Aviso n.º 10231/2016
Data de publicação | 18 Agosto 2016 |
Seção | Serie II |
Órgão | Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior |
Aviso n.º 10231/2016
Publica-se, nos termos do n.º 2 do 21.º do Decreto-Lei n.º 43/2014, de 18 de março, que:
1 - Pelo meu despacho de 23 de julho de 2015, proferido ao abrigo do n.º 1 do referido artigo do mesmo diploma legal, foi registada provisoriamente, nos termos do anexo ao presente aviso, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Vendas para Mercados Internacionais, pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto do Instituto Politécnico do Porto.
2 - O registo tornou-se definitivo em 20 de outubro de 2015.
2 de agosto de 2016. - O Diretor-Geral do Ensino Superior, Prof. Doutor João Queiroz.
ANEXO
1 - Instituição de ensino superior:
Instituto Politécnico do Porto - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.
2 - Curso técnico superior profissional:
T251 - Vendas para Mercados Internacionais.
3 - Número de registo:
R/Cr 285/2015.
4 - Área de educação e formação:
341 - Comércio.
5 - Perfil profissional:
5.1 - Descrição geral:
Contribuir para o crescimento internacional da empresa gerindo as operações de comércio internacional, através da gestão e acompanhamento dos mercados em que a empresa opera, da pesquisa e prospeção de novos mercados e clientes, da promoção, negociação e realização das vendas dos seus produtos e ou serviços nos mercados estrangeiros e da otimização dos processos de exportação e importação.
5.2 - Atividades principais:
a) Coordenar os diferentes planos de marketing e comunicação internacionais;
b) Desenvolver e gerir as estratégias de venda aplicáveis a cada mercado;
c) Elaborar estudos de mercado e fazer prospeção de novos mercados;
d) Planear o lançamento de novos produtos e serviços;
e) Coordenar a organização e participação em feiras e eventos nacionais e internacionais;
f) Interpretar os dados económicos de cada mercado e aplicá-los no plano estratégico internacional;
g) Desenvolver e planear as estratégias de comércio digital;
h) Gerir os custos de transação e logísticos associados às operações de comércio internacional;
i) Gerir relações profissionais em contexto multicultural;
j) Coordenar as estratégias de apoio à internacionalização para novos mercados alvo;
k) Gerir cobranças em moeda estrangeira e identificar e selecionar os instrumentos de cobertura de risco associados ao comércio internacional.
6 - Referencial de competências:
6.1 - Conhecimentos:
a) Conhecimentos abrangentes de matemática;
b) Conhecimentos abrangentes de inglês aplicado aos negócios;
c) Conhecimentos abrangentes de língua portuguesa;
d) Conhecimentos abrangentes de organização e gestão...
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