Acórdão nº 00916/20.8BEPRT de Tribunal Central Administrativo Norte, 02 de Junho de 2021

Magistrado ResponsávelPaulo Ferreira de Magalh
Data da Resolução02 de Junho de 2021
EmissorTribunal Central Administrativo Norte

Acordam em conferência na Secção de Contencioso Administrativo do Tribunal Central Administrativo Norte:*I - RELATÓRIO MUNICÍPIO (...), Requerido devidamente identificado nos autos em epígrafe, que contra si foram intentados pela Requerente V., Ld.ª [também devidamente identificada nos autos], inconformado, veio interpor recurso jurisdicional da Sentença proferida pelo Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto, datada de 12 de fevereiro de 2021 [pela qual, em suma, foi julgada procedente a presente providência cautelar e, em consequência, suspensa a eficácia das deliberações da Câmara Municipal (...) (i) de 18.2.20201 que determinou a aplicação à Requerente de uma sanção contratual diária no valor de € 5.720,97 desde 3.2.2020 até à conclusão dos trabalhos ou até que a sanção global atinja 20% do preço contratual e (ii) de 21.4.2020 de resolução sancionatória do contrato de empreitada de obra publica “Reabilitação e Ampliação da Escola EB 2/3 (...).”].

*No âmbito das Alegações por si apresentadas, elencou a final as conclusões que ora se reproduzem: “1.ª – A OBRA OBJETO DO AJUIZADO CONTRATO, DE REABILITAÇÃO, REQUALIFICAÇÃO E REMODELAÇÃO DE EDIFICADO, ERA DE ESPECIAL COMPLEXIDADE; 2.ª – DESDE CEDO, LOGO NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE EXECUÇÃO, O RECORRENTE DEU CONTA DE ATRASOS NO CUMPRIMENTO DOS PRAZOS FIXADOS NO PLANO DE TRABALHOS, POR PARTE DA RECORRIDA; 3.ª – A OBRA ESTEVE A SER DIRIGIDA, NOS PRIMEIROS SEIS MESES, POR DOIS TÉCNICOS QUE NÃO TINHAM FORMAÇÃO PARA O EFEITO, JÁ QUE O DIRETOR DE OBRA SÓ INICIOU FUNÇÕES NO DIA 8 DE JULHO DE 2019; 4.ª – A DECISÃO DE FACTO CONSTANTE DO PONTO 11., DOS FACTOS PROVADOS, NÃO ESTÁ DE ACORDO COM A FACTUALIDADE QUE CONSTA DOS DOCUMENTOS EM QUE SE SUPORTA, DEVENDO, POR ISSO, SER ALTERADA; 5.ª – A DECISÃO DE FACTO CONSTANTE DO PONTO 14., DOS FACTOS PROVADOS, DO MESMO MODO, NÃO ESTÁ DE ACORDO COM A FACTUALIDADE QUE CONSTA DOS DOCUMENTOS, PELO QUE DEVE SER ALTERADA, FIXANDO-SE-LHE A SEGUINTE, OU SEMELHANTE, REDAÇÃO: “Na sequência de solicitações da fiscalização em reuniões de obra ocorridas em dezembro de 2018, janeiro e início de fevereiro de 2019, a Requerente remeteu o Plano de Trabalhos ajustado, que após objeções formuladas pela fiscalização relativamente ao Cronograma Financeiro, por emails de 15 e de 20 de fevereiro, a que a Requerente foi dando resposta nos seus emails de 14, 18 e 21 de fevereiro, tal Plano de Trabalhos ajustado só foi aprovado por email da fiscalização de 22 do mesmo mês, nos termos que de tal email constam.“ 6.ª – A DECISÃO DE FACTO CONSTANTE DO PONTO 54., DOS FACTOS PROVADOS, É MANIFESTAMENTE INSUFICIENTE, POIS NÃO FORNECE FACTOS QUE DEMONSTREM A DIMENSÃO DA FALTA DE MEIOS HUMANOS E MATERIAIS EM OBRA; ASSIM; 7.ª – DESDE EM FEVEREIRO DE 2019, O RECORRENTE E A FISCALIZAÇÃO PASSARAM A FORMULAR ALERTAS CONSTANTES À RECORRIDA, INSTANDO-A A CUMPRIR OS PRAZOS, COMO MELHOR SE VÊ DA ATA DA REUNIÃO N.º 7, DE 26 DE FEVEREIRO; 8.ª – POR EMAIL DA FISCALIZAÇÃO DE 22 DESSE MÊS DE FEVEREIRO, TRANSCRITO SUPRA NO PONTO 9., JÁ SE SALIENTAVA, A PROPÓSITO DOS CRONOGRAMAS DE MÃO DE OBRA E DE EQUIPAMENTOS: “Se a VM mantiver a proposta desses cronogramas, informamos que os mesmos são aprovados nos mesmos pressupostos/termos da aprovação do Cronograma Financeiro (e apesar da assinalável diferença – para menos – relativamente aos cronogramas da Proposta)” (Sublinhado nosso) 9.ª – LOGO EM 15 DE ABRIL DE 2019, ATRAVÉS DO OFÍCIO N.º 1321/19, DADO, JÁ, O GRANDE ATRASO VERIFICADO NA EXECUÇÃO DA OBRA, EM QUE SE VERIFICAVA JÁ, UM DESVIO DE 35,6% EM RELAÇÃO AO QUE ESTAVA PREVISTO EXECUTAR, O RECORRENTE SOLICITOU À RECORRIDA QUE APRESENTASSE UM PLANO DE RECUPERAÇÃO DESSE ATRASO, GARANTINDO O CUMPRIMENTO DOS PRAZOS, TUDO NOS TERMOS DO ARTIGO 404.º, 1, DO CCP; 10.ª – TAL ATRASO ERA AINDA MAIS GRAVE DEVIDO AO FACTO DE A RECORRIDA, COM O ACORDO DO RECORRENTE, TER EXECUTADO PARTE DESSES TRABALHOS AINDA ANTES DO INÍCIO DO PRAZO CONTRATUAL, MAIS CONCRETAMENTE, EM DEZEMBRO DE 2018!; 11.ª – SUCEDEU QUE A REQUERENTE NÃO CUMPRIU A SOLICITAÇÃO DE APRESENTAÇÃO DO PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ATRASO, APESAR DE INSTADA, 12.ª – ACABANDO POR TER-LHE SIDO IMPOSTO PELO RECORRENTE UM TAL PLANO QUE A RECORRENTE VOLTOU A INCUMPRIR; 13.ª – PARA TAL INCUMPRIMENTO CONTRATUAL CONTRIBUIU GRANDEMENTE, A CIRCUNSTÂNCIA DE A RECORRIDA NÃO TER DOTADO A OBRA COM OS MEIOS HUMANOS A QUE SE OBRIGOU E QUE, NA FASE DO CONCURSO, CONSIDEROU NECESSÁRIOS PARA EXECUTAR OS TRABALHOS NO PRAZO PROPOSTO; 14.ª – ALIÁS, O PLANO DE MÃO-DE-OBRA ERA SUBFACTOR DO CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS E CONTRIBUIU PARA QUE A RECORRIDA VENCESSE O CONCURSO; 15.ª – RESULTA DA ANÁLISE DO QUADRO COMPARATIVO DE FLS.22, ELABORADO PELA FISCALIZAÇÃO, E QUE CONTÉM O NÚMERO DE TRABALHADORES PROPOSTO PELA RECORRIDA NA SUA PROPOSTA PARA EFEITOS DO CONCURSO PÚBLICO E O NÚMERO DE TRABALHADORES QUE, EFETIVAMENTE, ESTIVERAM NA OBRA, UMA ABISSAL DIFERENÇA, PARA MENOS, DOS TRABALHADORES EM OBRA; 16.ª – DE FACTO, DE JANEIRO A DEZEMBRO DE 2019, A RECORRIDA TINHA PREVISTO TER EM OBRA, COMO NECESSÁRIOS PARA A EXECUÇÃO DOS TRABALHOS DENTRO DO PRAZO CONTRATUAL, O SOMATÓRIO ACUMULADO MÉDIO DE 1 727 TRABALHADORES, MAS SÓ LÁ ESTIVERAM 323; 17.ª – ALIÁS, FOI O PRÓPRIO DIRETOR DE OBRA, ENG.º M., QUEM, DIRIGINDO-SE À FISCALIZAÇÃO ATRAVÉS DO SEU EMAIL DE 17 DE DEZEMBRO DE 2019, TENTANDO JUSTIFICAR OS ATRASOS E A NECESSIDADE DE PRORROGAÇÃO DO PRAZO POR MAIS SETE (!) MESES, QUE INVOCOU, ENTRE OUTROS “5 ASPETOS BASILARES”, “A grande dificuldade no recurso a meios humanos, em virtude de uma conjuntura de mercado bastante desfavorável, o que prejudica a atividade de construção civil e obras públicas, devendo salientar-se a nossa procura sistemática de equipas especializadas e o recrutamento de mão-de-obra para suplantar essas dificuldades.” ASSIM, 18.ª – DEVIDO AOS ATRASOS NA EXECUÇÃO DOS TRABALHOS, NA 2.ª QUINZENA DE JUNHO DE 2019 A RECORRIDA VIU-SE FORÇADA A DEIXAR OS TRABALHOS INICIADOS, NOS BLOCOS B, C E G, E ALOCAR TODO O PESSOAL E EQUIPAMENTO EM OBRA AOS TRABALHOS DO BLOCO A, SUSPENDENDO-OS, COM VISTA A CONCLUIR OS TRABALHOS DO BLOCO A DE MODO A PERMITIR QUE OS ALUNOS PUDESSEM TER AULAS NO FIM DAS FÉRIAS DE VERÃO; 19.ª – SEGUINDO TAL ESTRATÉGIA, A RECORRIDA EXECUTOU PARTE SUBSTANCIAL DOS TRABALHOS NO BLOCO A ATÉ AO FIM DA 1.ª QUINZENA DE SETEMBRO, O QUE POSSIBILITOU O INÍCIO DAS AULAS; 20.ª – OS TRABALHOS DOS BLOCOS B E C, QUE, SEGUNDO O PLANO DE TRABALHOS AJUSTADO, DEVIAM ESTAR CONCLUÍDOS NA 1.ª QUINZENA DE JUNHO DE 2019, NUNCA CHEGARAM A SER CONCLUÍDOS; 21.ª – EM FINAL DE NOVEMBRO DE 2019, PELO BALIZAMENTO, ENTÃO, EFETUADO PELA FISCALIZAÇÃO ESTAVAM CONCLUÍDOS, QUANTO AO BLOCO B, APENAS, CERCA DE 70% DESSES TRABALHOS E QUANTO AO BLOCO C, CERCA DE 50%; 22.ª – DE RESTO, NÃO DEIXA DE SER SIGNIFICATIVO O QUE INFORMOU O ENCARREGADO DA OBRA, A., QUANDO INQUIRIDO, ESCLARECENDO TER DEIXADO A OBRA EM NOVEMBRO DE 2019, ANTES DO TERMO DO PRAZO CONTRATUAL, 23.ª – ACRESCENTANDO QUE TINHA DEIXADO LÁ PESSOAL PARA FAZER A DESCOFRAGEM, JUNTAR “TODO O EQUIPAMENTO, JUNTÁ-LO TODO DIREITINHO PARA DEPOIS SE CARREGAR PARA OS CAMIÕES.” – (ERA O INÍCIO DO ABANDONO DA OBRA!) 24.ª – RELATIVAMENTE AO BLOCO D TAIS TRABALHOS DEVERIAM TER TIDO O SEU INÍCIO NO INÍCIO DA 2.ª QUINZENA DE JUNHO DE 2019 E NUNCA SE CHEGARAM A INICIAR; 25.ª – JÁ QUANTO AO BLOCO E, A RECORRIDA TAMBÉM NEM, SEQUER, CHEGOU A DAR INÍCIO AOS RESPETIVOS TRABALHOS, QUANDO DEVIAM ESTAR CONCLUÍDOS EM MEADOS DE SETEMBRO DE 2019; 26.ª – OS TRABALHOS DO BLOCO G FORAM INICIADOS, MAS SÓ FORAM EXECUTADOS NA PERCENTAGEM DE, APENAS, CERCA DE 25%, (E JÁ DEPOIS DE ULTRAPASSADO O PRAZO PREVISTO PARA A SUA CONCLUSÃO A 100%, QUE ERA NA 1.ª QUINZENA DE OUTUBRO DE 2019); 27.ª – QUANTO AOS TRABALHOS RELATIVOS À PORTARIA, AOS PASSADIÇOS, AOS COBERTOS E À PAVIMENTAÇÃO A RECORRIDA APENAS EXECUTOU O ARRANQUE DO PASSADIÇO, DESIGNADAMENTE, COM A BETONAGEM DO TROÇO DE AMOSTRA, SAPATAS E PILARES ENTRE OS BLOCOS A E B; 28.ª – TENDO EM CONTA, DE RESTO, O QUE SE DIZ NO PONTO 53., DOS “FACTOS PROVADOS” E AOS TERMOS DO AUTO DE MEDIÇÃO N.º 14 E RESPETIVO GRÁFICO, A QUE TAL PONTO DOS FACTOS PROVADOS SE REFERE, VERIFICA-SE QUE: - NOS PRIMEIROS 5 MESES DE OBRA, A RECORRIDA FATUROU, ACUMULADAMENTE, €225.310,72, QUANDO TINHA PREVISTO FATURAR, PARA CUMPRIR O PRAZO CONTRATUAL, €591.494,35.

- ISTO É, EM 5 MESES FATUROU MENOS DO QUE 10% DO VALOR DO CONTRATO A EXECUTAR EM 12 MESES; - MAIS IMPRESSIVAMENTE, NOS PRIMEIROS 6 MESES, A MEIO DO PRAZO CONTRATUAL, A RECORRIDA FATUROU, ACUMULADAMENTE, €271.417,52 SENDO QUE TINHA PREVISTO FATURAR, PARA CUMPRIR O PRAZO CONTRATUAL, €866.395,51; - NO TERMO DO PRAZO CONTRATUAL, EM AUTO DE MEDIÇÃO DE 14 DE JANEIRO DE 2020, A RECORRIDA TINHA FATURADO €801.567,45, QUANDO TINHA PREVISTO FATURAR €2.860.484,29, PARA CUMPRIR O PRAZO CONTRATUAL.

29.ª – ISTO É, NO TERMO DO PRAZO CONTRATUAL A RECORRIDA SÓ TINHA EXECUTADO TRABALHOS CONTRATUAIS NO VALOR DE CERCA DE 28,02% DO VALOR CONTRATUAL; 30.ª – SABENDO-SE QUE O VALOR CONTRATUAL ESTÁ INTIMAMENTE LIGADO À QUANTIDADE DE TRABALHOS É LEGÍTIMO INFERIR-SE QUE, DENTRO DO PRAZO CONTRATUAL PARA A REALIZAÇÃO DE TODO OS TRABALHOS CONTRATUAIS, A RECORRIDA SÓ REALIZOU NÃO MAIS DO QUE 30% DESSES TRABALHOS; 31.ª – RELATIVAMENTE À DENÚNCIA, POR PARTE DA RECORRIDA, DE ERROS E DE OMISSÕES, A RECORRIDA ENVIOU AO RECORRENTE TRÊS VERSÕES DIFERENTES DA PROPOSTA DE TRABALHOS COMPLEMENTARES, APÓS MUITOS PEDIDOS FORMULADOS PELO RECORRENTE E PELA FISCALIZAÇÃO: * - EM 29/1/19; * - EM 26/2/19;E * - EM 31/10/19.

32.ª – ASSIM A RECORRIDA NÃO MANTEVE A RECLAMAÇÃO INICIAL, QUANTO AO SUPRIMENTO DE ERROS E OMISSÕES E, POR OUTRO LADO, NÃO FOI DILIGENTE QUANTO A ESTA QUESTÃO, UMA VEZ QUE, INSTADA A RESPONDER EM 3 DE JUNHO DE 2019, DEMOROU 5 MESES A DAR RESPOSTA AO PEDIDO DA FISCALIZAÇÃO, APRESENTANDO SÓ NESSA CIRCUNSTÂNCIA NOVA PROPOSTA DE ERROS E OMISSÕES; 33.ª – ENTRE O INÍCIO DE JUNHO DE 2019 E FINAL DE OUTUBRO DE 2019 A RECORRIDA NÃO DESENVOLVEU QUALQUER DILIGÊNCIA TENDO EM VISTA A ANÁLISE E APROVAÇÃO DA LISTA DOS...

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