Portaria n.º 208/2016

Data de publicação15 Julho 2016
SeçãoSerie II
ÓrgãoDefesa Nacional - Gabinete do Ministro

Portaria n.º 208/2016

Louvo o Sargento-ajudante ETI (NII 221486) Manuel Casimiro Rodrigues Vilaça pelo elevado grau das suas aptidões profissionais, qualidades pessoais e desempenho, demonstrados no cumprimento das suas funções na delegação da Missão da Construção dos Submarinos (MCSUB) em Kiel, na Alemanha, no período de 29 de junho de 2005 a 18 de julho de 2011.

Durante esse longo período de tempo, o Sargento-ajudante Rodrigues Vilaça exerceu as funções de adjunto dos responsáveis técnicos pelas áreas dos sistemas de combate, de navegação e integrado de gestão da plataforma. Do seu desempenho é de realçar o equilibrado conjunto de qualidades técnico-profissionais, militares e humanas, a elevada determinação, capacidade de trabalho e constante disponibilidade para o serviço, a par de um elevado espírito de missão, patenteados na consecução dos objetivos superiormente estabelecidos. Importa ainda relevar que a sua notável prestação é alicerçada numa elevada experiência profissional adquirida ao longo de quase vinte anos de dedicação exclusiva à arma submarina.

No âmbito das suas atividades, o Sargento-ajudante Rodrigues Vilaça dividiu-se entre o controlo de qualidade nas provas de aceitação em fábrica (FAT) dos equipamentos e sistemas destinados aos dois submarinos, no acompanhamento da sua instalação a bordo e nas subsequentes provas a cais e de mar, onde a sua atividade foi exercida de forma muito meritória, fruto do seu empenho, formação, experiência técnico-naval, determinação, rigor, espírito de missão e total dedicação ao serviço, garantindo, deste modo, o rigoroso cumprimento do contrato de aquisição dos submarinos da classe Tridente.

Apraz-me ainda registar o seu denodado esforço na procura das melhores soluções tecnológicas para o acompanhamento das provas a cais e no mar aos sistemas de combate e de navegação, ambos de uma enorme complexidade tecnológica.

Para além do âmbito inicial das suas funções, o Sargento-ajudante Rodrigues Vilaça colaborou de forma muito satisfatória no desenvolvimento do Sistema Integrado de Gestão da Plataforma dos submarinos da classe Tridente, sistema responsável por grande parte da sua automação, numa primeira fase, através da análise dos requisitos técnicos e na procura das melhores soluções técnicas para trinta e cinco subsistemas do sistema de automação...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT