Acórdão nº 1989/2004-8 de Court of Appeal of Lisbon (Portugal), 29 de Abril de 2004 (caso NULL)

Magistrado ResponsávelGONÇALVES RODRIGUES
Data da Resolução29 de Abril de 2004
EmissorCourt of Appeal of Lisbon (Portugal)

Acordam no Tribunal da Relação de Lisboa I. (A), intentou a presente acção declarativa de condenação com processo ordinário contra (B), pedindo que seja declarado resolvido o contrato promessa celebrado entre as partes; que o Réu seja condenado a pagar ao Autor, a título de indemnização pelo não cumprimento do contrato, a quantia de 20.000.000$00 acrescida de juros legais a contar da citação; que seja reconhecido ao Autor o direito de retenção sobre o imóvel objecto do contrato.

Alegou para tanto, em síntese, que: Celebrou com o réu um contrato-promessa de compra e venda nos termos do qual o Réu prometeu vender e o Autor prometeu comprar um imóvel sito em Lisboa, pelo preço de 30.000.000$00, tendo o Autor entregue a quantia de 10.000.000$00 a título de sinal e princípio de pagamento.

Foi conferida a posse do imóvel ao Autor, a quem o Réu entregou as chaves.

Não se realizou a escritura definitiva por culpa exclusiva do Réu. Na contestação, o Réu concluiu pela improcedência da acção.

Alegou que a existência da oneração do imóvel foi sempre do conhecimento do Autor, disponibilizando-se o Réu para agendar nova data para a celebração da escritura ou mesmo para cancelar o negócio e entregar ao Autor a quantia recebida a título de sinal.

Na réplica, concluiu-se como na p.i.

Proferido despacho saneador, fixaram-se os factos assentes e a base instrutória.

Após julgamento e discussão da causa, respondeu-se à matéria da B.I. pela forma que consta de fls. 106-108.

*Factos provados: 1 - O prédio urbano sito na Trav.,... freguesia de S. José, em Lisboa, encontra-se inscrito na matriz predial sob o art. 646 e descrito na Conservatória do registo Predial sob o n.º 3694, do Livro B-13 a favor do Réu pela Ap. 2 de2001/04/04 (A); 2 - Em 26 de Junho de 2001, Autor e Réu outorgaram o denominado "Contrato Promessa de Compra e Venda" junto a fls. 10 a 13, cujo teor se dá por reproduzido, nos termos do qual declararam: " O PROMITENTE VENDEDOR [Réu] é dono e legítimo possuidor do prédio urbano sito na Trav., freguesia de São José, concelho de Lisboa, inscrito na matriz sob o artigo 464 (anterior artigo 600), com o valor patrimonial de Pte. 1. 198.902$00, descrito na 7ª Conservatória do Registo Predial de Lisboa sob o número 3.694, do Livro B- 13 .

CLÁUSULA SFGUNDA (Promessa de Compra e Venda) 1. Pelo presente contrato, o PROMITENTE VENDEDOR promete vender, livre de quaisquer ónus ou encargos, reais ou obrigacionais, ao PROMITENTE COMPRADOR [Autor] o prédio urbano referido na cláusula anterior.

  1. O PROMITENTE COMPRADOR aceita a promessa e, pelo seu lado, promete comprar a referida fracção.

    CLÁUSULA TERCEIRA (Preço e condições de pagamento) 1 . O preço global acordado para a referida venda é de Esc. 30.000.000$00 (trinta milhões de escudos), pago da seguinte forma: a) 10.000.000$00 (dez milhões de escudo.-,), no acto da outorga do presente contrato, a título de sinal e princípio de pagamento, deles tendo já dado a respectiva quitação o PROMITENTE VENDEDOR; b) 20.000.000$00 (vinte milhões de escudos) no acto da outorga da escritura pública de compra e venda.

    2 . A quitação de todo e qualquer valor pecuniário conferida ou a conferir por decorrência do presente contrato, depende absolutamente da boa e efectiva cobrança dos títulos de crédito entregues pelo PROMITENTF, COMPRADOR ao PROMITENTE VENDEDOR para pagamento do preço da compra e venda.

    CLÁUSULA QUARTA (Escritura Pública) 1 . A escritura pública de compra e venda será celebrada, no máximo, até ao 30.º (trigésimo) dia após a data da outorga do presente contrato promessa, cabendo ao PROMITENTE VENDEDOR a designação do dia, hora e cartório notarial para outorga da mesma.

  2. Para efeitos do disposto no número anterior, o PROMITFNTE VENDEDOR deverá proceder à respectiva comunicação através do envio de carta registada com aviso de recepção com a antecedência mínima de 8 (oito) dias, para o local da residência habitual do PROMITENTE COMPRADOR, concretamente para a Rua da Liberdade, n.º 12, 2670 Loures.

  3. Todas as despesas decorrentes do presente contrato, nomeadamente as relativas à escritura pública de compra e venda a celebrar, sisa e registos serão suportados pelo PROMITENTE COMPRADOR.

    CLÁUSULA QUINTA (Tradição do Prédio) A entrega das chaves do prédio urbano objecto da presente promessa de compra e venda verificar-se-á no acto de pagamento do remanescente do preço referido na precedente cláusula terceira, o que coincidirá com a outorga da escritura pública.

    CLÁUSULA SEXTA (Execução Específica) Os PROMITENTES VENDEDOR e COMPRADOR sujeitam expressamente o presente contrato a execução específica, nos termos e para os efeitos consignados no artigo 830.º do Código Civil.

    CLÁUSULA SÉTIMA (Transmissão da responsabilidade) A celebração do presente contrato, exonerará o PROMITENTE VENDEDOR de toda e qualquer responsabilidade corri a conservação e manutenção do prédio urbano objecto do presente contrato, bem como, de todas as vicissitudes que sobre o mesmo poderão vir a ocorrer. " 3 - O Autor nesse acto entregou ao Réu a quantia de Esc. 10.000.000$00, como sinal e princípio de pagamento ©; 4 - Tendo conferido ao A. posse do imóvel (D); 5 - Para o efeito, o Réu entregou ao Autor as chaves do mesmo (E); 6 - A. e R. compareceram no Cartório previamente combinado no dia 26/7/01 (F); 7 - Em 27 de Julho de 2001, o ajudante do SEGUNDO CARTÓRIO NOTARIAL DE LISBOA emitiu o seguinte CERTIFICADO (M), ajudante principal do Cartório, CERTIFICA que, no dia vinte e seis de Julho de dois mil e um, pelas dez horas e trinta minutos, se encontrava marcada uma escritura de compra e venda do prédio urbano sito na Trv.,... no. 4, freguesia de S. José, concelho de Lisboa, inscrito na matriz sob o artigo 464 (anteriormente artigo 600), da qual foram apontados...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT