Acórdão nº 01314/02 de Supremo Tribunal Administrativo (Portugal), 04 de Dezembro de 2002

Magistrado ResponsávelANTÓNIO PIMPÃO
Data da Resolução04 de Dezembro de 2002
EmissorSupremo Tribunal Administrativo (Portugal)

Acordam, em conferência, na 2ª Secção do Supremo Tribunal Administrativo: 1. A... recorre da sentença que, no Tribunal Tributário de 1ª Instância do Porto, 1º Juízo, 1.ª Secção, julgou improcedente a impugnação da liquidação de sisa que identifica.

Alegou formulando as seguintes conclusões: 1º NÃO FOI NOTIFICADO AO AQUI RECORRENTE O PARECER DO ILUSTRE MAGISTRADO DO MºPº.

  1. TAL OMISSÃO VIOLA O PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO (ART.3º Nº3 DO CPC), O PRINCÍPIO DA IGUALDADE DE MEIOS PROCESSUAIS (ARTS.98 DA LGT E 3-A DO CPC) E, AINDA, O DISPOSTO NO ART.141 Nº1 DO CPT.

  2. DE NOTAR QUE O PRINCÍPIO DA IGUALDADE DE MEIOS PROCESSUAIS TEM ATÉ ASSENTO CONSTITUCIONAL (ARTS.13 E 20 DA CRP), DONDE RESULTA QUE QUALQUER OUTRO ENTENDIMENTO DOS PRECEITOS ANTES REFERIDOS, RESULTARIA SEMPRE NUMA INTERPRETAÇÃO INCONSTITUCIONAL DOS MESMOS.

  3. TAL OMISSÃO CONSUBSTANCIA, ASSIM, OMISSÃO DE ACTO OU FORMALIDADE QUE A LEI PRESCREVE COM INFLUÊNCIA NO EXAME OU DECISÃO DA CAUSA.

  4. O QUE EQUIVALE A DIZER QUE A IRREGULARIDADE ANTES REFERIDA CONSTITUI UMA NULIDADE PROCESSUAL (ART.201 DO CPC), COM A DECORRENTE NULIDADE DE TODOS OS ACTOS OU ELEMENTOS PROCESSUAIS POSTERIORES À DITA OMISSÃO (V.G. A DOUTA SENTENÇA RECORRIDA).

  5. TERMOS EM QUE, DEVE A SENTENÇA RECORRIDA SER ANULADA, MAIS DEVENDO SER ORDENADO AO TRIBUNAL RECORRIDO QUE PROCEDA À NOTIFICAÇÃO AO IMPUGNANTE DO PARECER DO MºPº TENDO EM VISTA A SUA TOMADA DE POSIÇÃO RELATIVAMENTE ÀS QUESTÕES ALI FORMULADAS.

    SEM PRESCINDIR, 7º PREVENINDO A HIPÓTESE DE ASSIM NÃO SER ENTENDIDO - NO QUE NÃO SE CONCEDE -, O FACTO É QUE, SEMPRE E DE QUALQUER FORMA, O PROCESSO À MARGEM MELHOR IDENTIFICADO ENCONTRA-SE FERIDO DE VÍCIOS E ILEGALIDADES DE QUE SEMPRE RESULTARIA A NULIDADE E OU (PELO MENOS...) ANULABILIDADE DA DOUTA SENTENÇA RECORRIDA.

  6. TAIS IRREGULARIDADES, CONSUBSTANCIADAS NA OMISSÃO DE FORMALIDADES PROCESSUAIS CONSAGRADAS NA LEI (V.G. NOTIFICAÇÃO PARA A PRONÚNCIA SOBRE A INTENÇÃO DE DECISÃO DE INDEFERIMENTO DA ISENÇÃO - ART.60 DA LGT -, FUNDAMENTAÇÃO - ART.16 DO EBF E ART.77 DA LGT - E INDICAÇÃO DA SUSCEPTIBILIDADE DE RECURSO, RESPECTIVO PRAZO E ÓRGÃO COMPETENTE - ART.16 AL.D/ DO EBF), SÃO ESSENCIAIS AO EXAME E DECISÃO DA CAUSA, CONSUBSTANCIANDO ATÉ A FUNDAMENTAÇÃO DO PRÓPRIO ARESTO RECORRIDO PARA A IMPROCEDÊNCIA DA IMPUGNAÇÃO (NÃO SER A IMPUGNAÇÃO O "MODO IDÓNEO PARA ATACAR O DESPACHO DE INDEFERIMENTO DO PEDIDO DE ISENÇÃO" - SENTENÇA RECORRIDA FLS.187...).

  7. E CONSUBSTANCIAM O CONCEITO DE NULIDADE PROCESSUAL POR PRETERIÇÃO DE FORMALIDADES PRESCRITAS NA LEI, SUSCEPTÍVEIS DE INFLUENCIAR O EXAME E DECISÃO DA CAUSA (ART.201 DO CPC), COM A CONSEQUENTE NULIDADE DE TODOS OS ACTOS OU ELEMENTOS PROCESSUAIS POSTERIORES À DITA OMISSÃO (V.G. A SENTENÇA RECORRIDA).

  8. TERMOS EM QUE, DEVE O STA CONSIDERAR NULO TODO O PROCESSADO POSTERIOR À OMISSÃO DAS ALUDIDAS FORMALIDADES LEGAIS, MAIS ORDENANDO, EM CONSEQUÊNCIA, A SUA REALIZAÇÃO.

    SEMPRE SEM PRESCINDIR, 11º O ARESTO RECORRIDO DECIDIU QUE A IMPUGNAÇÃO JUDICIAL NÃO É O MEIO IDÓNEO PARA REAGIR RELATIVAMENTE AO DESPACHO DE INDEFERIMENTO DA ISENÇÃO, CONSIDEROU A IMPUGNAÇÃO IMPROCEDENTE PORQUE NÃO PROVADA E ABSOLVEU A FAZENDA PÚBLICA DO PEDIDO.

  9. ORA, DAS DISPOSIÇÕES LEGAIS APLICÁVEIS RESULTA QUE O RECURSO HIERÁRQUICO NO CASO DOS AUTOS NÃO ERA OBRIGATÓRIO (NECESSÁRIO), MAS SIM (E TÃO SÓ...) FACULTATIVO.

  10. A LEI (ART. 51 DO D. L. Nº 103/90) NÃO FACULTA AO CHEFE DA REPARTIÇÃO DE FINANÇAS A PRERROGATIVA DE CONCEDER A ISENÇÃO, MAS TÃO SÓ DE A RECONHECER A REQUERIMENTO DO INTERESSADO (DO QUE RESULTA TRATAR-SE DE "UM ACTO DECLARATIVO QUE SE LIMITA A UM JUÍZO DA VERIFICAÇÃO, NO CASO CONCRETO, DOS PRESSUPOSTOS DO BENEFÍCIO FISCAL ABSTRACTAMENTE PREVISTO NA LEI").

  11. O DESPACHO DO CHEFE DA REPARTIÇÃO DE FINANÇAS NÃO TEM (NÃO PODE TER ...) EFICÁCIA CONSTITUTIVA.

  12. TERMOS EM QUE NÃO PROCEDE A FUNDAMENTAÇÃO DA SENTENÇA RECORRIDA.

  13. NEM SE ARGUMENTE (COMO FAZ A SENTENÇA RECORRIDA...) QUE O DISPOSTO NO ART.16 AL.E) DO EBF IMPÕE O RECURSO HIERÁRQUICO, OBRIGATORIAMENTE, COM A CONSEQUENTE CONCLUSÃO DE QUE, POR VIA DISSO, A IMPUGNAÇÃO NÃO É MEIO IDÓNEO PARA ATACAR TAL ACTO.

  14. SEJA PORQUE TODA A ORGANIZAÇÃO JURÍDICA APLICÁVEL "IN CASU" PARTE DO PRINCÍPIO DOS RECURSOS HIERÁRQUICOS TEREM NATUREZA (APENAS...) FACULTATIVA (ART. 80 DA LGT E ART. 92 N º 1 DO CPT), SEJA PORQUE A LETRA DA LEI (...

    CABE RECURSO HIERÁRQUICO...

    ) NÃO IMPÕE A NATUREZA OBRIGATÓRIA A TAL RECURSO, MAS TÃO SÓ O REFORÇO DAS GARANTIAS DO CONTRIBUINTE.

  15. ALIÁS, "IN CASU" TAL CONCLUSÃO SEMPRE SERIA "OBRIGATÓRIA", JÁ QUE OS MEIOS DE REACÇÃO À DITA DECISÃO DEVERIAM TER SIDO INDICADOS AO RECORRENTE E NÃO O FORAM (!!! ...).

  16. ASSIM, "PENALIZAR" O RECORRENTE POR TER DEIXADO PASSAR O PRAZO (NO SENTIDO DA IMPOSSIBILIDADE DE CONVOLAÇÃO ALEGADA NA SENTENÇA RECORRIDA - FLS.187...), OU DEIXAR DE UTILIZAR O MEIO ADEQUADO DE REACÇÃO OBRIGATÓRIO, QUANDO A ADMINISTRAÇÃO FISCAL OMITIU AS INDICAÇÕES - A QUE ESTAVA OBRIGADA -, SEMPRE SERIA TRATAR DE FORMA DESIGUAL AS PARTES INTERVENIENTES NO PROCESSO, COM VIOLAÇÃO CLARA DO DISPOSTO NOS ARTS.98 DA LGT E 3-A DO CPC.

  17. E PORQUE O PRINCÍPIO DE IGUALDADE DE MEIOS PROCESSUAIS ENCONTRA ASSENTO CONSTITUCIONAL (ARTS.13 E 20 DA CRP), TAL INTERPRETAÇÃO E ENTENDIMENTO TERIA DE SER CONSIDERADA IGUALMENTE INCONSTITUCIONAL.

  18. INCONSTITUCIONALIDADE ESSA QUE, POR MERA CAUTELA, AQUI SE DEIXA INVOCADA PARA TODOS OS EFEITOS LEGAIS.

  19. ASSIM E EM CONCLUSÃO, O ACTO DE RECONHECIMENTO EXIGIDO PELA ISENÇÃO REQUERIDA, CONSUBSTANCIA UM MERO ACTO DE VERIFICAÇÃO, QUE, "IN CASU", IMPEDIA (DADA A CONFORMAÇÃO DA FACTUALIDADE EXISTENTE COM A PREVISÃO LEGAL...) O INDEFERIMENTO DA ISENÇÃO POR PARTE...

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