Acórdão nº 2718/2006-8 de Court of Appeal of Lisbon (Portugal), 25 de Maio de 2006 (caso NULL)

Magistrado ResponsávelGONÇALVES RODRIGUES
Data da Resolução25 de Maio de 2006
EmissorCourt of Appeal of Lisbon (Portugal)

Acordam no Tribunal da relação de Lisboa I. J […] LDA intentou a presente acção declarativa de condenação com processo ordinário contra E.[…] SA, pedindo que a Ré seja condenada a pagar-lhe 5.326.134$00 a título de capital e juros vencidos e vincendos, computando em 580.628$00 os vencidos em 6 de Novembro de 1998.

Para tanto, alegou em síntese que: A Autora dedica-se ao aluguer de máquinas e trabalhos de escavações, terraplanagens, aterros e desaterros; A Ré dedica-se à construção civil; No exercício da sua actividade, a Ré alugou à Autora uma máquina retro escavadora com manobrador, por uma semana, o que veio a prolongar-se por mais tempo, destinada a efectuar diversos trabalhos, segundo instruções da Ré na obra […] no período entre Setembro de 1997 e Fevereiro de 1998; Os trabalhos resultantes do aluguer da máquina ascendem a 5.326.134$00 conforme facturas juntas, montante a que acrescem juros de mora vencidos e vincendos.

Na contestação, a Ré contestou, alegando, em resumo que: A máquina destinava-se a efectuar diversos trabalhos que a Ré executava para a R. […] na qualidade de empreiteira; A Autora era sub-empreiteira da Ré e à Ré cabia indicar ao manobrador da Autora quais os trabalhos a efectuar mas não dar-lhe instruções quando ao modo de o fazer, já que ao contratar a máquina com manobrador o fez convencida de que este dominava as técnicas necessárias à operação da mesma; Os trabalhos efectuados pela Autora com a referida máquina causaram danos diversos em cabos da R.[…] danos que a Ré teve de indemnizar e que se deveram à conduta culposa do manobrador que agiu sem cautela ou cuidado e ignorando as regras da arte e as exigências técnicas da operação; A Autora foi desde logo avisada pela Ré de que lhe seriam debitados os montantes que a Ré se visse obrigada a pagar em razão da conduta do manobrador, motivo pelo qual a Ré suspendeu os pagamentos à Autora, já que é credora de montante superior àquele que reconhece dever; Em sede de reconvenção, a Ré pede o pagamento dos danos cuja indemnização suportou para substituição dos cabos danificados, no montante de 5.783.703$00, e no mais que se vier a apurar, uma vez que se não encontra ainda liquidado o montante indemnizatório que terá de suportar; Concluiu, pedindo a sua absolvição do pedido e a condenação da Autora a pagar-lhe o montante que se vier a apurar em execução de sentença correspondente aos indicados prejuízos.

A Autora replicou contestando a reconvenção alegando, em síntese que: Apenas alugou a máquina com manobrador à Ré, o qual actuava sob as ordens, direcção e fiscalização da Ré; O acidente ocorreu em virtude de terem sido dadas indicações erróneas ao manobrador, pelos representantes da Ré, quanto à colocação dos cabos; Concluiu pela improcedência da reconvenção, e como na p.i..

Foi admitida a reconvenção; saneado o processo, condensou-se a matéria de facto assente e a controvertida.

Após discussão e julgamento da causa, o Tribunal decidiu responder à matéria da base instrutória do modo que consta de fls. 201 a 206, o que não teve reclamações.

*FACTOS PROVADOS: A) A Autora dedica-se ao aluguer de máquinas, a trabalhos de escavações, terraplanagens, aterros e desaterros - alínea A) da especificação;--- B) A Ré dedica-se à construção civil de obras públicas e particulares - alínea B) da especificação;--- C) No exercício da sua actividade, a Autora cedeu temporariamente à Ré, mediante contrapartida pecuniária, o uso, gozo e fruição de uma máquina retro escavadora com manobrador a fim de efectuar diversos trabalhos na obra de "Estação de Mercadorias da Bobadela" que a Ré, como empreiteira, executava para a R.[…] - alínea C) da especificação;--- D) Os trabalhos foram efectuados entre Setembro de 1997 e Fevereiro de 1998 - alínea D) da especificação;--- E) Dos trabalhos efectuados, a Ré não entregou à Autora o montante global de 5.326.134$00 relativo a descargas de peças e materiais de viaturas, carregamento de entulho para viaturas, deslocação de terras e materiais, abertura de valas e outros - alínea E) da especificação;--- F) O montante referido em E) resulta dos montantes parcelares de 467.415$00, 188.370$00, 114.670$00, 143.325$00, 1.124.078$00, 859.950$00, 712.530$00, 984.848$00, 730.958$00...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT