Acórdão nº 04735/09 de Tribunal Central Administrativo Sul, 12 de Março de 2009

Magistrado ResponsávelGonçalves Pereira
Data da Resolução12 de Março de 2009
EmissorTribunal Central Administrativo Sul

Acordam os Juizes do 2º Juízo, 1ª Secção, do Tribunal Central Administrativo Sul: Vítor ..., com os sinais dos autos, veio recorrer da sentença lavrada a fls. 177 e seguintes no TAC de Lisboa que, julgando procedente a excepção de ilegitimidade passiva deduzida pelo Instituto Superior Técnico (IST) na providência cautelar de suspensão de eficácia que ali intentara, absolveu a entidade requerida da instância.

Em sede de alegações, formulou as conclusões seguintes: a.

Nos termos da Lei e dos seus próprios Estatutos, a Universidade Técnica de Lisboa é uma Instituição que integra escolas superiores, associadas para efeitos de concertação das respectivas políticas educacionais e da optimização de recursos; b.

É, assim, uma entidade administrativa de natureza "federal", nas quais, além da personalidade jurídica do Universidade Técnica de Lisboa se afirma a personalidade jurídica das escolas (de que o Instituto Superior Técnico faz parte).

c.

O Instituto Superior Técnico é uma pessoa colectiva pública que goza de autonomia científica, pedagógica, administrativa e financeira - cfr. Estatutos págs 770 e segs. do Diário da República, 2.a série-N.o 7- 10 de Janeiro de 2007.

d.

É dentro dessa autonomia que o Instituto Superior Técnico confere os graus de licenciado, mestre e doutor, conforme reconhece o próprio na sua contestação bem como é reconhecido na sentença recorrida.

e.

Foi a Universidade Técnica de Lisboa que estatutariamente - cfr. art.° 4.° dos Estatutos da UTL (publicados em anexo ao Despacho Normativo n.° 70/89, Diário da República - I Série, n.° 175, de 1/8/1989) e regulamentarmente - (deliberação do senado 2/UTL/-93, publicada a páginas 5860 e segs. da 2.a série do DR n.° 130, 4.6.1993) - concedeu às escolas que a integram a faculdade de conferirem o grau de doutor.

f.

O procedimento administrativo para obtenção do grau de doutor é um procedimento composto por um conjunto de actos interligados entre si, que no caso dos autos, terminou com as provas públicas onde o A. foi recusado.

g.

É pacífico que nos termos do n.° l do art.° 10.° do CPTA "cada acção deve ser proposta contra a outra parte na relação material controvertida..." , tal como configurada pelo Autor.

h.

Ora, é manifesto que tal como configurado pelo Autor na sua petição inicial, é no âmbito da pessoa colectiva pública Instituto Superior Técnico que correu todo o processo de doutoramento que vem impugnado, bem como os actos subsequentes praticados pelo IST que afectaram os...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT