Acórdão nº 2387/07-1 de Tribunal da Relação de Guimarães, 06 de Dezembro de 2007

Magistrado ResponsávelGOMES DA SILVA
Data da Resolução06 de Dezembro de 2007
EmissorTribunal da Relação de Guimarães

ACORDAM EM CONFERÊNCIA NA SECÇÃO CÍVEL DO TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE GUIMARÃES: I – INTRODUÇÃO 1.

Aos 2007.05.29, o MINISTÉRIO PÚBLICO fez intentar autos de promoção e protecção, com processo especial, relativamente à menor TATIANA F...

, confiada à guarda do LAR RESIDENCIAL DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE GUIMARÃES, contra os pais BRUNO F...

e SÓNIA D....

  1. Alegou, em síntese, que a mesma se encontra numa situação de perigo, dadas a imaturidade da progenitora e a falta de afectividade demonstrada pelo pai, sendo que a casa onde vivem não tem condições mínimas de asseio.

  2. Foi declarada a abertura da fase de instrução, que prosseguiu com a tomada de declarações dos progenitores e inquirição das testemunhas indicadas.

  3. Não foi possível obter decisão negociada em sede de conferência.

  4. O Ministério Público apresentou as alegações a que se refere o art. 114º-nº2 da Lei 147/99, de 1 de Setembro (LPCJP), promovendo a aplicação à menor da medida confiança com vista a adopção.

    Também apresentaram alegações os respectivos progenitores, a menor, a Associação de Apoio à Criança de Guimarães (doravante designada por AAC de Guimarães) e Aida S... (id. a fls.194).

  5. Realizou-se debate judicial, no qual intervieram as Exmas Juízes Sociais, com gravação dos depoimentos pestados, encerrado com alegações orais.

  6. No acórdão, decidiu-se: a) aplicar à menor TATIANA F..., a medida de confiança a pessoa seleccionada para a adopção, nos termos do disposto nos arts. 35º-nº1-g),, 38º-A e 62º-A da LPCJP, a preceder por um período de vinculação observada; b) como efeito necessário dessa medida e nos termos do disposto no art. 1978º-A do Código Civil, inibir totalmente os pais da menor, TATIANA F..., do exercício do poder paternal, não havendo, nos termos do disposto no art. 62º-A-nº2 da LPCJP, lugar a visitas de qualquer familiar da menor.

  7. Irresignados, dela agravaram a menor, os seus pais e aquela Aida, tecendo leque conclusivo no sentido da revogação daquela medida, a substituir por outra que determine a confiança da menor à Aida, em conjunto com o estabelecimento de um regime de visitas daqueles progenitores.

    O Ministério Público contra-alegou no sentido da confirmação do julgado.

  8. A decisão vê-se tabelarmenet sustentada.

  9. Colhidos os legais vistos, cumpre apreciar e decidir.

    II – MATERIALIDADE Vêm tidos por provada os seguintes factos: 1. A TATIANA F... nasceu no dia 5 de Dezembro de 2006, na freguesia de Creixomil, em Guimarães; é filha de BRUNO F..., à data com 24 anos de idade, e de SÓNIA D..., à data com 15 anos de idade.

  10. A SÓNIA D... foi sinalizada à CPCJ de Guimarães em virtude da sua mãe, Maria Lúcia da Silva, se haver ausentado, no dia 18 de Janeiro de 2005, para a Roménia, a fim de contrair casamento com Baltazar-Suraj (cfr. fls.3 e 65 dos autos principais) deixando a Sónia, bem como os seus irmãos Manuela C..., Cristiano D..., Sandra D.... e Rita D..., entregues a si próprios.

  11. Os aludidos filhos da Maria S... encontravam-se, todos, a dormir numa barraca quase desfeita, montada no Parque Industrial de Ponte.

  12. Dada a situação de perigo em que se encontravam foram todos acolhidos, provisoriamente, no Lar da Santa Casa de Misericórdia de Guimarães; posteriormente, foi-lhes aplicada a medida de promoção e de protecção de apoio para a autonomia de vida.

  13. A adaptação das crianças na Santa Casa da Misericórdia decorreu com normalidade, isto com excepção da Sónia.

  14. A Sónia saía com frequência do Lar, por vezes sem autorização, regressando tarde, para dormir.

  15. Às vezes, cerca da meia-noite, a Sónia ainda não havia regressado, pelo que era procurada na cidade por funcionárias do Lar.

  16. Quando tinha 14 anos de idade, começou a namorar com BRUNO F..., com quem manteve relações sexuais.

  17. A Sónia nunca revelou maturidade para cuidar da filha.

  18. Quem, desde o nascimento, cuidou da Tatiana foi Aida S..., funcionária do Lar Residencial da Santa Casa da Misericórdia.

  19. Após a alta clínica da Tatiana, a Aida é que a foi buscar ao Hospital e a levou para o Lar da Misericórdia, acompanhada pelos pais da criança, assumindo, desde logo, a responsabilidade de cuidar diariamente da Tatiana, pois que nutria grande afeição, amor e carinho pela criança, e cuidava dela como se fosse a sua mãe.

  20. Durante o primeiro mês de vida da Tatiana, a Aida, no seu período normal de trabalho, cuidava da Tatiana; já fora desse período, dirigia-se ao Lar para cuidar da higiene da menina, nomeadamente mudando-lhe a fralda, mesmo nos dias de descanso semanal.

  21. Nos primeiros meses de vida, a Tatiana foi amamentada pela mãe.

  22. Quando a Tatiana contraíu um vírus, transmitido pelo leite materno - o que ocorreu em meados de Fevereiro de 2007 - é que a Tatiana deixou de ser amamentada.

  23. Na altura, a Tatiana esteve internada no Hospital de Guimarães, durante quatro dias, tendo a Aida estado, ininterruptamente, na sua companhia, dormindo no Hospital.

  24. Na mesma altura, a Sónia também se encontrava doente.

  25. Desde a altura em que a Sónia deixou de amamentar, era a Aida que, por vezes, preparava o leite para a filha.

  26. Também, por vezes, a Sónia acompanhava a Aida quando esta, após os quatro meses de idade da Tatiana, preparava a sopa para a criança.

  27. A Aida, ao cuidar da higiene e da alimentação da criança, procurou sempre incutir na Sónia a responsabilidade parental, não o tendo conseguido.

  28. A Sónia tinha como principal preocupação encontrar-se com o Bruno, ausentando-se do Lar da Santa Casa durante várias horas consecutivas.

  29. Nos dias de descanso semanal (sábado e domingo), a Aida levava a Tatiana consigo para casa, alimentando-a, vestindo-a e cuidando do seu asseio e higiene.

  30. Por vezes, a Sónia visitava a criança na casa de Aida.

  31. Pelo menos desde 5 de Fevereiro de 2007 (cfr. fls.225 dos autos principais), com a autorização da Provedora do Lar Residencial da Santa Casa da Misericórdia, Noémia P..., a Sónia passou a dormir em casa do namorado Bruno, aos fins de semana, saindo do Lar na sexta-feira...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT