Acórdão nº 0536270 de Court of Appeal of Porto (Portugal), 15 de Dezembro de 2005 (caso NULL)

Data15 Dezembro 2005
ÓrgãoCourt of Appeal of Porto (Portugal)

Acordam no Tribunal da Relação do Porto: Na ...ª Vara Cível do Porto, B........ intentou a presente acção com processo ordinário contra o "Banco C....... SA" e D............ .

alegando em resumo, que - A A. é uma associação dos municípios; de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa do Varzim, Valongo e Vila do Conde, que tem como escopo social imediato a reciclagem, valorização, tratamento e aproveitamento final dos resíduos sólidos entregues pelos municípios associados, e por outras entidades que a associação venha a admitir, bem como a gestão, manutenção e desenvolvimento das infraestruturas necessárias para o efeito.

- No exercício dessa sua actividade a A. celebrou em 97.10.15 com a "E........., S.A." um contrato de empreitada de obra pública, nos termos do qual esta sociedade se obrigou a elaborar o projecto e a construir o Centro de Triagem do Sistema de Reciclagem Multimaterial da B.......... .

- Nos termos contratuais, a E..... estava obrigada a prestar, e prestou, caução, por garantia bancária e por seguro caução, pelos valores correspondentes a 5% dos valores das adjudicações e a 5% dos valores dos pagamentos que lhe foram feitos, percentagem que lhe seria deduzida, não fossem as cauções, nos termos contratuais.

- Assim, a primeira Ré prestou à A., a pedido da E....... garantias bancárias, no montante global de 78 820 119$00, equivalente a € 393.153,10.

- Por sua vez, a segunda Ré prestou à A., a pedido E........., seguros-caução, no montante global de 67 881 373$00, equivalente a € 338.590,86.

- Nos termos de tais garantias, obrigavam-se as garantes a entregar à A., até aos montantes garantidos, as importâncias necessárias no caso de a E......., faltando ao cumprimento do contrato de empreitada, o não fizesse em devido tempo.

- Ora, sucedeu que, logo a seguir à recepção provisória da obra, foram sendo detectadas inúmeras deficiências na obra e nos equipamentos cuja reparação a A., informalmente, reclamando junto da E......., mas sem qualquer êxito.

- Por isso, a A. solicitou aos seus consultores técnicos uma vistoria que elencasse tais deficiências, quer no plano da construção civil, quer no âmbito do equipamento mecânico.

- Como do referido relatório consta, existiam, a titulo de exemplo, as seguintes deficiências, resultantes de defeitos de construção, a) - No Edifício Administrativo - Fendas nas paredes interiores de alvenaria ; - Pequenas infiltrações nas caixilharias, resultantes, provavelmente, de falta de selagem dos remates com mastique; - Armários, junto das janelas, com os tampos empolados em algumas juntas, devido a dilatação dos tampos e da reduzida espessura das juntas, sendo também de admitir que a infiltração da caixilharia tenha contribuído para isso; - Fendas verticais na parede acima da cobertura, afastadas entre si de cerca de 2 cm, o que denota a existência de tracções nessa zona.

  1. - Pavimento térreo do Edifício de Triagem - Quebra das arestas nas juntas de dilatação, com a consequente propagação da deterioração para o interior do pavimento. Por outro lado, o refechamento da junta já não se encontrava na maior parte das juntas; - Quebra das arestas nas juntas de retracção com a consequente propagação da desagregação da zona superficial do pavimento.

  2. - Pavimento do Ecocentro e arruamentos - Na ligação entre o pavimento betuminoso e a caleira, formou-se um ressalto, resultante do abatimento do betuminoso; - Nos arruamentos ocorreu a fendilhação da camada de desgaste.

  3. - Arruamento municipal exterior - Ocorreu, também, a fendilhação da camada de desgaste; - Os lancis no extradorso da curva junto à Portaria partiram e o pavimento fissurou, havendo acumulação de humidade nessa zona.

- No mesmo relatório, os custos dos trabalhos de reparação de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT