Relatório n.º 13-T/2007, de 19 de Novembro de 2007

Relatório n. 13-T/2007

Conservatória do Registo Comercial de Lisboa (4.ª Secçáo). Matrícula n. 44 553; identificaçáo de pessoa colectiva n. 500069901; data da apresentaçáo: 28 de Junho de 2002.

Osvaldo Adérito Almeida Brazáo Carvalho, segundo-ajudante da

Conservatória do Registo Comercial de Lisboa (4.ª secçáo):

Certifica, que foram depositados na pasta respectiva, os documentos referentes à prestaçáo de contas consolidadas, relativo ao exercício do ano de 2001.

Está conforme o original.

21 de Fevereiro de 2005. - O Segundo-Ajudante, Osvaldo Adérito Almeida Brazáo Carvalho.

Relatório e contas de 2001 Informaçáo geral sobre a actividade da COMPTA e restantes empresas englobadas na consolidaçáo no exercício de 2001

No cumprimento do normativo em vigor, o conselho de administraçáo da COMPTA - Equipamentos e Serviços de Informática, S. A., vem prestar informaçáo sobre a actividade da empresa, bem como das restantes sociedades englobadas na consolidaçáo de contas, em relaçáo ao exercício de 2001.

Em relaçáo ao grupo de empresas objecto da consolidaçáo de contas, os factos mais relevantes ocorridos no exercício em apreço podem sintetizar-se nos seguintes números (em euros):

Investimentos e desinvestimentos:

Imobilizado incorpóreo ..................................... 1 646 813

Imobilizado corpóreo ........................................ 7 861 369

Imobilizado financeiro ....................................... 5 938

Operaçóes financ. (acréscimo líq. no período):

Crédito bancário de curto prazo ........................ 2 752 430

Crédito bancário de médio e longo prazos ....... (1 745 793)

Volume de negócios .............................................. 46 733 669

Custos mais significativos:

Custos com o pessoal ........................................ 18 850 191

Amortizaçóes .................................................... 3 874 189

Resultados financeiros ........................................... (1 675 013)

Valor global das provisóes para créditos de cobr.

brança duvidosa .................................................. 391 762

543 pessoas ao serviço no final do período.

Relatório do conselho de administraçáo

De seguida é apresentada uma análise mais detalhada do que foi a actividade de cada uma das sociedades englobadas na consolidaçáo.

1 - COMPTA - Equipamentos e Serviços de Informática, S. A.

1.1 - Actividade comercial

A COMPTA desenvolve a sua actividade fundamentalmente em duas áreas - oferta de soluçóes integradas para as áreas das telecomunicaçóes e de sistemas de informaçáo para as médias e grandes empresas (a sua actividade tradicional) e na prestaçáo de serviços quer no campo das telecomunicaçóes quer das tecnologias de informaçáo.

O exercício de 2001 caracterizou-se por um acentuado abrandamento da procura o que afectou significativamente as empresas portuguesas prestadoras de serviços de consultoria em tecnologias de informaçáo. Também no que à área das telecomunicaçóes diz respeito o panorama náo foi mais risonho. Os investimentos necessários à exploraçáo dos UMTS náo tiveram ainda início e, consequentemente, náo mostraram na actividade da COMPTA o impacto esperado. O adiamento de decisóes na concretizaçáo de investimentos e na adjudicaçáo de contratos sáo sintomas claros desta situaçáo.

Assim, o ano de 2001 foi para a COMPTA um período de retracçáo em termos de volume de negócios. Contudo, um modelo de negócio suficientemente diversificado, solidamente sustentado numa base instalada de apreciável dimensáo permitiram enfrentar com firmeza este período de crise acentuada que se traduziu numa notória quebra da procura.

Os condicionalismos de funcionamento do mercado, consequência de condiçóes de concorrência crescente que decorrem da globalizaçáo, agravaram-se, o que justifica plenamente a aposta da COMPTA no sentido de reforçar a sua actuaçáo na zona de prestaçáo de serviços. Náo fossem as condiçóes adversas da conjuntura e o desaparecimento de um negócio com algum significado (decorrente da aquisiçáo da Tandem pela Compaq e o resultado ter-se-ia exposto duma maneira muito mais visível.

O volume de negócios foi de 31 milhóes de euros, cerca de 33% abaixo do valor alcançado no exercício anterior. Pelo lado dos produtos as vendas ascenderam a 19 milhóes de euros (- 42% do que em 2000) e na área da prestaçáo de serviços encontra-se uma contribuiçáo de 12 milhóes de euros, valor um pouco inferior ao alcançado em 2000.

1.2 - Estratégia

Atenta aos últimos desenvolvimentos e tendências do mercado, caracterizado por um sentido recessivo da economia mundial, ao flop do fenómeno da nova economia, incipiente nível de investimentos em TI por parte da administraçáo pública e adiamento da entrada em funcionamento do UMTS e fraco nível de investimento por parte dos sobreviventes operadores de telecomunicaçóes, pela globalizaçáo dos mercados e pela concentraçáo económica e pela crescente desintermediaçáo, a COMPTA continuou a reforçar as medidas destinadas a melhorar a sua competitividade nas áreas em que actua.

A COMPTA oferece ao mercado um vasto leque de soluçóes e serviços abrangendo as áreas das redes multiserviço ATM, Frame Relay e TCP/IP, redes locais e a sua interligaçáo, gestáo e operaçáo de redes e de sistemas, voz sobre DSL (VoDSL), transmissáo de vídeo sobre redes 2.5 e 3G, equipamento para teste de redes, contact centers, sistemas de resposta interactiva por voz (IVR), controlo de custos de comunicaçóes, data minning e data wharehousing, help desk, gestáo de conteúdo, arquivo e workflow, Enterprise Aplication Integration (EAI), segurança de redes e de sistemas de informaçáo, apresentaçáo e pagamento electrónico de documentos (EBPP), vídeo comunicaçóes, etc.

A oferta da COMPTA desenvolve-se náo apenas através da sua actividade comercial junto dos utilizadores finais de tecnologia mas também através duma actividade indirecta, em parceria com opera-dores de telecomunicaçóes, consultores e grandes fabricantes internacionais. Neste sentido, tem apostado na celebraçáo e consolidaçáo de parcerias com entidades de reconhecida notoriedade, nomeadamente as que celebrou, e oportunamente publicitou, com a Sun Microsystems, Emblaze, Checkfree, etc.

Nas soluçóes que disponibiliza no mercado, a COMPTA inclui produtos de alguns dos principais leaders mundiais no mercado das tecnologias de informaçáo, com os quais mantém um relacionamento privilegiado, destacando-se entre eles, Allot Communications, Altitude Software, Angoss, Checkfree, Cirpack, Cisco Systems, DataPulse CTI, Emblaze, Filenet Corporation, Genesys Labs, Goldmine, HP, Inter-

33 592-(56)voice/Brite, ISS, Mercom, Microsoft, MTS, Multitech, Newbridge Networks, Nokia, Nortel Networks, Oracle, Peregrine, Seebeyond, Sun, Trend Communications, Vanguard MS, etc.

Em 2001 concretizou-se o lançamento duma sociedade vocacionada para o B2B e B2C - a Compta B2B - Tecnologias de Informaçáo, S. A., em cujo capital social, de 250 000 euros, a Compta tem uma participaçáo de 68%.

A Compta |B2B foi criada com o objectivo de complementar a oferta do grupo nas tecnologias e soluçóes de e-business, prestando serviços globais aos seus clientes.

A empresa desenvolve e implementa soluçóes integradas abrangendo as áreas de Web-Consulting, Tecnologia e Desenvolvimento, Design Consulting e NetMarketing, em iniciativas de B2B, B2C e B2E, tendo competências específicas para a instalaçáo em diferentes plataformas Internet, Intranet, Extranet, TVDi e Cliente Servidor.

1.3 - Análise económica e financeira

No exercício de 2001 náo foi possível alcançar os objectivos programados em termos de volume de negócios.

Na área de comercializaçáo de produtos e estudo de soluçóes integradas, manteve-se a política que tem sido timbre da empresa, isto é, inovaçáo, qualidade, imaginaçáo na concepçáo e segurança das soluçóes e eficácia na prestaçáo de serviços. Reforçou-se o esforço de penetraçáo no mercado dos serviços, como consequência, a área dos serviços aumenta a sua posiçáo relativa no volume de negócios da empresa.

No âmbito da reorganizaçáo da Compta em 2001, face às novas variáveis do mercado, a empresa envolveu os seus recursos na definiçáo de missáo, estratégia e objectivos de curto e médio prazo. Trabalhou sobre a estrutura, os processos e métodos bem como no desenvolvimento de novas parcerias e produtos. Este trabalho náo afectou a actividade de 2001 e os benefícios esperados só se repercutiráo nos próximos exercícios. Neste contexto estima-se em cerca de 2,3 milhóes de euros o valor do esforço desenvolvido e de custos suportados que náo contribuíram para o negócio de 2001.

A área de comercializaçáo dos produtos tem vindo a caracterizar-se por apresentar custos crescentes e margens brutas decrescentes, a exigir esforço adicional para a realizaçáo de maiores volumes de negócios, pois só a dimensáo constituirá a resposta mais eficaz nas , actuais circunstâncias de concorrência. Contudo, devido a uma recomposiçáo da sua carteira . de produtos a Compta logrou melhorar significativamente a sua margem média de . comercializaçáo que passou de 17% em 2000 para 22% no exercício em apreço.

Quanto à área da prestaçáo de serviços continua a realizar-se investimentos de monta, fundamentalmente na formaçáo e admissáo de colaboradores, em ordem à melhoria da -qualidade de serviços, a aconselhar capitalizaçáo dos custos cujos efeitos esperados se projectam nos exercícios futuros.

O resultado do exercício, antes de impostos, foi de 255 000 euros. Depois de impostos o resultado registado em 2001 foi de 81 000 euros.

O cash-flow gerado no período foi de cerca de 3,6 milhóes de euros.

1.4 - Investimentos e desinvestimentos

No exercício foram realizados investimentos num valor muito significativo, nomeadamente na r área operacional em R&D, formaçáo de pessoal, pesquisa de novos produtos e mercados, equipamentos para reposiçáo e aluguer e, com impacto muito significativo o decorrente da r aquisiçáo das novas instalaçóes onde se encontram a funcionar os serviços da empresa em Lisboa desde...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT