Acórdão nº 77/21.5BCLSB de Tribunal Central Administrativo Sul, 07 de Outubro de 2021

Magistrado ResponsávelRICARDO FERREIRA LEITE
Data da Resolução07 de Outubro de 2021
EmissorTribunal Central Administrativo Sul

Acordam em conferência, na Secção de Contencioso Administrativo deste Tribunal Central Administrativo – Sul: I. Relatório S..., Recorrente nos presentes autos, em que é Recorrido o CONSELHO DE DISCIPLINA DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL – SECCÇÃO PROFISSIONAL todos com os demais sinais nos autos, veio interpor recurso do acórdão proferido pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), datado de 26-05-2021, o qual julgou, improcedente, por não provado, o pedido de revogação do Acórdão recorrido que condenou a Recorrente pela prática da infracção disciplinar p. e p. pelo art. 112º, nºs 1, 3 e 4 do RD.

Para tanto, a Recorrente formulou as seguintes conclusões: 1. “Andou mal o Aresto Recorrido ao decidir como decidiu.

  1. Atenta a prova produzida nos Autos e melhor elencada em sede de Alegações, deveriam ter sido dados como provados os seguintes factos: A - A NewsB... é uma newsletter diária, elaborada pelo S..., dedicada ao dia a dia e temas relevantes para o Clube.

    B - Entre outras temáticas, a referida publicação abarca as modalidades amadoras e outras entidades do grupo B..., como seja, por exemplo a Fundação B....

    C- No dia 1 de Dezembro de 2020, citando o dirigente da S..., M..., o site especializado em notícias sobre futebol, “bancada.pt", escreveu o seguinte: «M... aproveitou a presença no programa Raio-X S..., da S... TV, para responder ao director de comunicação portista, afirmando que o F...“está a voltar a trazer ao de cima” uma cultura dos anos 80 de “pressão sobre os árbitros" e “jornalistas", “É uma linguagem bélica que a comunicação do F...gosta muito de fazer.

    Quem parece que não admite qualquer erro e parece que nunca fez nada de mais e, quando erra, até o faz de propósito é o F…”, começou por dizer M....

    “É uma cultura dos anos 80 que o F...está a voltar a trazer ao de cima: uma cultura de pressão sobre os árbitros, sobre os jornalistas, enfim. Fazem uma cartilha de mentiras e põem outras pessoas a dizer mentiras para nós acreditarmos”, continuou.” D - As declarações transcritas em C foram alvo de divulgação noutros órgãos de comunicação social, como sejam, por exemplo, o Record e o Expresso E - No dia 1 de Dezembro de 2020, no rescaldo do jogo F...SAD vs M…, a contar para a UEFA Champions League, "F…”, jogador da equipa inglesa, comentando a partida, afirmou: ““Foi um jogo complicado contra uma equipa com um estilo único de jogar: pressionam os árbitros, caem em todas as faltas e parece que precisam de chamar a ambulância. Foi um jogo difícil como são todos na Champions" F - No dia 11 de Dezembro de 2020, a Rádio Renascença, noticiando declarações do treinador P…, treinador do CD T… SAD, escreveu o seguinte: «P… pede mais contenção a S… e aos elementos do banco do F...no jogo de domingo para a Taca de Portugal. 0 treinador basco regressa ao D... , uma semana depois de ter sido derrotado para o campeonato e espera ver comportamento diferente do árbitro.

    P... critica a forma como se comportaram os elementos do banco do F...no último jogo com o T... (4-3), para o campeonato, e espera que no reencontro entre as duas equipas, de novo no D... , agora para a Taça, o cenário seja diferente. Se não for, "espero que o árbitro faça a função".

    O treinador basco considera que tal forma de estar, "protestando a cada jogada", acaba por condicionar a equipa de arbitragem.

    "Nós não fomos derrotados pelas decisões do árbitro. Perdemos porque o P... esteve por cima em grande parte do jogo, mas creio que houve momentos em que a influência sobre o árbitro é excessiva. E todos sabemos que apitar no D... não é a mesma coisa que apitar no J... . Tal como é diferente apitar no Bernabéu ou no estádio do Levante", observa.

    P... entende que todos têm direito a discordar das decisões do árbitro. O que não compreende é a contestação permanente. "Quando é a cada jogada a intenção é outra", ressalva.

    "Equipas como o P... já têm vantagem suficiente" "Os árbitros têm de ter isso em conta. Equipas como o P... já têm vantagem suficiente, com o plantel que têm. Creio que dar-lhes mais vantagem não é bom para a competição", acrescenta o treinador basco que se queixa do "barulho" que ouviu do banco adversário.

    "O árbitro deve apitar, os jogadores devem jogar e o banco deve dirigir o jogo e animar a sua equipa. O estádio estava vazio, mas, por vezes, dava-me a entender que estava cheio tal era o barulho que vinha do banco do P... . Não é verdade que o que mais barulho faz, o que mais grita está certo. É que por vezes parece", critica.

    No final do jogo para o campeonato, P...criticou algumas decisões da equipa de arbitragem, que considerou terem tido influência no resultado, que terminou com a derrota do T... , por 4-3.»” G - As declarações descritas em F foram, ainda, noticiadas pelo jornal Record H - A propósito do desafio entre F...SAD e M… SAD, comentando a prestação da equipa de arbitragem e do VAR, D... , antigo árbitro, e comentador especialista em arbitragem escreveu, em artigo publicado no jornal a «A Bola», sob o título “Noite terrível”, que “R… teve noite muito difícil no D... e não contou com a ajuda do videoárbitro’’, e, bem assim, que aos “42' — D… colocou a mão direita no ombro/costas de Z… e empurrou-o, no momento em que ambos se movimentavam para a frente, no sentido de chegar à bola. Ao contrário do lance anterior — entre A… e R… —, este contacto afastou o defesa de forma irregular.

    O golo devia ter sido anulado, em lance de interpretação (logo fora da zona de intervenção do VAR)." I - O referido artigo destaca, em caixa, que o árbitro R... teve noite muito difícil no D... e não contou com a ajuda do videoárbitro L...

    J - Em 2017, foi público e noticiado o seguinte: - “Alguns elementos dos Super Dragões, principal claque portista. estiveram esta quinta-feira ao início da tarde no centro de treinos dos árbitros na Maia, tendo falado com alguns dos juízes, em especial A... , o nomeado para o P…-F... do próximo fim-de-semana.

    O internacional portuense foi mesmo ameaçado pelos referidos indivíduos, que prometeram voltar caso o encontro marcado para sábado não agrade aos Portistas. S... ouviu o que tinham para lhe dizer mas acabou por treinar normalmente, tal como os restantes árbitros presentes no local.

    Quem estava iqualmente no centro de treinos era J... , presidente do Conselho de Arbitragem (CA). Assistiu a tudo e manteve-se no local até ao final do treino L - No dia 8 de Fevereiro de 2020, no Estádio do D... , no P... , realizou-se o jogo F...SAD vs SL B... SAD a contar para a 20.a jornada da Liga NOS.

    M - No dia do jogo, antes do início da partida, no viaduto da Alameda das Antas, foram exibidos dois bonecos insufláveis, pendurados com uma corda ao pescoço, um deles vestido com o equipamento do SL B..., e o outro com o equipamento de árbitro de futebol.

    N - Os dois bonecos referidos, simbolizando o enforcamento do árbitro e de um jogador da aqui Recorrente, S...., foram colocados em via pública de acesso ao Estádio do D... , situada a menos de 100 metros deste, e dentro do anel ou perímetro de segurança, tal como definidos nas alíneas j) e k) do número 1 do artigo 4.° do RD LPFP O • Não obstante estarem a escassos metros do recinto desportivo utilizado pela F...SAD, os aludidos bonecos não foram por aquela removidos, tendo sido necessária a intervenção das forças públicas de segurança para o efeito.

    Q - Esses factos não foram disciplinarmente sancionados.'' 3. Em consequência do predito, deverão os pontos 1, 4 e 6 da matéria de facto provada ser considerados como não provados e, doravante, indicados nessa sede.

  2. As afirmações proferidas são imputáveis ao S... e não à Recorrente.

  3. Não são considerados provados quaisquer factos que permitam a imputação das declarações à Recorrente, pelo que a mesma é feita em termos de responsabilidade objectiva.

  4. Os n.

    os 1 e 4 do artigo 112.° do RD LPFP são inconstitucionais, quando interpretados no sentido em que o foram em sede de Decisão Recorrida, por violação do artigo 1.° e n.

    os 2,3 e 10 do artigo 30.° da Constituição da República Portuguesa, conforme melhor detalhado em sede de Alegações.

  5. As declarações proferidas foram-no, pelo S..., ao abrigo da liberdade de expressão, prevista no artigo 37.° da Constituição da República Portuguesa.

  6. Caso se considere que as declarações proferidas o foram pela Recorrente, sempre deverão os Autos baixar ao Tribunal Arbitral do Desporto , conforme melhor detalhado em sede de Alegações, com vista à fixação da medida da multa a aplicar à Recorrente, em virtude daquele Tribunal ter considerado ofensivas apenas dois segmentos da Newsletter publicada pelo S..., ao invés dos 14 (catorze) considerados pela Recorrida.

    Nestes termos e nos mais de direito, deve o presente Recurso ser considerado procedente, por provado, e consequentemente, ser o Acórdão recorrido revogado e a Recorrente absolvida da imputação que lhe é efectuada, ou, caso assim não se entenda, Sempre deverão os Autos baixar ao Tribunal Arbitral do DesPorto, de forma a ser fixada a medida da multa a aplicar à Recorrente em conformidade com a fundamentação da Decisão proferida por aquele Tribunal, Em todo o caso, sempre deverão os n.

    os 1 e 4 do artigo 112.° do RD LPFP ser declarados inconstitucionais, quando interpretados no sentido em que o foram em sede de Decisão Recorrida, por violação do artigo 1.°, dos n.

    os 2, 3 e 10 do artigo 30.° e do artigo 37.° da Constituição da República Portuguesa, como que farão V. Exas, Justiça!” *O Recorrido, por sua vez, apresentou as seguintes contra-alegações: 1. “A ora Recorrente foi sancionada, pelo Pleno do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol - Secção Profissional, na sanção de multa no valor de € 20.910,00 (vinte mil, novecentos e dez euros) pela prática de uma infração disciplinar p. e p. pelo artigo 112.-, n.ºs 1, 3 e 4 do RD da LPFP de 2020.

  7. A Recorrente foi sancionada, em concreto, por textos publicados na newsletter oficial News B..., melhor identificadas nos autos.

  8. Dúvidas não podem subsistir...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT