Acórdão nº 08383/15 de Tribunal Central Administrativo Sul, 14 de Abril de 2015

Magistrado ResponsávelANABELA RUSSO
Data da Resolução14 de Abril de 2015
EmissorTribunal Central Administrativo Sul

Acórdão I - Relatório Edite……………………….., inconformada com a sentença proferida pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria que julgou improcedente a oposição por si deduzida contra o arresto que viu ser decretado sobre seis (6) veículos que lhe pertencem, dela veio interpor o presente recurso.

Nas alegações de recurso que apresentou formulou as seguintes conclusões: «1 - Por decisão proferida a fIs. 114 a 129 dos autos em suporte de papel, foi deferido o pedido formulado pela Fazenda Pública de arresto de seis veículos da propriedade de Edite……………………………… e nove créditos que a requerida detém sobre clientes decorrentes do exercício da actividade económica, com vista a garantir o pagamento de dívidas de IRS, Iva e juros compensatórios em fase de liquidação, relativas ao exercício de 2010, no valor total de EUR 100.614,98; 2 - A requerida, não se conformando com a decisão proferida, deduziu oposição ao arresto decretado, nos termos previstos no artigo 372°, n°1, al. b) do CPC.

3 - Foi proferida decisão que decidiu julgar improcedente a oposição ao arresto deduzida por Edite ……………………………. e, em consequência manteve os arrestos decretados relativamente aos veículos propriedade da oponente.

4 - Dos factos dados como provados, assinalados e numerados na fundamentação da douta Sentença, não se vislumbra a partir de que prova é que o Mmo. Juiz a quo radicou a sua convicção.

5 - Para que seja decretado o procedimento cautelar - arresto, é necessário, além do mais, um juízo de certeza, de realidade, da iminência de lesão grave e dificilmente reparável do direito que se quer proteger.

6 - Esse prejuízo, e bem assim o seu justo receio, não resulta evidente da matéria de facto indiciariamente dada por provada.

7 - No caso sub judice está apenas em causa saber se a requerente alegou factos integradores do justo receio de perda da garantia patrimonial desse direito ou se a requerida alegou factos que demonstrem não existir indícios do justo receio.

8 - É preciso que estes factos, ou outros, mostrando que o património do devedor que garante os credores corre o risco de se perder, façam admitir esta ameaça como provável, o que não acontece no caso dos autos.

9 - Pelo que a decisão teria de ser a de revogar a douta decisão de decretamento do arresto, libertando todos os bens e créditos arrestados.

10 - Ao decidir como decidiu a Douta Sentença violou o disposto nos artigos 136°, 134.° do CPPT e 391.° CPC.

Termos em que, invocando-se o Douto suprimento do...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT