Acórdão nº 1370/09.0TTLSB-C.L1-4 de Court of Appeal of Lisbon (Portugal), 04 de Junho de 2014

Magistrado ResponsávelFILOMENA MANSO
Data da Resolução04 de Junho de 2014
EmissorCourt of Appeal of Lisbon (Portugal)

Decisão Texto Parcial:

I – RELATÓRIO Por apenso aos autos de execução comum instaurados por AA contra BB, Lda, veio a executada deduzir oposição à execução e à penhora.

Fundamentou a sua pretensão, alegando, em síntese, que: - a execução ter por base um auto de conciliação, que não é título executivo, que não transitou em julgado e que não contém a homologação do Juiz; - a executada se dedica a ministrar cursos de cozinha e que com a penhora e remoção dos bens e equipamentos constantes do auto, o estabelecimento comercial ficou desprovido de capacidade de laboração; - a penhora atingiu bens que não são da propriedade da executada.

- Concluiu pela extinção da instância e pelo levantamento da penhora.

No despacho liminar foi proferida a seguinte decisão: Face ao exposto, nos termos do artigo 817º, n.º. 1, alíneas. b) e c) do C.P.C, aplicável ex-vi do artigo 1º, nº. 2, al. a) do CPT, rejeito a presente oposição à execução e à penhora.

Custas pela oponente.

Registe e Notifique.

Inconformada, interpôs a Executada/Apelante recurso para esta Relação, no qual formulou as seguintes Conclusões: (…) II – FUNDAMENTOS DE FACTO A 1ª instância deu como assentes os seguintes factos: 1. O exequente AA deu à execução certidão da acta de audiência de julgamento dos autos principais, cujo teor se dá por reproduzido.

  1. Em 10/07/2012 foi efectuada a penhora dos bens móveis identificados no auto de penhora de fls. 28 e ss dos autos principais, cujo teor se dá por reproduzido.

    Adita-se ainda o seguinte facto: 3. Na audiência de julgamento referida em 1. as partes efectuaram transacção, tendo a Srª Juiz proferido o seguinte despacho: Certifico a capacidade das partes e a legalidade da presente conciliação, nos termos do art. 52º,nº2 do CPT.

    Custas na forma acordada.

    Fixa-se á acção o valor de €66.953,50.

    Notifique.

    III – APRECIAÇÃO 1. Da oposição à oposição A Apelante opôs-se à execução alegando que o título executivo – auto de conciliação – não pode ser considerado válido e eficaz, já que o mesmo não contém a homologação do acordo celebrado entre as partes em litígio.

    E, segundo o nº1, a) do art. 814 do CPC, a oposição à execução pode ter como fundamento a inexequibilidade do título.

    Porém, não lhe assiste razão.

    Com efeito, no caso vertente, a execução tem por base um auto de conciliação. Ora, conforme resulta do art. 52 do CPT, “A desistência, a confissão ou transacção efectuados na audiência de conciliação não carecem de homologação para produzir efeitos de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT