Acórdão nº 621/22 de Tribunal Constitucional (Port, 27 de Setembro de 2022

Magistrado ResponsávelCons. Gonçalo Almeida Ribeiro
Data da Resolução27 de Setembro de 2022
EmissorTribunal Constitucional (Port

ACÓRDÃO Nº 621/2022

Processo n.º 905/2022

3.ª Secção

Relator: Conselheiro Gonçalo de Almeida Ribeiro

Acordam na 3.ª Secção do Tribunal Constitucional

I. Relatório

1. O Partido Social Democrata (PPD/PSD), o CDS – Partido Popular (CDS-PP) e o Partido Popular Monárquico (PPM), em requerimento subscrito por Hugo Soares, na qualidade de Secretário-Geral do PPD/PSD, Pedro Morais Soares, na qualidade de Secretário-Geral do CDS-PP e Gonçalo Câmara Pereira, presidente do Diretório Nacional do PPM, requereram ao Tribunal Constitucional, nos termos do disposto no n.º 2 do artigo 17.º da Lei Orgânica n.º 1/2001, de 14 de agosto, a «apreciação e anotação» de uma coligação eleitoral denominada «ALIANÇA COM AVEIRO», com vista a concorrer às eleições para a Assembleia de Freguesia de São Jacinto, concelho e distrito de Aveiro, nas eleições autárquicas intercalares marcadas para o dia 13 de Novembro de 2022.

2. O requerimento vem instruído com os seguintes documentos:

─ Extrato da ata da Comissão Política Nacional do PPD/PSD, de 22 de Setembro de 2022, assinada pelo Secretário-Geral, em que se deliberou, inter alia, a constituição da coligação «ALIANÇA COM AVEIRO» com os partidos CDS-PP e PPM, com vista a concorrer à eleição para a Assembleia de Freguesia de São Jacinto, concelho e distrito de Aveiro, nas eleições autárquicas intercalares marcadas para o dia 13 de Novembro de 2022.

─ Extrato da ata da Comissão Executiva do CDS-PP, de 22 de Setembro de 2022, assinada pelo respetivo presidente, em que se deliberou, inter alia, a constituição da coligação «ALIANÇA COM AVEIRO» com os partidos PPD/PSD e PPM, com vista a concorrer à eleição para a Assembleia de Freguesia de São Jacinto, concelho e distrito de Aveiro, nas eleições autárquicas intercalares marcadas para o dia 13 de Novembro de 2022.

─ Extrato da ata da Comissão Executiva do CDS-PP, de 22 de setembro de 2022, assinada pelo respetivo presidente, em que se deliberou, inter alia, mandatar a Comissão Executiva do CDS-PP para aprovar futuras coligações com outros partidos em eleições intercalares autárquicas.

─ Ata do Conselho Nacional Extraordinário do PPM, de 23 de Setembro de 2022, assinada pelo respetivo presidente, em que se deliberou a constituição da coligação «ALIANÇA COM AVEIRO» com os partidos PPD/PSD e CDS-PP, com vista a concorrer à eleição para a Assembleia de Freguesia de São Jacinto, concelho e distrito de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT