Acórdão nº 0130549 de Court of Appeal of Porto (Portugal), 07 de Junho de 2001 (caso NULL)

Data07 Junho 2001
ÓrgãoCourt of Appeal of Porto (Portugal)

Acordam na Secção Cível do Tribunal da Relação do Porto: I-Relatório: No -º Juízo Cível da Comarca do....., no apenso, de verificação e graduação de créditos, ao processo de execução de sentença (por crédito penhoratício), em que é exequente Banco A......, S.A. e executado "Fábrica....., Lda", o "Centro Regional de Segurança Social do Norte" veio reclamar o seu crédito, no montante global de 13.953.858$00, relativo a contribuições por salários pagos aos trabalhadores..

Pede que o mesmo crédito seja verificado e, a final, graduado no lugar que lhe competir.

O M.P., em representação da "Fazenda Nacional", veio reclamar o crédito no montante de 856.962$00, referente a I.V.A..

Pretende que este crédito seja reconhecido e graduado no lugar que lhe compete.

Por sentença proferida a fls 21, face à não impugnação daqueles créditos reclamados, decidiu-se reconhecê-los e graduá-los pela seguinte forma: - em primeiro lugar os créditos da Fazenda Nacional; - em segundo lugar, o crédito reclamado pelo Centro Regional de Segurança Social do Norte; - em terceiro lugar, a quantia exequenda.

Posteriormente, a fls 25, veio o "Banco B....., S.A." reclamar o seu crédito de 4.754.577$00 e juros vincendos, com base em garantia real resultante de penhora, anterior, no mesmo bem móvel que é objecto de penhora na presente execução.

Considerando o disposto no artº 871º nº2 do C.P.Civil, foi proferida nova sentença, em cujos fundamentos se considerou que o crédito exequendo goza da garantia conferida pelo penhor e os créditos do Estado e do C.R.S.S. de privilégio mobiliário geral.

Deste modo, ali se procedeu a nova graduação dos créditos reclamados, pela seguinte forma: - em primeiro lugar, o crédito exequendo; - em segundo lugar, o crédito reclamado pela Fazenda Nacional, no valor de 856.962$00; - em terceiro lugar, o crédito reclamado pelo Centro Regional de Segurança Social do Norte, no valor de 13.953.858$00; - em quarto lugar, o crédito ora reclamado pelo Banco B....., S.A., no montante de 4.754.577$00, referente a quantia exequenda na execução sustada e juros vencidos até 8-7-98, acrescida de juros, contados sobre 4.042.426$00, desde 9-7-98, até efectivo e integral pagamento.

Inconformado com esta sentença de verificação e graduação de créditos, dela o C.R.S.S. interpôs recurso, que foi recebido como apelação e em cujas alegações conclui pela forma seguinte: 1 - As regras dos artºs 10º nº1 e 2, do Dec. Lei nº 103/80, de 9-5, prevalecem sobre o disposto no artº...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT