Portaria n.º 222/2021

Data de publicação11 Junho 2021
SeçãoSerie II
ÓrgãoDefesa Nacional - Gabinete do Ministro

Portaria n.º 222/2021

Sumário: Concessão de Medalha de Mérito Militar, de 3.ª Classe, ao Sargento-Mor José Casimiro Corta-Vento Carapinha.

Louvo, por proposta do chefe do Sub-Registo do Ministério da Defesa Nacional, o 402084, Sargento-Mor de Artilharia, José Casimiro Corta-Vento Carapinha, pela forma extraordinariamente empenhada, responsável e criteriosa, bem como pela elevada competência profissional que evidenciou, ao longo dos últimos dois anos, nas funções que lhe foram confiadas no Sub-Registo do Ministério da Defesa Nacional (SR/MDN).

Após 37 anos de serviço, o SMOR A Carapinha vai transitar para a situação de reserva. Durante este período prestou serviço em diversas Unidades, de que se destacam os embarques no NRP Afonso Cerqueira, NRP Comandante Sacadura Cabral, NRP Zaire e NRP João Coutinho. Em terra prestou serviço em diversas unidades, com particular relevo para o Serviço de Armas Navais, o DMNL, o CITAN, a Escola Naval e a ETNA, terminando a sua longa e relevante carreira no Sub-Registo do Ministério da Defesa Nacional. Ao longo do seu percurso militar, evidenciou-se sempre pelas suas qualidades pessoais e profissionais, como bem atestam os diversos louvores e condecorações com que foi agraciado.

No SR/MDN desempenhou inicialmente as funções de Sargento Adjunto na área da segurança do pessoal, mais tarde na área da documentação classificada e desde janeiro de 2021, como adjunto do chefe do SR/MDN, sendo ainda, por inerência de funções, o substituto do oficial de segurança da informação classificada, demonstrando, continuadamente, um elevado compromisso para com o serviço e um elevado espírito de bem servir, características que lhe permitiram realizar um exemplar trabalho numa área funcional de particular complexidade e sensibilidade. Distinguiu-se ainda por uma preocupação sistemática no aprofundamento dos assuntos a seu cargo, no planeamento e na sua disponibilidade, qualidades que ficaram exemplarmente traduzidas nos estudos e pareceres que apresentou, bem fundamentados e consubstanciados em propostas.

O SMOR A Carapinha pautou a sua conduta por um elevado espírito de missão e por uma estreita e frontal colaboração com os postos de controlo da DGRDN, da SG e da DGPDN, assim como com os responsáveis pela segurança dos locais, na dependência do MDN, onde é registada, controlada e armazenada a informação classificada, mas que não dispõem de postos de controlo. Neste âmbito, é ainda de enaltecer a sua lealdade e abnegação que...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT