Aviso (extrato) n.º 20968/2023

Data de publicação30 Outubro 2023
Número da edição210
SeçãoSerie II
ÓrgãoFreguesia de Porto Salvo
N.º 210 30 de outubro de 2023 Pág. 307
Diário da República, 2.ª série
PARTE H
FREGUESIA DE PORTO SALVO
Aviso (extrato) n.º 20968/2023
Sumário: Procedimento concursal comum de recrutamento para um assistente operacional, um
assistente técnico e um técnico superior.
Procedimento concursal comum de recrutamento para um assistente operacional, um assistente
técnico e um técnico superior
Para os devidos efeitos, torna -se público que, por deliberação da Junta de Freguesia de Porto
Salvo, tomada na reunião de 11/10/2023, se encontra aberto pelo prazo de dez dias úteis, a contar
do 1.º dia útil da publicação do presente aviso na 2.ª série do Diário da República, procedimento
concursal comum de recrutamento para constituição de relação jurídica de emprego público, na
modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, para ocupação
imediata de um posto de trabalho para o desempenho das funções inerentes à categoria/carreira
de assistente operacional, um posto de trabalho para o desempenho das funções inerentes à
categoria/carreira de assistente técnico e um posto de trabalho para o desempenho das funções
inerentes à categoria/carreira de técnico superior.
1 — Caracterização dos postos de trabalho:
Referência A — contratação de um Assistente Operacional Apoio Administrativo, para
alocar especificamente ao serviço administrativo geral da junta de freguesia, incluindo apoio aos
órgãos autárquicos, para além de tarefas ou atribuições que lhe forem acometidas por lei, norma,
regulamento, deliberação, despacho ou determinação superior, entre outras que podem e devem
ser acometidas a um Assistente Operacional.
Funções gerais: Funções de natureza executiva, de caráter manual ou mecânico, enquadradas
em diretivas gerais bem definidas e com graus de complexidade variáveis. Execução de tarefas de
apoio elementares, indispensáveis ao funcionamento dos órgãos e serviços, podendo comportar
esforço físico. Responsabilidade pelos equipamentos sob sua guarda e pela sua correta utilização.
Zelar pela conservação e limpeza do equipamento que lhe for distribuído e comunicar eventuais
ocorrências anormais detetadas; Tomar as iniciativas necessárias à maximização do funcionamento
da equipa; Comparecer às ações de formação designadas pela autarquia;
Funções específicas: Facilitação do acesso, entrega e receção de documentos de expediente;
Abertura, organização e triagem da correspondência; Registo de entrada e saída de expediente;
Circulação de despachos e ordens de serviço; Condução de viatura para transporte da corres-
pondência; Atendimento presencial e telefónico (registo e encaminhamento de chamadas para os
respetivos serviços); Atualização, digitalização e arquivo de documentação no respetivo processo
físico ou eletrónico; Elaboração de respostas simples ao Freguês e Entidades; Prestação de infor-
mações simples; Elaboração de protocolos de entrega de documentos.
Referência B — contratação de um Assistente Técnico, para alocar especificamente ao serviço
administrativo geral da junta de freguesia, incluindo apoio aos órgãos autárquicos, para além de
tarefas ou atribuições que lhe forem acometidas por lei, norma, regulamento, deliberação, despa-
cho ou determinação superior, entre outras que podem e devem ser acometidas a um Assistente
Técnico.
Funções gerais: de natureza executiva, de aplicação de métodos e processos, com base em
diretivas definidas e instruções gerais, de grau médio de complexidade;
Funções específicas: conhecimentos do Código do Procedimento Administrativo; Contacto entre
os serviços, registar e organizar processos e correspondência, atendimento ao público e telefónico,
prestar informações verbais e escritas; inserção de dados em aplicações informáticas; Consulta e
tratamento de informação em aplicações informáticas; Apoio à organização e gestão de processos;
Apoio administrativo ao dirigente e aos técnicos da unidade orgânica; Elaboração de respostas a
fregueses; Gestão de reclamações por correio eletrónico, reencaminhamento para dirigentes e/ou
técnicos e acompanhamento do circuito de resposta; Prestação de esclarecimentos específicos e

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