Acórdão nº 1839/07.1 TBFLG-D.G1 de Tribunal da Relação de Guimarães, 15 de Setembro de 2009

Magistrado ResponsávelAM
Data da Resolução15 de Setembro de 2009
EmissorTribunal da Relação de Guimarães

Acordam no Tribunal da Relação de Guimarães A…. deduziu a presente oposição à execução que lhe move B……, invocando, a nulidade da citação do executado e alegando, para além do mais, que a alegada dívida contraída pelo executado, seu marido, foi para seu proveito exclusivo, não tendo o cônjuge do executado beneficiado da dívida contraída por este. A final, requereu a emissão de guias com referência multibanco para pagamento de multa pelo 1º dia fora de prazo – artº 145º, nº5 do CPC.

A 17.10.2008 (fls. 26) foi aberta conclusão nos autos com a seguinte informação: «Conc. – 17-10-2008, com a informação de que ao contrário do que o ilustre mandatário do autor alega, no passado dia 29/09/2008 foi tentado o contacto telefónico através do nº 222006902 (que é simultaneamente o mesmo número de telefone e fax) do referido Sr. Advogado sem qualquer resultado. Igualmente foi tentado o envio por fax da referida guia para liquidação o que não foi possível, conforme relatório negativo que antecede. Pelo que V. Exª decidirá o que tiver por conveniente».

E veio a ser proferido o seguinte despacho judicial: “Face à informação supra, e como a parte não alega justo impedimento nos moldes do artº 146º do CPC, é bom de ver que os riscos da sua ausência ou incontactabilidade no domicílio profissional correm por conta da parte – artº 224 nº2 do CPC – pelo que se mantém a liquidação da multa dela. Notifique».

E foi o Exmo Mandatário da Executada notificada para no prazo constante da guia anexa efectuar o pagamento da multa nos termos do disposto no nº 6 do artº 145º do CPC.

Na sequência desta notificação veio a Executada apresentar o requerimento de fls. 30, em que alega, no essencial: “ É verdade que à data de 29/09/2008 o nº de telefone e fax do signatário que constava do citius era o nº …….

No entanto, como o signatário tinha encetado um processo de mudança de escritório e constituição de uma sociedade de Advogados indicou desde logo na procuração junta o seu novo domicílio profissional. Mais indicou no rodapé do articulado de oposição à execução um nº de fax para onde deveriam ser remetidas as guias, uma vez que o antigo estava indisponível, qual seja: o ……….

Uma vez que não existe qualquer situação de justo impedimento, pois o signatário identificou um nº alternativo de fax, requer que lhe sejam emitidas novas guias para pagamento de multa com o valor de 36,00 €.

Requer que todas as notificações postais futuras para o signatário sejam endereçadas para …...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT