Acórdão nº 0131465 de Supremo Tribunal Administrativo (Portugal), 08 de Novembro de 2001 (caso None)

Magistrado ResponsávelLEONEL SERÔDIO
Data da Resolução08 de Novembro de 2001
EmissorSupremo Tribunal Administrativo (Portugal)

Acordam no Tribunal da Relação do Porto MARIA ....... e outros, todos identificados a fls. 2 a 5 dos autos, intentaram, no Tribunal Judicial da comarca de .............., acção declarativa, com processo comum ordinário contra o MUNICÍPIO ............, pedindo que este seja condenado a: a) Reconhecer que os AA. são donos e legítimos possuidores dos reservatórios, canalizações e poças referidas nos artigos 3º, 16º e 23º da petição; b) Reconhecer que os AA. são donos e legítimos possuidores das águas que naturalmente, brotam no ............; c) Construir, no prazo de trinta dias, as novas canalizações para substituir as que destruiu, pertencentes aos AA. e referidas nos artigos 12º a 15ºda petição; d) Efectuar a ligação dos referidos tubos ao depósito pertencente aos AA. e referido no artigo 23º da petição; e) Pagar aos AA. a quantia de 750 000$00 pelos prejuízos sofridos, até à propositura da acção e, pelos que continuarão a sofrer, na quantia a liquidar em execução de sentença; f) Pagar aos AA ainda a quantia relativa à aquisição dos canos, referidos no artigo 66º da petição.

Alegam, em suma, que adquiriram, por usucapião, as referidas águas que brotam no ......... Desde tempos imemoriais, por si e antepassados, essas águas armazenadas em poças existentes no local, eram daí conduzidas por aquedutos e canais, numa extensão de 2 Km, para outra poça denominada ........., onde depois era distribuída e utilizada para rega pelos seus antepassados.

Devido ao abandono do cultivo dos campos, a referida água deixou, em parte, de ser utilizada na rega e as pessoas passaram a utilizá-la também para uso doméstico.

Em 1977, os AA. e antepossuidores, com o apoio do Instituto da Reforma Agrária, passaram a conduzir a água das nascentes para as suas habitações. Para o efeito, utilizaram o rego aberto, já existente, colocaram tubos, soldaram as emendas e cobriram-nos com terra, ficando as condutas enterradas a cerca de 0,5m. Para armazenar a água construíram dois depósitos em pedra, um destinado à agua de rega outro à agua destinada às habitações. Deste, a água era encaminhada para os domicílios. Em 1998, os AA. construíram novo depósito.

Em 1997, o Município ............ deliberou executar os trabalhos de abastecimento de água e saneamento, no .............. Em 1998, a Câmara Municipal destruiu os tubos, colocados pelos AA. e antepassados, que conduziam a água para a .........., colocou nova tubagem no lugar da existente e procedeu à construção de dois...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT