Acórdão nº 5068/2007-3 de Court of Appeal of Lisbon (Portugal), 11 de Julho de 2007

Magistrado ResponsávelVARGES GOMES
Data da Resolução11 de Julho de 2007
EmissorCourt of Appeal of Lisbon (Portugal)

Acordam em conferência neste Tribunal da Relação de Lisboa I- Relatório 1- Na sequência de acusação, "em processo abreviado, com intervenção do Tribunal Singular", deduzida pelo MºPº nos autos de recurso nº 1126/06.2PYLSB do 2º Juízo, 2ª Sec. do Trib. de Pequena Instância Crim. de Lisboa, contra (N), imputando-lhe a prática de um crime de furto - em hipermercado, de produtos de higiene capilar, no valor de € 61,22, logo depois entregues voluntariamente ao "vigilante" do estabelecimento - p.p. pelo artº 203º nº 1 do CP, proferiu o Senhor Juiz mui douto despacho no qual e, em resumo, "nos termos do disposto no artº 391-D do CPP", declarou "a acusação...nula, por virtude do disposto nas als d) e f) do artº 119º do CPP e, consequentemente, determino a remessa dos…autos para o DIAP para os efeitos tidos por convenientes".

2- Do assim decidido interpõe o MºPº o presente recurso, extraindo da respectiva motivação, em resumo, as seguintes conclusões: a) "...

2º...existem no inquérito provas simples e evidentes das quais resultam indícios suficientes de que o arguido praticou o crime pelo qual está acusado...que não é punido com pena de prisão superior a cinco anos...sendo que não decorreram 90 dias desde a data do crime até à data em que foi proferida a acusação.

3º Pelo que estão verificados os pressupostos que conduzem à dedução de acusação em processo abreviado.

4º ...em que não "não é obrigatória a realização de inquérito, podendo mesmo a acusação ser deduzida em face do auto de notícia.

5º Tendo o arguido sido detido em flagrante delito pela segurança privada do hipermercado...de acordo com os artºs 255º nº 1 al. b) e 256º nº 1 do CPP, o Agente Almiro Rocha interveio nos termos do artº 255º nº 2 daquele Código, pelo que elaborou auto de notícia...

7º ...prova que não reveste qualquer complexidade de análise, existe evidência de que praticou o crime pelo qual está acusado.

8º Assim, o procedimento não está ferido de qualquer nulidade...

9º ...por estarem cumpridos os requisitos do artº 391º-A nº 1 do CPP e não ser caso do artº 119º als d) ou f) do mesmo Código".

  1. Não houve qualquer resposta.

    3- Proferiu depois o Senhor Juiz douto despacho de sustentação, no qual e para além do mais, pese o recebimento do recurso, suscita a questão da sua - não - admissibilidade, presente que teve o disposto no artº 391-D nº 1 do CPP.

    4- Já neste Tribunal da Relação, a Il. Procuradora-Geral Adjunta emitiu dou parecer no qual e em resumo, quanto à...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT