Acórdão nº 0707/20.6BELRA de Supremo Tribunal Administrativo (Portugal), 13 de Julho de 2021

Magistrado ResponsávelMADEIRA DOS SANTOS
Data da Resolução13 de Julho de 2021
EmissorSupremo Tribunal Administrativo (Portugal)

Acordam, em apreciação preliminar, no Supremo Tribunal Administrativo: A…………, SA, interpôs a presente revista do aresto do TCA Sul confirmativo da sentença do TAF de Leiria que julgara improcedente a acção de contencioso pré-contratual por ela instaurada contra o Ministério do Ambiente e da Acção Climática, a adjudicatária B…………, SA, e outras cinco sociedades.

A recorrente pugna pelo recebimento da revista por ela tratar de questões relevantes, repetíveis e incorrectamente decididas.

Contra-alegaram o Ministério do Ambiente e a dita B…………, defendendo, nas suas minutas, a inadmissibilidade da revista.

Cumpre decidir.

Em princípio, as decisões proferidas em 2.ª instância pelos TCA's não são susceptíveis de recurso para o STA. Mas, excepcionalmente, tais decisões podem ser objecto de recurso de revista em duas hipóteses: quando estiver em causa a apreciação de uma questão que, pela sua relevância jurídica ou social, assuma uma importância fundamental; ou quando a admissão da revista for claramente necessária para uma melhor aplicação do direito («vide» o art. 150°, n.º 1, do CPTA).

A autora e aqui recorrente impugnou «in judicio» o acto proveniente da Direcção-Geral de Energia e Geologia que, no âmbito de um procedimento pré-contratual a que ela concorrera, adjudicou a aquisição de certos serviços de «reengenharia e desmaterialização» à ora recorrida B…………. A autora preconizou que se excluísse a proposta vencedora e se lhe reconhecesse a qualidade de adjudicatária.

Mas as instâncias convieram na improcedência da acção.

Na sua revista, a recorrente insiste na pretendida exclusão da proposta vencedora, já que esta apresentaria um preço anormalmente baixo que a B………… - após ser instada a esclarecê-lo - não foi capaz de justificar. De modo que o júri teria incorrido num erro grosseiro de apreciação ao considerar satisfatórios os esclarecimentos prestados por...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT