Prefácio

AutorArnaldo Ourique
Cargo do AutorLicenciado, Pós-Graduado e Mestre em Direito , Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
Páginas4-5

Page 4

O trabalho agora editado on line pela editora Vlex de Barcelona, Espanha, e intitulado Autonomia administrativa dos Açores antes de 1976, a cujo subtítulo o autor acrescentou, e muito bem, Apontamentos jurídicos, é da autoria de Arnaldo Lima Ourique, Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, com especialidade em Direito Regional, Constitucional, Autonómico e Administrativo. O autor tem dedicado grande parte do seu trabalho intelectual à reflexão de temas relativos aos Açores e à sua relação com o todo nacional conseguindo, com êxito, projectar a sua terra no campo da sua especialidade. Esta obra é a segunda publicação on line do autor e editada pela mesma editora. A edição on line ultrapassa fronteiras com a facilidade de um clik. As edições on line marcam o presente de um futuro onde as edições se encaminham, cada vez mais, para esta modalidade de apresentação de obras de estudo. A leitura on line é hoje uma realidade que abrange um número cada vez mais vasto de leitores. É com agrado que se vai registando a viragem e o interesse dos especialistas, e do leitor comum, para este tipo de suporte.

Arnaldo Ourique há muito que se encontra voltado para as novas tecnologias. Neste campo, criou um site intitulado Dacores.com que actua como um veículo transmissor do diálogo e da temática açoriana. Neste site é também responsável pela secção Açores, Direito e Política, onde colocou, até ao momento, dezenas de entradas à disposição dos leitores interessados por estes temas e onde desenvolve assuntos de carácter jurídico-institucional. Além disto, conta já com alguns trabalhos publicados em livros no campo da sua especialidade.

A historiografia açoriana fica mais enriquecida com este trabalho, e com esta modalidade de edição, muitos especialistas internautas passam a ter acesso a informação precisa e de grande reflexão sobre o contexto político-institucional e jurídico do tema autonomias portuguesas. Para este estudo o autor serviu-se de uma vasta, rica e actualizada bibliografia que lhe dá um suporte de cariz científico na abordagem da temática da evolução da autonomia administrativa numa constante fase de transição.

O século XIX trouxe grandes transformações para os Açores, cujas repercussões se fizeram sentir em todos os sectores da vida dos açorianos e na sua relação com o todo nacional. Os Açores transformaram-se num palco de grandes viragens políticas. Graças à instauração da Capitania Geral dos Açores, por...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT