Acórdão nº 0615736 de Court of Appeal of Porto (Portugal), 13 de Dezembro de 2006

Magistrado ResponsávelMANUEL BRAZ
Data da Resolução13 de Dezembro de 2006
EmissorCourt of Appeal of Porto (Portugal)

Acordam, em conferência, no Tribunal da Relação do Porto: No ..º juízo criminal da comarca do Porto, foram submetidos a julgamento, mediante pronúncia, pela prática de um crime de abuso de confiança contra a segurança social p. e p. pelos artºs 105º, nº 1, e 107º do RGIT, aprovado pela Lei nº 15/2001, de 5/6, os arguidos B………….. e "B1…………, Ldª".

A Caixa Geral de Aposentações deduziu pedido de indemnização civil contra os arguidos.

No final foi proferida sentença que absolveu os arguidos da acusação e do pedido de indemnização.

Dessa sentença interpôs recurso a requerente do pedido civil, sustentando, em síntese, na sua motivação: -Dos factos provados resultam preenchidos todos os elementos constitutivos do crime de abuso de confiança fiscal contra a segurança social.

-É irrelevante que o arguido não tenha tido intenção de se apropriar das verbas que descontou ao seu pessoal docente, visto a apropriação não fazer parte do tipo do crime.

-Devem, pois, os arguidos ser condenados pela prática do crime pelo qual foram pronunciados.

-E, tendo ficado provado que se encontra em dívida o montante peticionado e estando presentes todos os requisitos formais da obrigação de indemnizar, devem os demandados ser condenados no pedido cível.

O recurso foi admitido.

Respondendo, o demandado B………. defendeu a manutenção da decisão recorrida.

No despacho referente ao exame preliminar do processo, o relator entendeu que o recurso deve ser rejeitado, por manifesta improcedência.

Corridos os vistos, cumpre decidir.

Fundamentação: Matéria de facto: Foram dados como provados os seguintes factos (transcrição): A arguida "B1………… Lda.", pelo menos à data dos factos, era uma sociedade, com instalações e sede na cidade do Porto, cujo objecto social consiste no exercício do ensino particular pré-primário, primário e secundário, empregando trabalhadores que, laborando por conta de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT