Resolução do Conselho do Governo n.º 303/2021 de 30 de dezembro de 2021

Data de publicação30 Dezembro 2021
Número da edição221
ÓrgãoPresidência do Governo
SeçãoSérie 1

O Programa do XIII Governo Regional dos Açores preconiza a implementação de uma política transversal de mobilidade interna, enquanto experiência estimulante, enriquecedora e estruturante do sentido de identidade açoriana.

Na definição das orientações de médio prazo do Governo Regional dos Açores (2021-2024), para a área da Juventude, estabeleceram-se medidas no sentido de potenciar a mobilidade dos jovens açorianos, de modo que estes possam conhecerem melhor a realidade de outros territórios, em particular as idiossincrasias e especificidades de cada uma das ilhas do arquipélago dos Açores.

De forma a operacionalizar estes objetivos, o Governo Regional, através da Direção Regional da Juventude, promove o Cartão Interjovem como instrumento de mobilidade juvenil para a Região Autónoma dos Açores, quer por via marítima, quer por via aérea.

A concretização desta estratégia, encontra fundamento jurídico, nos termos definidos no n.º 2 do artigo 63.º do Decreto Legislativo Regional n.º 18/2008/A, de 7 de julho, que regula e estabelece o regime de enquadramento das políticas de juventude na Região Autónoma dos Açores, que dispõe que o Governo Regional, sempre que necessário, estabelece parcerias institucionais e comerciais para a concretização dos objetivos acima descritos.

A Atlânticoline, S.A, empresa sobre a qual a Região Autónoma dos Açores detém o capital social, tem como missão assegurar um serviço de transporte marítimo de pessoas e veículos, com segurança e fiabilidade, contribuindo para o desenvolvimento económico e social dos Açores em geral, e de cada uma das suas ilhas em particular.

Por outro lado, a SATA Air Açores, empresa do GRUPO SATA, o garante da mobilidade aérea entre as ilhas do arquipélago dos Açores, com fiabilidade e segurança, promovendo o intercâmbio de pessoas no arquipélago e, assim, a coesão territorial e o desenvolvimento económico e social da Região Autónoma dos Açores.

Neste sentido, a Atlânticoline, S.A. e a SATA Air Açores detêm o domínio, em regime de exclusividade, dos setores de transporte marítimo e aéreo de passageiros inter-ilhas, o que exclui esses prestadores de serviços dos critérios concorrenciais que regem as normas de contratação pública nos termos estabelecidos no Código dos Contratos Públicos.

A Agência para a Modernização e Qualidade do Serviço ao Cidadão – RIAC I.P. assegura, por sua vez, tarefas que visam, fundamentalmente, facilitar o acesso do cidadão à Administração Pública, prestando serviços de proximidade às...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT