Regulamento n.º 1014/2020

Data de publicação13 Novembro 2020
SeçãoParte H - Autarquias locais
ÓrgãoMunicípio de Manteigas

Regulamento n.º 1014/2020

Sumário: Regulamento do Cartão Municipal do Idoso - proposta de 5.ª alteração - republicação.

Regulamento do Cartão Municipal do Idoso - Proposta de 5.ª Alteração - Republicação

Preâmbulo

Considerando que, à semelhança do que ocorre nos concelhos do interior, a população do concelho de Manteigas é maioritariamente idosa, torna-se premente a necessidade de promover medidas que viabilizem melhores condições de vida para esta faixa populacional. O Regulamento do Cartão Municipal do Idoso, aprovado há mais de uma dúzia de anos, tem vindo a sofrer alterações no sentido da sua adaptação à realidade e às características da população idosa do concelho de Manteigas.

A presente alteração funda-se na constatação de que existem situações de dificuldade funcional que prejudicam a qualidade de vida dos idosos, designadamente no que respeita a substituições ou pequenas reparações nas áreas de serralharia, eletricidade, água/saneamento, entre outros. Com efeito, verifica-se que determinados agregados familiares não têm possibilidade de realizar, por meios próprios, este tipo de serviços, sendo que por debilidade económica e social também os não podem obter no mercado.

O Serviço de Pequenas Reparações Domésticas é, assim, uma iniciativa que a Câmara Municipal de Manteigas visa disponibilizar para minorar a degradação da qualidade de vida desta faixa etária e, consequentemente, para promover o bem-estar e a melhoria das suas condições habitacionais.

Nos termos e para os efeitos previstos no artigo 99.º do Decreto-Lei n.º 4/2015, de 7 de janeiro (Código do Procedimento Administrativo, doravante CPA), os projetos de regulamentos (e por maioria de razão, as suas alterações) devem evidenciar, na respetiva nota justificativa, uma ponderação de custos e benefícios das medidas a implementar. Esta ponderação não exige uma quantificação exata dos custos e pode ser feita pela análise dos diversos interesses em presença. Assim, cumpre enfatizar que a implementação do presente instrumento regulamentar não traduzirá uma despesa direta e autónoma (porquanto a aquisição dos materiais é da responsabilidade dos beneficiários), traduzindo apenas o encargo inerente à mão-de-obra prestada gratuitamente pelos trabalhadores do Município. Quanto aos benefícios esperados, estimam-se superiores aos custos implicados pois é expectável obter benefícios indiretos com o incremento da qualidade de vida dos munícipes.

Nos termos do artigo 241.º da Constituição da República Portuguesa e dos artigos 97.º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo, no uso das atribuições e competências previstas nos artigos 25.º, n.º 1, alínea g) e 33.º, n.º 1, alínea k) do Anexo I à Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, na redação vigente, a Câmara Municipal submeteu a consulta pública e a posterior aprovação da Assembleia Municipal, de 20/09/2019, a 5.ª alteração do Regulamento do Cartão Municipal do Idoso, que aqui se republica.

Artigo 1.º

Âmbito

O presente regulamento estabelece as condições de obtenção do Cartão Municipal do Idoso e o âmbito da sua aplicação.

Artigo 2.º

Objetivo

O Cartão Municipal do Idoso é um cartão emitido pela Câmara Municipal de Manteigas, que visa contribuir para a dignificação de vida dos idosos do Concelho de Manteigas.

Artigo 3.º

Beneficiários

Podem beneficiar do Cartão Municipal do Idoso todas as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos residentes e que estejam recenseados no Concelho de Manteigas.

Artigo 4.º

Emissão

1 - O Cartão Municipal do Idoso será emitido pela Câmara Municipal de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT