Acórdão nº 0652/05 de Supremo Tribunal Administrativo (Portugal), 12 de Outubro de 2005

Magistrado ResponsávelBAETA DE QUEIROZ
Data da Resolução12 de Outubro de 2005
EmissorSupremo Tribunal Administrativo (Portugal)

1.1. A…, com sede em …, Penela, recorre da sentença do Mmº. Juiz do Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra que julgou improcedente a impugnação da «determinação, dos valores tributários e esses valores, para efeitos de IVA, referentes ao 4º trimestre do ano de 1997 (...), bem como as liquidações adicionais oficiosas de IVA deles resultantes».

Formula as seguintes conclusões:«A.

A SENTENÇA DE QUE ORA SE RECORRE ENFERMA DE ERRO NOTÓRIO NA APLICAÇÃO DO DIREITO, PORQUANTOB.

A ACTIVIDADE DESENVOLVIDA PELA RECORRENTE É, A CRIAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE AVES DE CAÇA, NOMEADAMENTE, DE PERDIZES, PARA O FORNECIMENTO DE CLUBES DE CAÇADORES, ZONA DE CAÇA ASSOCIATIVA E ALGUNS PARTICULARES, OU SEJA, MAIS SIMPLISTICAMENTE, CRIAÇÃO DE AVES PARA CAÇA.

C.

AS AVES CRIADAS E COMERCIALIZADAS PELA IMPUGNANTE, DESTINAM-SE À PRODUÇÃO DE CAÇA, TENDO EM VISTA A CAÇA, O REPOVOAMENTO E LARGADAS, EM CAMPO DE TREINO.

D.

CAÇA, É DEFINIDO COMO O ACTO DE MATAR (ABATER) AVES, OU OUTROS ANIMAIS, A TIRO, LANÇO, ETC; REPOVOAMENTO É DEFINIDO COMO ACTO OU EFEITO DE REPOVOAR (O M. Q. POVOAR DE NOVO); POVOAR É DEFINIDO COMO PROVER DE ÁRVORES OU ANIMAIS PARA REPRODUÇÃO.

E.

O PONTO 3.2 DA LISTA 1 ANEXA AO CIVA, REFERE, EXPRESSAMENTE, ANIMAIS VIVOS, EXCLUSIVA OU PRINCIPALMENTE, DESTINADOS AO ABATE OU À REPRODUÇÃO.

F.

AS TRANSMISSÕES DE AVES CINEGÉTICAS CRIADAS EM CATIVEIRO PORQUE SE DESTINAM AO ABATE OU À REPRODUÇÃO, ENCONTRAM-SE ENQUADRADAS NA VERBA 3.2 DA LISTA 1, PELO QUE, A TAXA A APLICAR É A REDUZIDA DE 5%.

G.

É ENTENDIMENTO DA DIRECÇÃO DOS SERVIÇOS DO IMPOSTO SOBRE O VALOR ACRESCENTADO QUE "A TAXA A APLICAR ÀS TRANSMISSÕES DE AVES CINEGÉTICAS CRIADAS EM CATIVEIRO É A TAXA REDUZIDA DE 5%, POR ENQUADRÁVEIS NA VERBA 3.2 DA LISTA 1 ANEXA AO CIVA"H.

A MUI DOUTA SENTENÇA FEZ UMA VERDADEIRA INTERPRETAÇÃO RESTRITIVA EM MATÉRIA RESPEITANTE A UM ELEMENTO ESSENCIAL DO IMPOSTO QUE É A TAXA.

I.

DA LETRA DA VERBA 3.2 NÃO SE PODE INFERIR QUE O LEGISLADOR QUIS RESTRINGIR DA CITADA NORMA A TRANSMISSÃO DE AVES CINEGÉTICAS.

Assim, A sentença de que ora se recorre, entre outras disposições legais violou as seguintes: art. 18°-l/a) do CIVA, a verba n. 3.2 da Lista 1 do CIVA, os art°s. 8° e 11° da LGT, e dos art°s. 103°-2 e l65°-l/i da CRP, as quais deveriam ter sido interpretadas e aplicadas de acordo com as presentes alegações e conclusões.

NESTES TERMOS (...), DEVERÁ SER CONCEDIDO PROVIMENTO AO PRESENTE RECURSO E, EM CONSEQUÊNCIA, SER REVOGADA A DECISÃO RECORRIDA, DEVENDO, A FINAL SER JULGADA...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT