Resolução do Conselho do Governo n.º 132/2022 de 5 de agosto de 2022

Data de publicação05 Agosto 2022
Gazette Issue103
ÓrgãoPresidência do Governo
SectionSérie 1

O Programa do XIII Governo Regional dos Açores consagra, em matéria de proteção dos ecossistemas e conservação da natureza, uma atenção especial à proteção da biodiversidade e dos ecossistemas naturais.

Por sua vez, a alínea a) do artigo 14.º do Decreto Regulamentar Regional n.º 6/2022/A, de 29 de abril, que aprova a nova orgânica do XIII Governo Regional, em conjugação com o disposto nos artigos 2.º e 3.º da orgânica e quadro de pessoal dirigente da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, aprovada como Anexo I ao Decreto Regulamentar Regional n.º 17/2021/A, de 8 de julho, determinam a área de atribuições e competências da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, nas quais se inclui a cooperação com entidades públicas e privadas, regionais, nacionais e internacionais, nos domínios da sua tutela.

Nos termos do artigo 15.º do Decreto Legislativo Regional n.º 38/2021/A, de 23 de dezembro, que aprova o Orçamento da Região Autónoma dos Açores para 2022, é autorizada a celebração de contratos-programa entre a Região Autónoma dos Açores, através do Governo Regional, e associações constituídas ou participadas que prossigam fins de relevante interesse público regional.

A Região Autónoma dos Açores é associada fundadora da Geoaçores – Associação Geoparque dos Açores, doravante designada por GEOAÇORES, a qual é a entidade gestora do Geoparque Açores.

Enquanto entidade gestora do Geoparque Açores, a GEOAÇORES é responsável pela dinamização daquela estrutura em todas as ilhas dos Açores, tendo competências para o desenvolvimento de ações de geoconservação, educação para o desenvolvimento sustentável, promoção do turismo e estímulo à investigação, formação e promoção do conhecimento científico em áreas temáticas relacionadas com as geociências e ambiente no território do Geoparque Açores, que inclui as nove ilhas e área marinha envolvente.

É neste enquadramento que, em 2013, o trabalho até então desenvolvido foi reconhecido internacionalmente, com a integração do Geoparque Açores nas Redes Europeia e Global de Geoparques, e que a sua manutenção assegurou esta classificação, atualmente enquadrada no Programa Internacional de Geociência e Geoparques da UNESCO, aprovado em 2015.

O património geológico da Região Autónoma dos Açores é, assim, reconhecido internacionalmente, o que constitui ponto de partida para o desenvolvimento e consciência da identidade natural e cultural do território.

Nessa medida, torna-se necessário desenvolver atividades de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT