Acórdão nº 1142/22.7JACBR-B.C1 de Court of Appeal of Coimbra (Portugal), 22 de Fevereiro de 2023

Magistrado ResponsávelVASQUES OSÓRIO
Data da Resolução22 de Fevereiro de 2023
EmissorCourt of Appeal of Coimbra (Portugal)

Acordam, em conferência, na 4ª Secção do Tribunal da Relação de Coimbra I. RELATÓRIO No inquérito nº 1142/22.... … os arguidos AA, BB, CC, DD e EE … foram submetidos a primeiro interrogatório judicial de arguido detido no dia ... de 2022, no termo do qual … foi determinado que aguardassem os ulteriores termos do processo sujeitos … a prisão preventiva.

* Inconformados com a decisão, recorreram os arguidos BB, CC, DD e EE, formulando no termo da motivação conjunta as seguintes conclusões: «… 2. … O presente recurso tem essencialmente como base a impugnação dos factos que o tribunal recorrido deu como fortemente indiciados e respectiva qualificação jurídica, bem como a verificação, em concreto, e, ainda, do perigo de perturbação do decurso do inquérito e do perigo de continuação da actividade criminosa e a falta de fundamentação quanto aos mesmos.

… 5. Foi dada a conhecer aos Arguidos a prova indiciária que esteve na base da aplicação da Medida de Coação de Prisão Preventiva, que … serão, a) as declarações da testemunha FF …; b) busca e apreensão de ... de 2022 … à residência do pai dos recorrentes AA (tendo sido apreendido no seu exterior uma bicicleta que foi identificada como sendo a bicicleta da vítima e que em declarações o arguido AA disse ter comprado à vítima (toxicodependente) por 20,00 €); c) apreensão do caderno/diário da vítima de fls. 462 e seguintes do qual resulta que a vítima fez serviços para o arguido AA; d) relatório pericial ... matrícula ..-..-IB (da propriedade do arguido AA) de fls. 474 o qual veio demonstrar que na mancha acastanhada recolhida na área de carga … detectou-se a presença de um perfil genético individual masculino coincidente com o perfil da vítima GG.

  1. O arguido AA, pai dos recorrentes, em súmula veio dizer que conhecia a vítima, porque esta prestou serviços de pintura da construção civil para aquele na sua casa e, ainda, num terreno que tem … 7. Esclareceu ainda … que a vítima, porque prestava tais serviços de construção civil para o recorrente, circulou variadíssimas vezes em todas as suas viaturas … e que quando faziam tais deslocações todos juntos, porque o mesmo não cabia nos assentos, ia na parte destinada à carga … Não conseguindo justificar o sangue ali encontrado da vítima ….

  2. … tendo em conta a prova indiciária recolhida não se encontra, de todo, fortemente indiciário que tenham sido os arguidos, aqui recorrentes, a praticar tais factos.

  3. … quanto aos aqui recorrentes, a única prova recolhida nos autos até aqui é o depoimento da testemunha FF … que mais não é do que um depoimento indireto, uma vez que esta testemunha se limita a dizer o que lhe foi dito por um alegado traficante de droga de nome HH.

  4. … ainda que se entenda que – como entendeu o Tribunal recorrido – que nesta fase do processo este depoimento indirecto é de valorar à luz do preceituado do art. 129º, nº 1 do CPP, sobretudo conjugado com os demais elementos de prova, a verdade é que quanto aos aqui recorrentes não há o que o Tribunal recorrido chamou de “demais elementos de prova”, nem um! … 12. No tal depoimento importantíssimo de FF, a única referência que é feita que poderia hipoteticamente implicar os aqui recorrentes na prática dos factos aqui em causa é quando este diz que quando foi comprar, juntamente com o seu amigo II, uma dose de cocaína para seu consumo a um qualquer traficante de droga do Bairro ... de nome HH, este lhe terá dito que o GG “pouco tempo antes tinha estado a levar um grande excerto de bordoada lá no bairro, que tinha sido violentamente agredido pelo tio e por alguns dos filhos dele, que o colocaram numa carrinha ... branca (de carroçaria antiga) e abandonaram o bairro.

    … 14. A questão é: quais filhos do tio? Todos os que se encontram em prisão preventiva ou apenas algum ou alguns deles? Ou poderão ter sido os outros filhos de AA e que não se encontram em prisão preventiva? (o AA tem mais 3 filhos homens que residem no Bairro ...) … … 17. … a decisão recorrida não fundamenta o porquê de considerar fortemente indiciada a matéria de facto que dá como tal quanto aos aqui recorrentes senão a circunstância – não provada – de os recorrentes se fazerem transportar usualmente na carrinha onde foi encontrada a tal mancha de sangue que teve correspondência com o perfil de ADN da vítima.

    … 21. Mais, no que diz respeito à verificação dos perigos, os recorrentes entendem que, na falta de factos, inexistem perigos.

  5. Desde logo, inexiste o perigo de continuação da atividade criminosa … seguindo o raciocínio do tribunal recorrido, se o objectivo era vingança da vítima e uma vez que está morta não existe qualquer perigo de continuação da actividade criminosa. Ela cessou com a concretização do objectivo.

  6. Inexiste o perigo de perturbação do inquérito, nomeadamente, no que concerne à aquisição, conservação e veracidade da prova, na medida em que a única testemunha inquirida nos autos que implicou o arguido AA e … alguns filhos deste … foi a testemunha FF e esta testemunha já foi ouvida perante a polícia, mas também perante o magistrado do MP … 24. Quanto ao perigo de fuga ele é igualmente inexistente: os arguidos, ora recorrentes, já anteriormente foram detidos e conduzidos às instalações da PJ de Coimbra em data bem anterior à data em que foram agora detidos … 25. Os arguidos, a partir daquela data, tiveram conhecimento de que estavam a ser investigados nos presentes autos, foram-lhes, a todos eles, comunicados os factos pelos quais eram suspeitos … desde essa data tiveram conhecimento da gravidade dos factos em causa das respectiva qualificação jurídica … 26. Mesmo assim, e porque nada havia a temer, os arguidos mantiveram-se a residir, na morada que sempre residiram … 29. … as MC aplicadas NÃO respeitam os princípios da adequação, proporcionalidade e subsidiariedade, para além de que, em concreto, não se verifica quanto aos ora recorrentes, qualquer perigo indicado na decisão recorrida.

    …».

    * O recurso foi admitido.

    * Respondeu ao recurso o Digno Magistrado do Ministério Público … Na vista a que se refere o art. 416º, nº 1 do C. Processo Penal, a Exma. Procuradora-Geral Adjunta emitiu parecer … … * II. FUNDAMENTAÇÃO … as questões a decidir, sem prejuízo das de conhecimento oficioso, são: - A inexistência de fortes indícios de terem os arguidos praticado os actos cuja autoria lhes é atribuída no despacho recorrido; - A inexistência dos perigos requeridos para a aplicação da prisão preventiva; - A suficiência da medida de coacção de obrigação de permanência na habitação.

    * Para a resolução destas questões importa ter presente o teor do despacho recorrido, que é o seguinte: «… Dos elementos probatórios carreados para os presentes autos … no confronto e em conjugação com as declarações prestadas no presente interrogatório pelo arguido AA, resulta fortemente indiciada a prática, pelos arguidos, dos seguintes factos … «1- O arguido AA, de alcunha “tio” e “roflim” é pai dos arguidos BB, CC, EE e DD.

    2- Os arguidos AA, CC, EE e DD residem na Rua ..., ... ... e o arguido BB, reside na Rua ..., ... ..., todos no bairro..., ....

    3- GG era toxicodependente deslocando-se ao bairro... para adquirir produto estupefaciente ao arguido AA.

    4- Cerca de dois meses antes de agosto de 2022, desapareceram produtos estupefacientes … e quatro caçadeiras e uma carabina que o arguido AA guardava num terreno rústico na localidade de ..., na Rua ..., em frente ao cemitério.

    5- … os arguidos convenceram-se que fora GG que deles se tinha apossado.

    6- Como forma de se vingarem de GG … após plano previamente elaborado entre si e que obteve a concordância de todos os arguidos, decidiram matar GG.

    7- Em cumprimento do plano gizado, em data não concretamente apurada, mas entre os dias 18 e 22 de agosto de 2022, entre as 21:00 e as 22:00 horas, os arguidos em comunhão de esforços e intentos, atraíram GG ao bairro... e agrediram-no … com intenção de o matar, como conseguiram.

    8- … após agredirem GG até causarem a sua morte, colocaram o seu corpo no interior da viatura de matrícula ..-..-IB, de cor ..., de marca ..., modelo ..., na zona de carga, na zona posterior do encosto do banco central do conjunto dos bancos traseiros.

    9- Após os arguidos...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT