Aviso n.º 10132/2016
Data de publicação | 17 Agosto 2016 |
Seção | Serie II |
Órgão | Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior |
Aviso n.º 10132/2016
Publica-se, nos termos do n.º 2 do 21.º do Decreto-Lei n.º 43/2014, de 18 de março, que, por meu despacho de 23 de julho de 2015, proferido ao abrigo do n.º 1 do referido artigo do mesmo diploma legal, foi registada, nos termos do anexo ao presente aviso, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Desenvolvimento de Produtos Multimédia pelo Instituto Superior de Tecnologias Avançadas de Lisboa.
2 de agosto de 2016. - O Diretor-Geral do Ensino Superior, Prof. Doutor João Queiroz.
ANEXO
1 - Estabelecimento de ensino superior
Instituto Superior de Tecnologias Avançadas de Lisboa
2 - Curso técnico superior profissional
T051 - Desenvolvimento de Produtos Multimédia
3 - Número de registo
R/Cr 308/2015
4 - Área de educação e formação
213 - Audiovisuais e Produção dos Media
5 - Perfil profissional
5.1 - Conceber, planear e desenvolver sistemas de informação e produtos multimédia para os mais diversos setores da economia, tirando partido dos diferentes recursos informáticos.
5.2 - Atividades principais
a) Planear, em equipa e de forma interdisciplinar, sistemas de informação;
b) Gerir, em equipa e de forma interdisciplinar, projetos multimédia;
c) Desenhar, implementar e gerir sistemas de bases de dados;
d) Identificar as necessidades fundamentais dos produtos multimédia, no domínio da interação visual e da ergonomia;
e) Adaptar as ferramentas e tecnologias standard de desenvolvimento de componentes multimédia;
f) Identificar as tecnologias abertas web (HTML5, CSS3, JavaScript e outras) para o desenvolvimento de produtos multimédia;
g) Desenvolver interfaces aplicacionais para produtos multimédia;
h) Programar as aplicações para dispositivos móveis, utilizando as linguagens de programação especificas para as aplicações nativas de cada plataforma (Android, iOS e WindowsPhone);
i) Adaptar diferentes tecnologias multimédia (áudio, vídeo e animação gráfica) a produtos multimédia;
j) Desenvolver recursos pedagógicos, de natureza multimédia e interativos, para sistemas de e-learning;
k) Aplicar as normas e recomendações que garantam que a organização gere a sua informação de acordo com as boas práticas, princípios éticos, legais, sociais e recomendações internacionais.
6 - Referencial de competências
6.1 - Conhecimentos
a) Conhecimentos profundos de técnicas de comunicação escrita e oral;
b) Conhecimentos profundos na compreensão de textos técnicos em inglês, produção textual e apresentações orais;
c) Conhecimentos profundos de matemática (lógica, teoria dos conjuntos, álgebra de Boole, grafos, matrizes e operações com bases);
d) Conhecimentos abrangentes de empreendedorismo (plano de negócios, operações correntes e periódicas das empresas e a sua análise económica e financeira);
e) Conhecimentos abrangentes sobre a natureza e o funcionamento dos mercados, nacionais e globais, com enfoque especial na área dos produtos multimédia;
f) Conhecimentos especializados sobre a arquitetura de um computador (modelos de memória conceptuais para programas desenvolvidos em linguagens de alto nível tipo C e o...
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