Relatório 8-F/2007, de 28 de Junho de 2007

Relatório n. 8-F/2007

Conservatória do Registo Comercial do Porto (2.ª Secçáo). Matrícula n. 57 204; identificaçáo de pessoa colectiva n. 506064859; número e data da apresentaçáo: 345/24 de Maio de 2005; pasta n. 24 972.

Maria Conceiçáo Ribeiro da Silva, escriturária superior da Conservatória do Registo Comercial do Porto (2.ª Secçáo):

Certifica, que foram depositados na respectiva pasta, os documentos relativos à prestaçáo de contas do ano de 2004, referentes à sociedade em epígrafe.

Está conforme.

Porto, 24 de Maio de 2005. - A Escriturária Superior, (Maria Conceiçáo Ribeiro da Silva)

Relatório e contas de 2004

Relatório de gestáo do conselho de administraçáo

Srs. Accionistas:

De acordo com a lei e os estatutos, submetemos à vossa apreciaçáo, discussáo e votaçáo o relatório, balanço e demonstraçáo de resultados da Pedro Arroja - Gestáo de Fundos de Investimento Mobiliário, S. A., referentes ao exercício de 2004.

1 - Fundo de tesouraria Pedro Arroja

Os principais mercados de crédito mundiais apresentaram em 2004 comportamentos diferentes. Nos Estados Unidos, as subidas das taxas de juro implementadas pela Reserva Federal acompanhadas da queda do dólar conduziram ao aumento das yelds das obrigaçóes do Tesouro norte-americanas

18 478-(40) Na Europa, a manutençáo das taxas de juro e a valorizaçáo do euro contribuíram para a reduçáo das yelds das obrigaçóes do Tesouro alemás.

A política de investimento seguida na gestáo do Pedro Arroja Fundo de Investimento de Tesouraria foi conservadora. A recuperaçáo da economia norte-americana, a queda do dólar e a subida dos preços dos combustíveis levaram à exclusáo, para efeitos de investimentos, de activos denominados em dólares. A reduçáo do risco de crédito para níveis historicamente reduzidos - avaliados em termos de corporate spread - fez com que também náo se tivessem realizado aplicaçóes em corporate bonds. Assim, foram privilegiados investimentos em aplicaçóes de curto prazo e elevada liquidez, nomeadamente depósitos a prazo. Foram também realizados investimentos em obrigaçóes de Tesouro da zona euro, nomeadamente obrigaçóes de Tesouro belgas. A rotaçáo do activo do fundo foi reduzida de forma a náo incorrer em excessivos custos de transacçáo.

Para o ano de 2005, perspectiva-se que as taxas de juro nos Estados Unidos e na zona euro possam ser revistas em alta, o que será negativo para o mercado de crédito. Ao mesmo tempo, a instabilidade no mercado de divisas deverá manter-se, conferindo aos investimentos em moeda estrangeira um factor de risco adicional. Por estes motivos, a política de investimento do Pedro Arroja Fundo de Investimento de Tesouraria manter-se-á conservadora.

2 - Análise da actividade e dos resultados da sociedade

No exercício de 2004, a activo líquido da sociedade ascendeu a 551 000 euros, apresentado um acréscimo de 7,7% em relaçáo ao ano anterior.

Os resultados correntes da actividade alcançaram os 164 913 euros, mais 307 689 euros do que o verificado no ano transacto.

As coberturas dos fundos próprios sobre os requisitos mínimos para o cálculo do rácio de solvabilidade, de acordo com as normas do Banco de Portugal, fixou-se em 1444,9%.

Os capitais próprios e equiparados ascenderam a 518 000 euros. Quanto ao ratio de rentabilidade do activo (ROA) este ascendeu, no final do ano, a 28,9%.

O lucro após impostos é de 159 543 euros e corresponde a um return ofequity (ROE) de 30,8%.

Os custos operacionais da actividade baixaram relativamente a 2003 em mais de 15 000 euros, traduzindo a moderaçáo nos custos com o pessoal e com os fornecimentos e serviços de terceiros, variaçáo de (-

25,8%) e (- 5,6%), respectivamente.

Estes resultados sáo fruto da política de contençáo dos custos posta em prática, salientando-se a reduçáo expressiva dos honorários da administraçáo executiva e do órgáo de fiscalizaçáo.

Registe-se, ainda, que durante exercício findo foi proposta fusáo desta sociedade por incorporaçáo, realizada mediante a transferência global do património, da sociedade Pedro Arroja - Gestáo de Patrimónios, S. A. para a Pedro Arroja - Gestáo de Fundos de Investimento Mobiliário, S. A., a qual náo foi aprovada pela sociedade, em projecto, incorporada.

Na sequência deste facto, a sociedade diligenciou junto da Comissáo de Mercados de Valores Mobiliários (CMVM) o registo ou averbamento das actividades de gestáo de carteira e consultoria de investimento, o qual se conclui em Dezembro.

Foi também alterado, na mesma data, com a aprovaçáo prévia da CMVM - o prospecto completo e simplificado do fundo Pedro Arroja - Fundo de Investimento de Tesouraria - OIC, de acordo com o novo Regime Jurídico dos Organismos de Investimento Colectivo.

3 - Proposta de aplicaçáo de resultados

Nos termos do artigo 376. do Código das Sociedades Comerciais...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT