Acórdão nº 489/06 de Tribunal Constitucional (Port, 20 de Setembro de 2006

Magistrado ResponsávelCons. Mota Pinto
Data da Resolução20 de Setembro de 2006
EmissorTribunal Constitucional (Port

ACÓRDÃO N.º 489/2006

Processo n.º 653/06 2ª Secção

Relator: Conselheiro Paulo Mota Pinto

Acordam, em conferência, na 2ª Secção do Tribunal Constitucional:

  1. Relatório

    AUTONUM 1.A., melhor identificado nos autos, veio reclamar para este Tribunal Constitucional do despacho, de 18 de Maio de 2006, que não lhe admitiu o recurso do acórdão do Supremo Tribunal de Justiça de 4 de Abril de 2006, interposto ao abrigo do artigo 70.º, n.º 1, alínea a) da Lei de Organização, Funcionamento e Processo do Tribunal Constitucional (Lei n.º 28/82, de 15 de Novembro – LTC), com base em que o recurso interposto “não se enquadra na alínea a) do n.º 1 do artigo 70.º da Lei 28/82 (decisões dos tribunais que recusem a aplicação de qualquer norma com fundamento em inconstitucionalidade) nem em qualquer outra das alíneas do n.º 1 da citada norma (artigo 76.º da referida lei).”

    A reclamação vem sustentada nos fundamentos seguintes:

    “1. Tem o reclamante insistentemente pugnado de que é incorrecta a interpretação do artigo 686.°-1, do CPC no sentido de que é possível à parte que não requereu a rectificação, aclaração ou reforma da decisão, tendo-a deixado transitar, dela interpor recurso se a parte contrária, não a tendo deixado transitar, requerer tais rectificação, aclaração ou reforma,

    1. O que significa dizer que tal entendimento faria renascer o direito de recurso da primeira, que aceitou a decisão, tendo perdido, por isso, o direito de recorrer, como estabelece o artigo 681.º, n.º 2, do dito Código.

    2. Tal interpretação viola frontalmente o disposto no artigo 20.°, n.º 4, da CRP,

      4 Enquanto dispõe que “todos têm direito a que uma causa em que intervenham seja objecto de decisão em prazo razoável e mediante processo equitativo”.

    3. Esta exigida equidade da decisão implica que a mesma seja recta e justa,

    4. E para tal é necessário que não tenha havido a sustentá-la erradas interpretações de qualquer norma jurídica, como se verifica in casu.

    5. O despacho reclamado, aliás douto, não admitiu o recurso para este Tribunal com o fundamento de que não se enquadra na al. a) do n.º 1 do artigo 70.º da referida Lei n.º 28/82, nem em qualquer outra das suas alíneas.

    6. Contudo, parece óbvio que a errada interpretação em causa da dita norma jurídica, ou seja, a do artigo 686.°-1 do CPC, é recusar a aplicação da mesma correctamente interpretada,

    7. O que logo conduz a uma decisão iníqua e injusta, como a que foi proferida,

    8. Com a qual não nos conformamos por se mostrar violado...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT