Portaria n.º 222/2010, de 20 de Abril de 2010

Portaria n. 222/2010

de 20 de Abril

Nos termos do Decreto -Lei n. 40 -A/98, de 27 de Fevereiro, com a redacçáo que lhe foi dada pelo artigo 1. do Decreto -Lei n. 10/2008, de 17 de Janeiro, o regulamento do concurso de acesso à categoria de conselheiro de embaixada é aprovado por portaria do Ministro dos Negócios Estrangeiros.

Assim:

Ao abrigo do n. 7 do artigo 18. do Decreto -Lei n. 40 -A/98, de 27 de Fevereiro, com a redacçáo que lhe foi dada pelo artigo 1. do Decreto -Lei n. 10/2008, de 17 de Janeiro:

Manda o Governo, pelo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros:

Artigo 1.

Regulamento do concurso de acesso à categoria de conselheiro de embaixada

É aprovado o regulamento do próximo concurso de acesso à categoria de conselheiro de embaixada, anexo à presente portaria e da qual faz parte integrante.

Artigo 2.

Norma revogatória

É revogada a Portaria n. 239/2008, de 17 de Março.

O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Marques Amado, em 1 de Abril de 2010.

ANEXO

REGULAMENTO DO CONCURSO DE ACESSO à CATEGORIA DE CONSELHEIRO DE EMBAIXADA

Artigo 1.

Abertura de concurso

O concurso a que se refere o artigo 18. do Decreto-Lei n. 40 -A/98, de 27 de Fevereiro (Estatuto da Carreira Diplomática), com a redacçáo que lhe foi dada pelo artigo 1. do Decreto -Lei n. 10/2008, de 17 de Janeiro, é aberto por despacho do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.

Artigo 2.

Publicidade

1 - A abertura do concurso é tornada pública mediante aviso publicado na 2.ª série do apresentaçáo das candidaturas mencionado no artigo 4., n. 1, do presente regulamento.

2 - Sem prejuízo do disposto no número anterior, o

gabinete do secretário -geral promove ainda a publicitaçáo do aviso, através das seguintes formas:

  1. Por correio electrónico, para o endereço electrónico oficial de cada potencial candidato;

  2. Por publicaçáo na página da intranet do Ministério dos Negócios Estrangeiros; e c) Por afixaçáo nos locais de estilo do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

    3 - O gabinete do secretário -geral divulga ainda a publicaçáo do aviso de abertura do concurso, logo após a data da sua publicaçáo no em zonas onde náo exista outra forma de comunicaçáo.

    4 - Com excepçáo das situaçóes previstas nos n.os 1

    e 3 do presente artigo, os candidatos consideram -se notificados dos actos do concurso no dia da expediçáo do correio electrónico.

    Artigo 3.

    Composiçáo e funcionamento do júri

    1 - O júri a que se refere o n. 7 do artigo 18. do Decreto-Lein.40-A/98, de 27 de Fevereiro, com a redacçáo que lhe foi dada pelo artigo 1. do Decreto -Lei n. 10/2008, de 17 de Janeiro, é composto por um presidente e dois vogais.

    2 - O júri só funciona quando estiverem presentes todos os seus membros, sendo as deliberaçóes tomadas por maioria.

    3 - Nas ausências e impedimentos dos membros do júri, apenas o 1. vogal efectivo pode substituir o presidente e os vogais suplentes substituem os efectivos.

    Artigo 4.

    Nomeaçáo do júri

    1 - Sáo nomeados membros do júri do presente concurso:

  3. O embaixador Pedro José Ribeiro de Menezes, que preside;

  4. O...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT