Regulamento n.º 6/2021

Data de publicação06 Janeiro 2021
SeçãoSerie II
ÓrgãoUniversidade Nova de Lisboa - Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação

Regulamento n.º 6/2021

Sumário: Regulamento do Mestrado em Marketing Analítico (Data-Driven Marketing).

Sob proposta aprovada pelo Conselho Científico, é criada a estrutura curricular do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Marketing Analítico (Data-driven Marketing). O presente ciclo de estudos foi comunicado à Direção-Geral do Ensino Superior em 9 de julho de 2020, em cumprimento do disposto no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelos Decretos-Leis n.os 107/2008, de 25 de junho, 230/2009, de 14 de setembro, 115/2013, de 7 de agosto e 63/2016, de 13 de setembro, 65/2018, de 16 de agosto, e foi registado pela Direção-Geral do Ensino Superior sob o n.º R/A-Cr 121/2020. Procede-se, assim, à publicação do correspondente Regulamento no Diário da República.

3 de dezembro de 2020. - O Diretor, Prof. Doutor Pedro Saraiva.

Regulamento do Mestrado em Marketing Analítico (Data-Driven Marketing) do Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa - Nova Information Management School

(2.º Ciclo de Estudos Superiores)

Artigo 1.º

Criação

1 - A Universidade Nova de Lisboa, através do Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação - Nova Information Management School (NOVA IMS), cria o 2.º ciclo em Marketing Analítico (Data-driven Marketing), conducente ao grau de Mestre, registado na Direção Geral do Ensino Superior com o número R/A-Cr 121/2020.

2 - O grau de mestre é titulado por uma carta de curso, de acordo com o determinado no artigo 49.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto.

Artigo 2.º

Objetivos do Curso

1 - O 2.º ciclo em Marketing Analítico (Data-driven Marketing) visa fornecer capacidades de tomada de decisão em marketing, assentes no conhecimento mais avançado da gestão de informação. Os objetivos centram-se, essencialmente, em promover a aquisição de novos conhecimentos e competências, bem como a sua aplicação, no contexto da recolha, compilação, análise e divulgação de informações de marketing nas organizações por forma a apoiar a tomada de decisões em marketing.

2 - O ciclo de estudos tem como objetivos específicos formar especialistas e gestores capazes de liderar e orientar a recolha, compilação, análise e divulgação de informações de marketing nas organizações, aprofundando as suas habilidades em Pesquisa de Marketing e CRM, obtendo capacidades em Marketing Digital e Web Analytics para suporte à tomada de decisão em Web Marketing, e ganhar novas competências para poder participar ativamente no desenvolvimento e aplicação de modelos analíticos de marketing, utilizando uma abordagem transversal da ciência de dados para alavancar as várias Áreas envolvidas.

Artigo 3.º

Áreas científicas

1 - O curso de Mestrado em Marketing Analítico (Data-driven Marketing) tem como áreas científicas predominantes Marketing e Gestão de Informação.

2 - De acordo com a Classificação Nacional das Áreas de Educação e Formação (CNAEF - 3 dígitos), conforme Portaria n.º 256/2005, de 16 de março, a área principal do curso é Marketing e publicidade (código 342) e a área secundária é Gestão e administração (código 345).

Artigo 4.º

Duração do curso

O ciclo de estudos está organizado em quatro semestres. Os dois primeiros semestres são de natureza letiva e a sua conclusão confere um diploma de pós-graduação. Os terceiro e quarto semestres correspondem à realização de uma dissertação, de um trabalho de projeto ou de um relatório de estágio e a sua conclusão com sucesso conduz à atribuição do grau de mestre.

Artigo 5.º

Regras sobre a admissão no ciclo de estudos

1 - Os candidatos ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Marketing Analítico (Data-driven Marketing) devem ser titulares de um 1.º ciclo ou graus equivalentes, em áreas afins, obtidos em instituições reconhecidas ou, em alternativa, devem possuir um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da NOVA IMS.

2 - Serão aceites, condicionadas à obtenção do grau de licenciado, as candidaturas de estudantes finalistas. Os candidatos nestas condições devem posteriormente apresentar uma certidão com as classificações de todas as unidades curriculares em que já obtiveram aprovação e o respetivo plano de estudos.

3 - Os candidatos que reúnam as condições de natureza académica e curricular expressas no n.º 1 deste artigo serão selecionados e seriados tendo em atenção os seguintes critérios: classificação de licenciatura, currículo académico e científico, currículo profissional e, eventualmente, entrevista.

4 - O número de vagas e os prazos de candidatura ao Mestrado serão fixados anualmente por despacho do Diretor da NOVA IMS, podendo ser consultados no sítio da Internet da NOVA IMS, no respetivo curso.

Artigo 6.º

Condições e início de funcionamento

1 - Em cada ano letivo, o funcionamento do Mestrado carece de autorização prévia por parte da NOVA IMS, sob proposta da direção do Mestrado.

2 - A parte letiva do Mestrado decorrerá nas instalações da NOVA IMS sendo constituída por aulas teóricas, teórico-práticas, seminários e orientação tutorial, conforme o plano curricular.

Artigo 7.º

Estrutura curricular, plano de estudos e créditos

1 - O ciclo de estudos inclui quatro percursos alternativos, consubstanciados em diferentes áreas de especialização:

A. Inteligência de Marketing (Marketing Intelligence);

B. Estudos de Marketing e Gestão do Relacionamento com o Cliente (Marketing Research & CRM);

C. Marketing Digital e Análise de Dados (Digital Marketing & Analytics);

D. Ciência de Dados Aplicada ao Marketing (Data Science...

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