Resolução da Assembleia da República n.º 20/2010, de 02 de Março de 2010

Resoluçáo da Assembleia da República n. 20/2010

Participaçáo da Assembleia da República na Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP -CPLP)

A Assembleia da República resolve, nos termos do n. 5 do artigo 166. da Constituiçáo, o seguinte:

Artigo 1.

Adesáo

A Assembleia da República adere à Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP -CPLP) e aceita o seu Estatuto e o seu Regimento, que se publicam em anexo à presente resoluçáo, sem prejuízo das alteraçóes que lhe venham a ser introduzidas pelo procedimento neles previsto.

Artigo 2.

Delegaçáo

1 - A participaçáo da Assembleia da República na Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP -CPLP) é assegurada pelo Presidente da Assembleia da República e por uma Delegaçáo nacional (grupo nacional).

2 - A Delegaçáo nacional (grupo nacional) é composta por cinco membros efectivos, incluindo um Presidente e um Vice -Presidente.

3 - A Delegaçáo nacional (grupo nacional) é composta também por cinco membros suplentes, que substituiráo os membros efectivos em caso de impedimento.

4 - A Delegaçáo nacional (grupo nacional) deve ser pluripartidária, reflectindo a composiçáo da Assembleia da República.

Artigo 3.

Competências

1 - O Presidente da Assembleia da República é membro da Conferência de Presidentes dos Parlamentos e do Plenário da Assembleia Parlamentar.

2 - A Delegaçáo nacional (grupo nacional) é membro da Assembleia Parlamentar e desempenha as tarefas, exerce os poderes e cumpre as obrigaçóes previstas na Resoluçáo da Assembleia da República n. 30/2008, de 23 de Julho, nos Estatutos e no Regimento da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

3 - O Presidente da Delegaçáo nacional (grupo nacional) dirige os seus trabalhos e coordena a actuaçáo dos respectivos membros.

4 - Sempre que o Presidente da Assembleia da República comparecer às reunióes da Assembleia Parlamentar assume, por inerência, a presidência da Delegaçáo portuguesa.

5 - Nas suas ausências e impedimentos, o Presidente da Delegaçáo nacional (grupo nacional) é substituído pelo Vice-Presidente.

Artigo 4.

Mandato

1 - A Delegaçáo nacional (grupo nacional) é eleita pela Assembleia da República no começo de cada legislatura e pelo período desta.

2 - Os membros da Delegaçáo nacional (grupo nacional), caso sejam reeleitos Deputados, manter -se -áo em funçóes até nova eleiçáo.

Artigo 5.

Funcionamento

O funcionamento da Delegaçáo nacional (grupo nacional) rege -se pelo disposto no artigo 2. da Resoluçáo da Assembleia da República n. 5/2003, de 22 de Janeiro.

Artigo 6.

Normas aplicáveis

A Delegaçáo nacional (grupo nacional) e os seus membros cumprem as normas aplicáveis do Regimento da Assembleia da República e da resoluçáo referida no artigo anterior.

Aprovada em 11 de Fevereiro de 2010.

O Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama.

ANEXOS

I Reuniáo da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Deliberaçáo n. 01/09

Nós, representantes democraticamente eleitos dos Parlamentos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné -Bissau, Moçambique, Portugal, Sáo Tomé e Príncipe e Timor -Leste:

Conscientes das afinidades linguísticas e culturais existentes entre os nossos povos e da sua história comum de luta pela liberdade e democracia, contra todas as formas de dominaçáo e discriminaçáo política e racial;

Desejosos de promover a sinergia resultante de tais afinidades, bem como do facto de representarmos mais de duzentos milhóes de pessoas distribuídos em quatro continentes, ao longo dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico;

Cientes de que a nossa acçáo concertada tenderá a favorecer o progresso democrático, económico e social dos nossos países, fortalecer as nossas vozes no concerto das naçóes e assegurar melhor a defesa dos nossos interesses;

Pretendendo contribuir para a causa da paz e da segurança mundiais;

aprovamos o seguinte:

Estatuto da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

CAPÍTULO I

Disposiçóes gerais

Artigo 1.

Definiçáo

A Assembleia Parlamentar é o órgáo da CPLP que reúne representaçóes de todos os Parlamentos da Comunidade, constituídas na base dos resultados das eleiçóes legislativas dos respectivos países.Artigo 2.

Sede

A Assembleia Parlamentar tem a sua sede no país que presidir à Conferência dos Presidentes dos Parlamentos.

Artigo 3.

Objectivos

Sáo objectivos gerais da Assembleia Parlamentar da CPLP:

  1. Contribuir para a paz e para o fortalecimento da democracia e das suas instituiçóes representativas;

  2. Contribuir para a boa governaçáo e para a consolidaçáo do Estado de direito;

  3. Promover e defender os direitos humanos, nomeadamente o direito das crianças, adolescentes e idosos, a igualdade e equidade do género e combater todas as formas de xenofobia e racismo;

  4. Examinar questóes de interesse comum, tendo, designadamente, em vista a intensificaçáo da cooperaçáo cultural, educativa, económica, científica, tecnológica e ambiental, e o combate a todas as formas de discriminaçáo;

  5. Combater todos os tipos ilícitos de tráfico;

  6. Harmonizar os interesses e concertar posiçóes, tendo em vista a sua promoçáo noutros fora parlamentares; pro-mover a harmonizaçáo legislativa em matérias de interesse comum especialmente relevantes;

  7. Acompanhar e estimular as actividades da Comuni-dade dos Países de Língua Portuguesa;

  8. Recomendar aos órgáos da Comunidade as possíveis linhas e parâmetros para a promoçáo das relaçóes políticas, económicas, científicas, ambientais e culturais;

  9. Promover contactos e o intercâmbio de experiências entre os respectivos Parlamentos, Deputados e Funcionários;

  10. Promover o intercâmbio de experiências, designadamente, nos domínios da legislaçáo e do controlo da acçáo do executivo;

  11. Organizar acçóes de cooperaçáo e solidariedade entre os Parlamentos Nacionais dos Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

    Artigo 4.

    Redes de funcionamento

    A Assembleia Parlamentar da CPLP (AP -CPLP) manterá, em permanente funcionamento e em regime de livre acesso, redes electrónicas de comunicaçáo, como espaços privilegiados para a cooperaçáo interparlamentar.

    CAPÍTULO II

    Órgáos

    Artigo 5.

    Órgáos da Assembleia Parlamentar

    Sáo órgáos da Assembleia Parlamentar da CPLP:

  12. O Presidente;

  13. A Conferência dos Presidentes dos Parlamentos;

  14. O Plenário da Assembleia Parlamentar da CPLP.

    Artigo 6.

    Presidente da Assembleia Parlamentar da CPLP

    1 - O Presidente da Assembleia Parlamentar da CPLP é eleito por um período de dois anos náo renovável entre os Presidentes dos Parlamentos nacionais, com base numa rotatividade entre os países.

    2 - O Presidente da Assembleia Parlamentar tem assento nas Conferências de Chefes de Estado e de Governo da CPLP.

    Artigo 7.

    Competências do Presidente

    Compete ao Presidente da Assembleia Parlamentar da CPLP:

  15. Representar, interna e externamente, a Assembleia Parlamentar da CPLP;

  16. Convocar, presidir e dirigir os trabalhos da Conferência dos Presidentes dos Parlamentos e da AP -CPLP;

  17. Estabelecer o projecto da ordem do dia da Conferência dos Presidentes dos Parlamentos, após consulta aos demais membros desta;

  18. Dar conhecimento aos...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT