Órgão | Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior |
Aviso n.º 12801/2016
Publica-se, nos termos do n.º 2 do 21.º do Decreto-Lei n.º 43/2014, de 18 de março, que, por meu despacho de 29 de julho de 2015, proferido ao abrigo do n.º 1 do referido artigo do mesmo diploma legal, foi registada, nos termos do anexo ao presente aviso, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Gestão Hoteleira e Alojamento pelo Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo.
10 de outubro de 2016. - O Diretor-Geral do Ensino Superior, Prof. Doutor João Queiroz.
ANEXO
1 - Estabelecimento de ensino superior
Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo
2 - Curso técnico superior profissional
T012 - Gestão Hoteleira e Alojamento
3 - Número de registo
R/Cr 325/2015
4 - Área de educação e formação
811 - Hotelaria e Restauração
5 - Perfil profissional
5.1 - Descrição geral
Dirigir, coordenar e controlar as atividades das secções afetas ao departamento de alojamento hoteleiro, designadamente a portaria e ou receção, os andares e quartos e a lavandaria e ou rouparia, assegurando a qualidade do serviço oferecido e o pleno aproveitamento da capacidade de alojamento.
5.2 - Atividades principais
a) Supervisionar, coordenar, organizar e controlar as secções do departamento de alojamento hoteleiro - front-office, andares e lavandaria e ou rouparia, assegurando a qualidade e a eficácia dos serviços disponibilizados;
b) Gerir os resultados financeiros do departamento de alojamento e definir preços de custo e preços de venda;
c) Coordenar a definição e a implementação de estratégias de comunicação que assegurem uma eficaz negociação com clientes, fornecedores e equipas de trabalho;
d) Definir e implementar a política comercial do departamento de alojamento, garantindo a qualidade dos serviços e a sua orientação para o cliente, através do incremento de estratégias de marketing, da implementação de instrumentos informáticos de gestão e da avaliação e análise de resultados;
e) Gerir a carteira de clientes e a negociação com fornecedores;
f) Coordenar os diversos aspetos inerentes à definição e ao funcionamento do circuito de mercadorias, com relevância para as correspondentes normas de receção, armazenamento e requisição;
g) Gerir pessoas e equipas no âmbito das operações hoteleiras, aplicando as técnicas de gestão mais adequadas.
6 - Referencial de competências
6.1 - Conhecimentos
a) Conhecimentos especializados de preços de custo, preços de venda e de resultados financeiros inerentes ao alojamento;
b)...
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