Aviso n.º 12801/2016

Data de publicação20 Outubro 2016
SeçãoSerie II
ÓrgãoCiência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior

Aviso n.º 12801/2016

Publica-se, nos termos do n.º 2 do 21.º do Decreto-Lei n.º 43/2014, de 18 de março, que, por meu despacho de 29 de julho de 2015, proferido ao abrigo do n.º 1 do referido artigo do mesmo diploma legal, foi registada, nos termos do anexo ao presente aviso, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Gestão Hoteleira e Alojamento pelo Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo.

10 de outubro de 2016. - O Diretor-Geral do Ensino Superior, Prof. Doutor João Queiroz.

ANEXO

1 - Estabelecimento de ensino superior

Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo

2 - Curso técnico superior profissional

T012 - Gestão Hoteleira e Alojamento

3 - Número de registo

R/Cr 325/2015

4 - Área de educação e formação

811 - Hotelaria e Restauração

5 - Perfil profissional

5.1 - Descrição geral

Dirigir, coordenar e controlar as atividades das secções afetas ao departamento de alojamento hoteleiro, designadamente a portaria e ou receção, os andares e quartos e a lavandaria e ou rouparia, assegurando a qualidade do serviço oferecido e o pleno aproveitamento da capacidade de alojamento.

5.2 - Atividades principais

a) Supervisionar, coordenar, organizar e controlar as secções do departamento de alojamento hoteleiro - front-office, andares e lavandaria e ou rouparia, assegurando a qualidade e a eficácia dos serviços disponibilizados;

b) Gerir os resultados financeiros do departamento de alojamento e definir preços de custo e preços de venda;

c) Coordenar a definição e a implementação de estratégias de comunicação que assegurem uma eficaz negociação com clientes, fornecedores e equipas de trabalho;

d) Definir e implementar a política comercial do departamento de alojamento, garantindo a qualidade dos serviços e a sua orientação para o cliente, através do incremento de estratégias de marketing, da implementação de instrumentos informáticos de gestão e da avaliação e análise de resultados;

e) Gerir a carteira de clientes e a negociação com fornecedores;

f) Coordenar os diversos aspetos inerentes à definição e ao funcionamento do circuito de mercadorias, com relevância para as correspondentes normas de receção, armazenamento e requisição;

g) Gerir pessoas e equipas no âmbito das operações hoteleiras, aplicando as técnicas de gestão mais adequadas.

6 - Referencial de competências

6.1 - Conhecimentos

a) Conhecimentos especializados de preços de custo, preços de venda e de resultados financeiros inerentes ao alojamento;

b)...

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